Na semana passada eu vi que logo abaixo da dobra do meu dedão do pé tinha um pedaço de pele saindo de uma bolha que secou ou sei la. Já ficou com nojo nessa parte? Calma, ainda nem comecei.
Por pura falta do que fazer e sei lá mais o que eu tirei uma foto (essa daí de cima) e postei no meu Face xD Uma foto de pertinho, nem pegou o pé todo. E nem tava nojento. Era só um pé limpo com uma pele saindo rs. A foto foi ganhando comentários variadas de formas de nojo e de meninos ainda! Logo os meninos que devem fazer coisas mais nojentas que isso, mas fazer o que, tudo bichinha. Aí do nada brotou gente que eu nem conhecia (2 pessoas) e comentaram na foto O_o e disse o mesmo que os outros, claro. A questão é que eu não acho pele nojenta. A gente vive encostando em pele, nossa e dos outros, e somos coberto por pele, cara, que que tem demais?? Tudo bem se as pessoas sentissem nervoso ou sei la, entendo que não queiram ver, mas nojento não é u_u
Eu fiz meio de proposto pra ver o que iam falar mesmo rs (e pq eu não tinha nada melhor pra fazer). Eu juro que entenderia se fosse alguma coisa infeccionada e\ou com pus e saindo coisas de dentro e\ou gosmento e tal, mas era simples e puramente pele.
Daí que uma vez eu vi num programa que falava sobre o desenvolvimento das crianças e em um dos episódios eles comentaram essa coisa do nojo. Nojo é uma coisa que se aprende, sabia? As crianças são ensinadas a ter nojo de certas coisas. Nojo também é uma forma de evitar coisas que possam causar alguma mal ao corpo. Mas as vezes é pura frescura mesmo.
Sabe aquela comida que ficou esquecida e que criou fungo e que o fungo cresceu muito e daí virou quase uma floresta de fungo que ta contaminando tudo? Então comer aquilo certamente não deve fazer bem. Só que ao invés de só pensar "poxa estragou" de forma geral pensamos "QUE NOJO!!" daí jogamos no lixo e limpamos tudo - os mais mais jogam logo o lixo fora pra não correr o risco o fungo comer ele - e desejamos esterilizar a casa, a gente e a alma também. (não sei, acho que exagerei um pouco rs)
Infecções também são nojentas. Demais até. Aquele bando de coisa viva querendo sair da pessoa nunca é legal de ver. (fiz a triste escolha de jogar 'infecção' no google imagens. Socorro, não vou dormir hoje). E acaba que de vários sentimentos que poderíamos ter em relação a isso nós curiosamente ficamos com nojo - como se por acaso a gente corresse o risco de lamber uma infecção fora da validade por aí O_o
Mas tem nojo que não faz sentido. Nojo de sapo, minha cara Sabine, não faz sentido. Eles são apenas bichinhos da natureza. (Não que eu os queira pulando perto de mim). Eu infelizmente não to lembrando de outros nojos sem sentido =\ Mas antes que aqueles que me conhecem falem sobre as benditas baratas eu não me considero com nojo. Eu não faço nem cara de nojo eu simplesmente pulo e saio correndo querendo aquilo o mais longe de mim o possível. Eu considero tipo um pavor ou fobia rs.
Enfim! Nojo.
Uma boa prova de que nojo é aprendido está na cultura. De forma geral comer certos animais na cultura ocidental gera um certo nojo (em especial se for vivo). A cultura oriental é livre dessas coisas né. Indianos e chineses são os primeiro que me vem a cabeça com relação a isso. Cada história que surge sobre como são as coisas la... =S Afinal nojo é coisa de mauricinho ocidental criado com mamãe protetora.
Acontece que quem nasceu e cresceu lá não acha nojento - alias to me perguntando o que porventura eles achariam nojento pq NE!
Uma vez eu ouvi que um pessoal lá no Peru, obviamente não o povo da cidade, na verdade as mulheres elas usavam\usam uma saia por cima da outra, dessas saias grandes até o pé, pra proteger do frio ou qualquer coisa assim. Só pra pra fazer xixi elas se agachavam e faziam ali mesmo. Eu imagino que aquela ultima saia devia ser mais que podre NE. De tanto xixi e sei lá mais o que que passava por aquela saia que Credo! E daí que lá, ou pelo menos dentre esse grupo, isso é normal. Ou seja, tudo bem vc pegar uma menina cheia de xixi na saia. Afinal era só a ultima saia e pra chegar nela vc tinha que passar por umas seis ou sete. Coisa pouca. Bobaj
Uma observação legal também é que coisas solidas dificilmente são nojentas. É muito mais fácil ter nojo de alguma coisa gosmenta, pastosa, úmida, de cores mais escuras ou bizarras, com coisas no meio e de alguma forma nem muito sólida nem muito líquida. Aliás você deve ter feito cara de nojo em algum momento até o final da última frase rs
Daí que você incorporou que certas coisas são nojentas quando nem sempre são. E minha pele não é nojenta!