terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ser brasileiro é...

Na minha aula de hoje falamos um pouco disso [mas não com esse titulo]. O povo brasileiro é um mistura pura, mas isso todo mundo já sabe, não é novidade. Mas o curioso é que não há outro lugar que tenha o mesmo tipo de mistura no mundo, só no Brasil. Desdo nosso principio somos assim. Hoje nós somos o resultado do resulta da mistura. A nossa mistura foi natural e espontânea, diferente do resto do mundo. Foi todo mundo com tudo mundo. Eu ousaria ate te passar a receita do povo brasileiro:
"Na receita de hoje vamos precisar de:
- índios [uma xícara e meia]
- portugueses [3 colheres de sopa]
- africanos [8 xícaras e meia]
- outros europeus [uma colher de sopa]
- um pouco de asiáticos [ uma pitada]

Primeiro coloque alguns navios de portugueses junto a um tribo indígena da época de 1500 e coloque num território tropical bem grande. Misture um pouco. Adicione as xícaras de africanos e as colheres de portugueses aos poucos. E misture. Repare que a cor vai mudando pra cada elemento adicionado. Depois de misturar bem coloque uma colher de europeus e uma pitada de asiáticos e não misture.

Repita o processo. E depois que uns 200 anos misture as duas misturas. E o povo brasileiro está pronto!"

A primeira mistura foi dos portugueses com os índios [ou melhor as índias]. Estes seriam os primeiros brasileiros nascidos da mistura e na terra [nossa terra]. E não eram portugueses porque os próprios não o viam assim e não eram bem índios. Como no filme que eu vi, eram ninguém.

Quando começaram a trazer os africanos houve a outra mistura: portugueses com africanos[ ou melhor africanas] [e provavelmente africanos e índios] e os nascidos tambem não seriam portugueses e provavelmente terminariam com escravos, mas tambem não seriam africanos. Seriam [caboclo] ninguem.

E dessas misturas inusitadas nasceram muitos ninguens. E desse grupo de ninguém formou-se o imprecionante Brasil. Sem cor, sem cara. Muitos países querem ser puros ou tem um passado de 'raça pura', mas o Brasil não é e não foi um pais de raça pura [a não ser que consideremos os índios, antes dos portugas, como raça pura]. Somos todos misturados.

Nossa cultura mostra isso tambem. Ela tambem entrou na receita. Nossa cultura nada mais é do que uma grande mistura as cultura indígena, africana e portuguesa [e hoje em dia ainda incluímos americana]. As coisas mais marcantes dos três que eu acho é: o banho diário [indígena], o catolicismo [português] e para os africanos eu poderia dizer a religião tambem, mas eu acho que deles ganhamos a resistência. Pensa bem um povo que é arrancado de sua terra, de sua família, de sua vida pra ser escravo do outro lado do atlântico para pessoas que nem são de seu continente tem que ser muito forte! E não é só isso. Eles sobrevivem a isso e ainda conseguem reavivar suas crenças. E mesmo oprimidos eles contribuíram e muito pra nossa cultura! Ou você pensa que o batuque do samba, do axe, do funk veio na mala dos portugueses? Na verdade eu tenho a teoria de que tudo o é batuque hoje no mundo veio de alguma forma dos escravos [mas isso é outro assunto, outro post (que eu espero escrever)].

Voltando a força e resistência dos africanos... Se hoje a gente pode dizer: "sou brasileiro e não desisto nunca" eu tenho pra mim que isso veio dos escravos U.U Que sobreviveram ano após ano aqui sofrendo e lutando [claro que muitos morreram nos navios ou foram assassinados aqui, mas ainda assim os índios não aguentaram tanto!]

Nós somos isso. Nós fomos nadas e ninguem que viraram brasileiros com uma nova identidade, uma nova cultura baseada em outras e por isso somos únicos.


Gabi Loka

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...