terça-feira, 14 de junho de 2011

O Futuro tem letra feia

Faz alguém tempo que vi um vídeo de uma matéria da Globo que falava sobre isso e me fez pensar (só que eu não sei qual jornal e nem to com saco de procurar). A questão é que com tantas formas eletronicas de se passar mensagem (torpedos, emails, tweets, mensagens em redes sociais etc) a escrita com papel e caneta está ficando para trás. 

As gerações anteriores e a minha geração fez trabalhos a mão e a tia brigava com quem tivesse letra feia. As vezes rolava até aqueles lembretes de que não pode garrancho na prova e essas coisas. Pobres meninos que geralmente sofriam com o lance de não ter uma letra bonita. Meninas também, mas vamos combinar que a letra feia da menina ainda era mais bonita que a do menino rs Bom sempre há exceções. 
E em alguns formulários ainda rolada de pedir a tal letra bastão ou letra de forma. A letra bastão nada mais é do que uma cópia a mão da letra de um computador. Essa mesmo que você tá lendo ^^ . Só que só em maiúsculas.

Bom, as coisas só mudaram pra mim na faculdade que foi quando as coisas ficaram tecnológicas e nem os professores escreviam nada pq era em sua maioria slides. Que chique! Confesso que foi um choque do colégio pra facul. Eu terminei o 3º ano do segundo grau com quadro negro (que na verdade é verde escuro) e giz e poeira e copiando no caderno. E  não dava nem pra falar que a aula de informática era moderna porque aqueles pcs tinham a memoria menor que de um pen drive (me corriga se eu estiver errada Manu)! Alias eu lembro de uma aula que a gente, eu e a Manu, ficou esperando o pc ligar. Ele ficou a aula inteira pra ligar. In-tei-ra. E não ligou. Acho que só quando a gente tava pra sair do colégio é que chegaram uns pcs novos. ¬¬
Alias deixa eu dizer que dar aula de computação pras crianças de hoje além de parecer desnecessário é ridículo nesses computadores de mais de 15 anos. 

Bom, daí que na facul tem aquelas ~lousas~ brancas com canetas coloridas e tal (por algum motivo inexplicável ~lousas~ pra mim eram sinonimo de: curso de inglês ou de informática, empresa, mas nunca nunca de colégio). E as aulas são com slides e não rola mais aquela matéria toda explicadinha do jeito que era no colégio. Eu não sei se foi o método ou a tecnologia, mas foi um choque. Facul é outra coisa. Sem contar que se depender dos profs vc vende a mãe pra juntar moeda pra xerox. Tá, mas esse não é o assunto, rs.

Bom a galerinha que nasceu de... 2000 e qualquer coisa pra cá já nasceu com pc em casa e usando pra joguinhos e essas coisas (eu pelo menos, só fui ter pc em casa direitinho com acesso a Internet por volta dos 14 15 anos)Ah sem contar que a galera de 2000 pra cá nem pegou o início da carreia da Britney e ainda vai olhar estranho pra sua cara se você cantar Spice Girls (U_U)!!! Um absurdo ficar velha, sabia!

Bom se a gente só considerar o povinho que nasceu de 2005 pra cá (eles já tem outra visão de mundo do povo de 2000) aí é tenso. E se eu não sou tão sem noção assim eles é que estão entrando na alfabetização agora (galera de 2005) pq eles estão tipo com 6 anos - né isso? Eles crescem com joguinhos eletronicos (não que as outras gerações não tivessem), computadores, usando tudo e vendo os pais usando. Vê o pai\mãe ou irmão mais velho com o laptop pra tudo, assiste filmes 3D, usa melhor o paint melhor que a minha tia e daí que quando eles vão pro colégio é como se eles "voltassem pra idade da pedra" com disse a reportagem que eu vi. Num mundo em que praticamente tudo se faz online ou no computador - inscrições, compras, trabalhos, etc - chegar no cólegio e usar papel e caneta chega a ser uma afronta a realidade dessas crianças. E daí que elas tem todo o direito de perguntar "pra que letra bonita se vou usar o computador pra tudo?" 

Eu to meio por fora de com tá a escola hoje, mas acho que passando da alfabetização e indo pro fundamental os trabalhos já são entregues impressos e tal. Daí que a criança mal teve tempo hábil de realmente treinar sua escrita. E eu lembro muito bem daqueles chegam na 7º série (acho que o 6º ano de hoje (( alias uma babaquice esse lance de trocar a contagem da parada. É só pra eu me sentir velha, tenho certeza!))) com a letra ainda embolada e\ou com cara de primário desengonçada. Ou seja, esses são aqueles que no futuro quando\se tiverem que fazer uma redação a mão vão passar por um aperto!
Não sei na época da minha mãe, mas já ao longo da minha vida escolar eu pude ver a escola se tornar um lugar que vive de passado. Quase um museu. O método, a estrutura e os próprios professores não estão preparados pra toda essa evolução. Bom, eu sempre achei os professores sem preparo pra certas coisas e falta de preparo tecnológico é só mais uma coisa na lista. Essas crianças estão sendo peparadas pra um futuro que ninguem sabe, pra empregos que ainda não existem e pra uma realidade que ainda não conhecemos sendo que as escolas de hoje não estão nem dentro da nossa realidade. Aí fica dificil.

Eu aqui em casa as vezes deixo e recebo recadinhos em papel e caneta. Daí que daqui a 30 anos (30 só pra chutar um número) os jovens e adolescentes serão quase incapaz de escrever alguma coisa em papel e caneta e se o fizerem terão uma letra medonha, imagino eu.

Se bem que se tudo for digitalizado vai ta tudo com uma letra bonita, mesmo que as pessoas tenham letra feia.

Um comentário:

Anônimo disse...

é lembrei do lance do computador lá rs... foi numa aula do claudio nelson!
e super concordo com você!
o joaquim sabe digitar "jogos" e "joaquim". Ele joga no computador (liga, abre o navegador, digita "jogos" no google, abre o site, escolhe o jogo e joga)
ainda escreve o nome no fim do jogo, mas ainda não escreve o próprio nome à mão livre
na verdade ele cobre, mas quer que fique igual ao computador, então ele pinta os pontinhos aheuuhaehuea

ah, ele tem 3 anos =]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...