quarta-feira, 27 de abril de 2011

Eu e os Nerds


Por um determinado tempo na minha vida eu convivi com nerds. E aprendi um bocado de coisas sobre eles e o mundo deles que eu não sabia. E hoje eu me sinto como se tivesse feito um mestrado de 5 anos ou tivesse estudado o comportamento de outra espécie e estivesse fazendo um estudo acadêmico sobre eles. Aliás eu até sei sobre o que eu falaria: sobre os subtipos que eu poderia criar se fosse mais a fundo.
Hoje eu quase que tenho um faro pra nerd. Eu criei umas regrinhas pra avaliar se a pessoal é nerd, qual o tipo, se é muito ou pouco. Baseado em tudo que eu vi, aprendi e vivenciei nesse grupo eu criei essa minha teoria.
Tem um conjunto de coisas que faz com que alguém seja nerd, um con-jun-to. O fato de alguem ter video game em casa não faz dela nerd, por exemplo, nem se ela passa muito tempo no computador. A minha teoria é mais profunda que isso.

Geralmente eu sinto que alguém tem chance de ser nerd pelo desenho. Pra começar nerds tendem a desenhar e esse desenho tende a ser com traço de anime/mangá. Ou então acaba sendo sobre personagens como os de jogos do luta e livros de RPG, ou seja, homens enormes malhados até as bochechas com armas gigantes e/ou mulheres com peitos enormes e redondos com um fio de roupa.
Quando eu vejo que alguém desenha dentro desses padrões penso logo em perguntar se ele joga vídeo game ou RPG que seriam os dois traços mais fortes e comuns. Acho até difícil ser nerd sem um deles rs. Mas tudo é possivel. E depois desses 2 o outro traço forte seria o mangá/anime (que por sinal são quase a mesma coisa só que um é livro e outro passa na TV - basicamente). Enfim, disse que sim a esses 3 é nerd. Ponto. Disse sim a 2 também é nerd, mas é outro tipo. Disse que sim a só 1 desses, aí tem que investigar mais um pouco.

Depois desses outro traço de um nerd é colecionar. Os nerds tem alguma coisa com coleções que parece que alcança quase todos eles. Só que o tema da coleção varia. Pode ser quadrinhos, miniaturas - geralmente pra RPG, bonecos de personagens (tipo Batman, Darth Vader ou Cavaleiros do Zodíaco) , mangás etc. Bem naquele estilo "não toca!Se não eu te mato" e ainda cada um tem um lugar específico na prateleira e se você trocar de lugar ele percebe e fica com raiva. Mas isso não é regra, só que é comum.

Outro traço nerd que tem muito a ver com o mundo masculino é juntar dinheiro pra comprar alguma coisa cara e aparentemente inútil tipo um dragão enorme (uns 300 reais) ou a guitarra do Guitar Hero (uns 100 ou mais). Assim... Não tem problema comprar coisas caras só que é chato quando você quer sair, ir no cinema e o ser vivo não tem uma moeda no bolso. Ou mais, quando o ser anda com umas blusas do século XVI toda troncha já, mas prefere juntar dinheiro pra esses brinquedos. Não entendo e muita gente não entende tambem. O que faz com que dentro do grupo dos amigos dele todo mundo ache legal que ele tenha comprado, mas fora do grupo todo mundo o julgue.

No grupo que eu convivi eles pareciam nerds de tudo junto aqui e agora. Acho que eles faziam tudo, desenhar, jogar VG e RPG, ter livros de RPG, colecionar mangá e bonecos, assistir anime e outros desenhos, saber sobre super herois e vilões, saber das empresas por trás disso tudo, acompanhar lançamentos disso e outras coisas tecnológicas. Acho que nunca achei outro ser no nível deles, mas eles me disseram que nos eventos nerds tem gente muito pior que eles do nível que eles nem se sentem tão nerds (mas acho que isso era mais historia pra se consolar e se sentir menos nerd mesmo). Eles tem um catálogo mental muito grande! Do nível que eu falei "ah eu gosto daquela menina de azul que joga leque" e ter alguém pra dizer o nome da personagem e o jogo (que segundo o Google seria uma tal de Kitana do Mortal Kombat).
Por algum motivo eu meio que não encontrei meninas nerds e ainda assim as mais nerdzinhas que encontrei tinha um nível muito baixo que nem tinha graça. Acho que só esse ano que eu vi uma menina nerd, mas ela é cool também xD Também nunca vi gay nerd...

Bom, antes de andar com eles eu acho que nunca tinha ouvido falar de RPG. E no inicio eu ficava muito confusa com eles falando do jogo. Mas muito confusa mesmo! Eles falavam com uma veracidade que não parecia que eles tinham ficado num quarto falando um monte de coisa por horas. E era justamente isso que me confundia! "Porque a gente se perdeu e eu fiquei sem meu arco..." ou o que quer que seja que eu acabava acreditando feito uma patinha tola na conversa deles e ficava cheia de ????? na cabeça. Até que um dia eu resolvi me sacrificar e assistir uma sessão de RPG pra ver se entendia e se entendia tambem porque quando eles marcavam RPG ou de fazer ficha eles nunca chamavam outras pessoas - tipo as namoradas-, mas depois de um tempo eu percebi que fazer ficha era mó ca-o que eles ficavam de bagunça mais que qualquer outra coisa. Enfim...
Nooooossa que tédio. Um porre. Se você não curte, nunca faça isso. Fica a dica. Na primeira vez eu acabei jogando um joguinho bobo no video game pra me distrair. E na segunda eu tava acompanhando uma amiga que queria assistir e eu acabei dormindo. Legal assim.

Aqui vai a explicação do que é RPG de alguém que nunca jogou e nem gosta. Se trata de um jogo de muita imaginação com um mestre que cria o cenário da história e os acontecimentos e os outros personagens (pessoas que jogam) tem que atingir um objetivo pro jogo acabar, tipo encontrar alguém ou matar o mal ou voltar pra casa sei lá. A ficha serve para por as informações -que a essa altura eu nem lembro mais- e os níveis conforme você melhora lá. Aí senta todo mundo e o mestre descreve o cenário do jogo tipo "vocês estão numa caverna num floresta assim assim e tá frio" ou " vocês estão numa aldeia blablabla que tem um castelo" ou "vocês estão num planeta blablabla" (só que com mais detalhes que isso) e quando ele termina os outros, cada um na sua vez, diz o que vai fazer "eu tento fazer um fogueira", "eu vou para o castelo", "eu vou cantar uma musica" enfim qualquer coisa. Quem joga deve ta me achando muito ridícula a essa altura. Quem não joga deve ta boiando tentando ver a graça nisso. Eu digo que é mais ou menos isso e o jogo se desenrola de acordo com a ação dos personagens. Cada novo elemento é o mestre que coloca e descreve.
Ah os dados! Não posso esquecer deles, não é? Então pelo que me consta eles são usados pra fazer as fichas e decidir batalhas. Na ficha tem um monte de coisa pra você preencher sendo que algumas você escolhe tipo sou elfo, mas o nível das habilidades são tiradas no dado. E durante o jogo eles são usados mais em batalhas e quando se usa uns poderes-zinhos aí (faltei essa aula).

Enfim o assunto é nerd e não RPG em si. Voltando...
Nerd que é nerd viu Guerra nas Estrelas e/ou  Jornada nas Estrelas (segundo me falaram tem richinha entre eles, mas isso eu nunca vi - deve ser coisa dos EUA). O que eu sei que tem é o grupo acha o Wii ruim e defende o Play Station até a morte (!) (aprendi um pouco desse drama com eles tambem). Só sei que eu já tentei discutir com eles, mas os meu argumentos não os convenceram. Afinal "aaah o Wii é tão legal!! Olha que bonitinho aquele bonequinho ^^" não é argumento para "Mas os gráficos do PS3 são..." ¬¬

Um lugar legal de ir é no quarto de um nerd! O quarto sempre fala alguma coisa da pessoa. Já entrei num quarto que parecia normal – cama, armário e uma estante, nada demais. Até eu ver que tinha um Dragão vermelho grande dentro de uma caixa e alguns Dungeons & Dragons no alto da estante. Pronto, é nerd.
O outro quarto era menos estético, tinha coisas no chão, um vídeo game, e ali no cantinho em baixo da escrivaninha tinha vaaaarios jogos e no cantinho da mesa um pihla básica da coleção de mangás.
Outro quarto que fui tinha aquela prateleira com bonequinhos de varias coisas que não acompanho (xD) Acho quer era cavaleiros do zodíaco e power ranger sei lá.

Mas o quarto mais legal foi aquele que você poderia jurar que ele não era nerd porque não tinha nada visível. Era organizadinho (de forma geral), computador, cama, armário. Nada de errado. Até que visse dentro do armário... Prateleira de livros (RPGs e outros), prateleira de filmes, prateleira de bonecos. Tudo muitíssimo organizado. E as roupas também! De coisas de jogos e personagens. E nem vou falar do computador. E olha que você não dava nada hein...

Bom eu não cheguei a efetivamente criar subtipos com nomes e características fíxas. Na verdade quando eu conheço alguém e descubro algumas coisas sobre ela é que eu invento uma classificação. Tem gente que é de muito video game e pouco RPG. Ou que curte a cultura nerd tipo blusas, bonecos, musica até, mas nem vive de jogos nem de RPGs. O tem o Full Nerd que é nerd mesmo, tem Nerd Classic que gosta das coisas mais antigas e clássicas como o tetris - sei la, tem Neo Nerd que segundo me falaram é tipo muito fã de Lost dentre outras coisas mais atuais.

 Aí pensando nisso um nerd basicamente se caracteriza justamente por esse fator meio fanático de um assunto. Sabe aquele nerd de filme que parece alienado ao mundo social, mas sabe tudo sobre super herois? Ou aquele que sabe tudo de computador e programação? Então ele sabe tudo. Tipo focando em conhecimento e tecnologia.
E baseado nisso eu e a minha amiga criamos o termo Disnerd porque no nosso caso a gente é fã da Disney. Desde pequena a gente vê e tem os filmes da Disney, canta as músicas e tudo mais.

Assim, você é muito nerd se você tem musica de jogos (Guitar Hero não vale porque as musicas foram da vida real pra o jogo e não virce versa), você é muito nerd se seu plano de fundo do PC ou celular é de um personagem, jogo ou monstro etc, você é muito nerd se a música do seu celular é de jogo ou se você colocou toque individual para seus amigos de acordo com o jogo preferido de cada um (caso verídico!), você é muito nerd se você gasta 90% do seu tempo acordado fazendo alguma coisa relacionado jogos, animes, mangás, rpg etc, você é muito nerd se você vê as coisas da vida como um jogo, você é muito nerd se você prefere ficar em casa jogando a sair.

Quem tem um video game só pra jogos de futebol não é nerd. Quem passa muito tempo no computador não é necessariamente nerd - ainda mais agora em que tudo se faz no computador -só se for pra participar de jogos online. Quem gosta muito de Guitar Hero não é nerd (a não ser que a pessoa viva disso).

Ser nerd era alguma coisa muito pejorativa antes, mas parece que isso vem se diluindo e nerd já é uma moda, um estilo. Ser nerd é quase cool. Viu as camisas da Q-Vizu?  O conteúdo é basicamente pop-nerd. E os filmes e sereados? Eu super me senti a Penny de The Big Bang Theory, só que ninguem é nenhum físico teorico e eu não sou tão social e menininha que nem ela. E Transformers que é do mundo nerd, mas eles colocaram de um jeito que outras pessoas consigam assistir. Mas, claro, sem o background que um nerd de verdade tem.

Ah! E os meninos? Eles são uns fofos! São muito atenciosos e tranqüilos (de forma geral). As vezes um pouco perdido no mundo, mas fazer o que nada é perfeito. E quando eu digo perdido no mundo eu me refiro a esse vídeo em que o menino vai pedir ela em casamento, mas nem sabe em que dedo se põe o anel rs, mas um fofo ele. Bom, eu nem posso falar nada porque eu namorei 2 nerds xD
Olha espero que os meninos não fiquem tristes comigo porque eu falei deles. E acho que dá pra combinar que eu não falei mal de ninguém aqui e ta até discreto vai! Amores vocês mudaram a minha vida e eu gosto de vocês (mais do que eu gosto de futebol – pelo menos).

Fim do pensamento.

7 comentários:

Bela disse...

Desenho com traços de mangá ...Oi xD eu já tirei um pouco disso mas tudo que desenho fica com cara de desenho animado ><

"
cada um tem um lugar específico na prateleira e se você trocar de lugar ele percebe e fica com raiva" Sim minhas coleções de mangás estão enfileiradinhas em ordem,e tem a parte de shojo e a parte de shonen U_U

"juntar dinheiro pra comprar alguma coisa cara e aparentemente inútil tipo um dragão enorme" Eu to juntando pra comprar as monster high dolls xD

""Porque a gente se perdeu e eu fiquei sem meu arco..." Ri demais auhauhauhauhauhauhau

Star Wars forever
e wii é realmente um porre e tem um gráfico horrível.
Give me KOF ,Street Fighter,Mario,space invaders etc...

Disney forever!!!!!!!!!!!

uhauhauah

Mairon disse...

auhauha quer dizer q o meu quarto é o mais legal ??

hehehe.. gostei do post... parece mais uma biografia não autorizada, mais o ultimo paragrafo fico bonitinho !

hehe.. eu sempre tive muito orgulho de ser nerd, e pra mim o pior tipo de nerd é aquele q não assume q é...


bom uma ultima observação.. vc conheceu nerds de nivel medio sim, acredite existem seres muuito piores do q agente , vc nunca vai conhece-las justamente por se esconderem, mas não duvide da existencia delas !

hehe gostei doi post, meu preferido ! xD sua disnerd !

Sabine Gomes disse...

"homens enormes malhados até as bochechas com armas gigantes e/ou mulheres com peitos enormes e redondos com um fio de roupa." FATO é sempre assim... É um dos motivos pra eu não gostar mto...

"Não tem problema comprar coisas caras só que é chato quando você quer sair, ir no cinema e o ser vivo não tem uma moeda no bolso." Meu namorado O/

"Bom, antes de andar com eles eu acho que nunca tinha ouvido falar de RPG. E no inicio eu ficava muito confusa com eles falando do jogo. Mas muito confusa mesmo! "Eu tbmmmmm. Pra mim RPG era aquela coisa de ajeitar a postura(reeducação postural global).

"E na segunda eu tava acompanhando uma amiga que queria assistir e eu acabei dormindo. Legal assim." A amiga era euuuuu... Confesso que tbm acabei dormindo, acordei com um gritando que a espada tinha sido abduzida pela luz O.O

"aaah o Wii é tão legal!! Olha que bonitinho aquele bonequinho ^^" Partilho da mesma opinião...

"E os meninos? Eles são uns fofos! São muito atenciosos e tranqüilos (de forma geral). As vezes um pouco perdido no mundo, mas fazer o que nada é perfeito." *_* TODOS eles são uns amores...

Bom, eu to começando o meu estudo sobre nerds só agora... Quem sabe daqui a uns 5 anos eu faça um post tbm!!! Mesmo sendo de um mundo diferente do deles... eu adooooro ficar de fora só prestando atenção no que eles gostam, sobre o que eles falam,etc...

O meu namorado é nerd, e eu to adoraaaaando fazer parte desse grupo O/ O/

Leandro Freire disse...

Woool! Belo post sobre a cultura nerd *-*
Sou um nerd assumido, mas eu me encaixo mais no Neo Nerd. Não chego a ser totalmente, mas Gabi conhece minhas histórias nerds ^^

Me identifiquei mt com essa parte >>> "Eles tem um catálogo mental muito grande! Do nível que eu falei "ah eu gosto daquela menina de azul que joga leque" e ter alguém pra dizer o nome da personagem e o jogo (que segundo o Google seria uma tal de Kitana do Mortal Kombat). ". Hahaha, já fiz muito isso!

Parabéns pelo post, Gabi!

sifudididnho disse...

vc deveria te comentado do nerd descolado....um tipo bem comum...o cara que não tem perfil de nerd.....mas na presença de outro mostra todo o seu conhecimento do universo místico geek.....
by danilo

Anônimo disse...

Post repleto de Gabizices! ADOOOOOORO!!!

Thaís disse...

Olá^^

Bem, vc descreveu o perfil de mtos nerds^^ e a coisa não para por aí não, viu!

Sou mulher e sou nerd! huashusauhasuh

Adoro jogos de VG e PC (online tbm), RPG (livros e dados), seriados, mangá, animes...

Mas tbm sou nerd no quesito estudo^^ Sou veterinária e pretendo dar aulas, já completei o mestrado tbm! hehe

É engraçado. Qdo me formei no mestrado, amigos nerds vieram me cumprimentar "poxa, parabéns, agora vc é oficialmente mestre!"...(isso pq o cara que narra uma aventura de RPG é chamado de mestre...e eu faço isso...hehehe).

Hehehehe...prazer^^ Vc acaba de conhecer mais uma menina nerd! hehehe

Bjos^^

OBS: vc não falou mal de ninguém! Tem sua opinião e pronto ué! Ninguém é obrigado a gostar de td...hehehe...normal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...