quarta-feira, 13 de abril de 2011

Beeem velhinhos

Nesse mês a revista Super interessante veio com uma matéria falando das pessoas que passaram dos 110 anos de vida. É uma matéria interessante, claro. Alias tem mais gente do que eu pensei nessa faixa etária, segundo a revista 83 mulheres e 5 homens. Tipo, quase 90 pessoas no mundo tem mais de 110! Sem contar algumas que não estão na lista por não ter como comprovar a idade (devido à problemas com cartórios de mais de 100 anos atrás). E muitos deles estão bem! Saudáveis, lúcidos e tudo. E claro que tem estudos por trás disso pra saber como chegar lá.

Bom, pelo que me recordo da época de colégio a expectativa média de vida antiga era muito baixa. Como eu não tenho isso tudo de memória (olha eu perdendo pros velhinhos já aos 21 anos) eu lembro que me falaram de expectativas de 40 -tipo, 40 anos você era velho esperando a morte-, 30 e pouco e até 20 anos (!) - esse provavelmente em uma Grécia antiga da vida em época de guerra ou coisa assim. Mas a questão é que conforme fomos adquirindo hábitos de higienização pessoal (coisas básicas como lavar a mão e tomar banho) a expectativa de vida deve ter dado um salto lá pros 60 anos (tá, isso eu to chutando). E depois disso foi o desenvolvimento da prevenção/cura de doenças. E o resto é busca pela imortalidade.

Eu lembro que 60 anos, pelo menos pra mim na infancia, era meio que senhorinha e tal, mas hoje você encontra facilmente mulheres de 60 inteiraças, maduras. Acho que 80 é o novo 60 e ainda assim o pessoal de 80 tá muito bem.
Na faculdade o pessoal fala muito da terceira idade (que seguindo a conta até os 110 daqui a pouco vai existir a quarta idade e talvez até a quinta!). Segundo um comentario de uma professoa minha, homens casados tem colesterol mais baixo, uma saúde melhor e vivem mais. E para as mulheres todos esse fatores melhoram depois que o marido morre (O_o). Logo a terceira idade é composta massivamente por mulheres e, pelos menos na mentalidade de hoje, elas querem é aproveitar a vida. É um grupo muito animado, com dinheiro e muito fiel. Uma velhinha bem tratada sempre volta e ainda trás presente. A terceira idade está cada vez mais ativa e ela só tende a aumentar.
Uma observação feita no texto da revista Super é que a terceira idade de hoje é daquela época em que mulheres ficam em casa e os homens iam trabalhar pelo sustento casa - o que eles apontam ser um dos motivos pelo quais os homens vivem menos já que eles corriam os "riscos da rua" (sem contar o fator guerra e a pouca natalidade da gelera do XY) [...]
Vou fazer um parentesisZÃO aqui no assunto
 ( Uma vez me falaram que nasce mais mulher do que homem porque durante o inicio da gravidez o corpo da mulher tende a ser mais resistente a aceitar um feto masculino e seu eu não me engano -isso eu posso ta inventando- os abortos naturais tentem a ser em grande parte de fetos meninos o_o Pra você ver que as mulheres vem brigando com os homens desde cedo.)
Voltando...
[...] Mas esse é um fator que mudou uma vez que a mulher tambem trabalha agora e corre os mesmos riscos e estresses. Então acho que mais la pra frente isso deve se equilibrar...
Bom eles apontaram fatores que essa galera centenária tem em comum, como: estarem perto da familia, não serem nem terem sido fumantes, se protegerem do sol, consumirem poucas calorias etc. Mas em algum momento do texto eles apontaram que o fator genético influencia e a minha bisavó viveu até seus 104 anos (o_o) e minha vó tá indo bem, obrigada.

Eu li em outra revista outra vez um quote de uma atriz, mas infelizmente não lembro quem disse nem qual revista era. Elas disse que a geração dela era a primeira a chegar inteira nos 50 e que isso dá muito trabalho. hehe Essa geração que ela se refere é do povo que foi envelecendo, mas podendo retocar. Alem de todas as atividades fisiscas e mentais, dietas e controle alimentar eles tambem contam com a cirurgia cosmética que dá aquela força quando se quer um resultado mais rápido - ou dizer que voltou no tempo.

Uma coisa que eu queria saber é o corpo humano foi feito pra durar quanto tempo? Por que isso tudo nada mais é do que esticar e esticar e esticar mais um pouco a duração dele. E se você parar pra pensar a gente vai passar mais tempo velho do que qualquer outra coisa. Vamos fazer uma conta rápida e simbólica: A infancia dura até os 10 anos, a adolescencia até uns 18 ou 19, a juventude até algum momento durante os 20 (mesmo que o pessoal queira estender até a metade dos 30), daí você é um adulto formado e com estabilidade dos 30 aos 40, então você começa a sentir a diferença nos 50 e depois disso basicamente você seria vovô até morrer. Só que se o pessoal já tá chegando até 110 e + ainda falta viver mais 40 ou 60 anos! E se liga que você vai tá velho esse tempo todo! O problema de estar velho são as limitações que vem com a idade. o corpo na velhice parece estar sempre cansado. Os velhinhos - os normais da rua, não a galera ativa - geralmente andam beeeeeeem devagar e tem dificuldades com degraus, coisas computadorizadas, audição e etc. E uma das coisas que se pensa quando se vive muito é que parece que você vai perder muita gente e isso é muito chato. Ah e quanto mais se vive mais tarde se consegue a aposentadoria, afinal ela é baseada, dentre outras coisas, na expectativa de vida. Imagina ficar até uns 80 ou 90 trabalhando tendo começado com 20 O_o Tenso.

Eu acho que eu não quero tanto. Assim, se todo mundo estiver chegando lá tudo bem, mas ser a excessão que chega deve ser meio bla. Deve ser esquisito. Ainda mais se não for em boas condições. Tem noção que o pessoal com 110 + eles viram tudo que aconteceu no último século inteiro! Por pouco que não pegaram a libertação dos escravos no Brasil e a revolução francesa (!). Porem estavam vivos quando Titanic afundou, quando teve a Crise de 29, passaram pelas duas guerras mundiais e a fria, viram o homem pisar na Lua, escutaram gramofone, viram o pessoal usar todas aquelas roupas de época em cada época, viram o Elvis, os Beatles, o Michael Jackson em toda sua glória. Poderiam ter ido na estréia de E o Vento Levou e mais nos do Chaplin e pegaram o início da Disney. Viram o telefone, o rádio, a TV e o computador chegarem nas casas. Enfim, uma infinidade de coisas!
O mundo um dia vai ser dos velhinhos (e capaz de eu ta velhinha quando isso estiver para acontecer) se acontecer da natalidade ficar mundialmente menor que a mortalidade. Dentro de alguns paises isso já acontece. E eu lembro de ter ouvido falar que aqui no Brasil as duas teriam se igualado ou que a expectativa de vida tinha aumentado e que a natalidade tava baixa, alguma coisa assim (esquece).

Bom pra fechar e vou colocar uma frase do texto da revista Super interessante que eu gostei.
"A máxima 'quanto mais velho você está, mais doente você é' deveria ser adaptada para 'quanto mais velho você está, mais saudavel você foi'."
The end.
G

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...