terça-feira, 2 de setembro de 2008

Pouco cerébro e muita bunda


Pra minha essa frase é o melhor resumo do país. Nós não fomos criados nem criamos pessoas para pensar. Nosso povo é submisso e ainda sem memória. Durante meu intercâmbio no Canadá uma professora disse para aqueles que pretendiam tentar entrar numa facul lá que vc não pode dar uma opinião sem dar um "porque" depois, se não você fica com uma imagem de ignorante no assunto. É totalmente cultural deles [de repente no EUA e na Inglaterra isso também aconteça]. Então pra quem fosse entrar na facul de la isso seria cobrado nos trabalhos. E outra eles tem a mania da pedir essay que poderia ser traduzido como redação, mas não é só uma redação é o relato de sua opinião num determinado assunto. Aqui a gente costuma contar uma historinha e pronto. (De repente no nível de vestibular eles cobrem no mesmo nível que eu estou comentando) Mas o problema é que a gente passa pela escola sem ser cobrado desse jeito e do dia para noite temos que descobrir como fazer um texto expressando nossa o opinião e nosso conhecimento sobre qualquer assunto. Esse é o erro, cobrar uma coisa que não foi ensinada.


Lá as crianças desda alfabetização já começam a fazer essays, claro que no nível de coisas delas, acho que sobre a família e coisas que crianças de uns 7, 8 anos podem contar. Mas tenho certeza que la pro que seria o nosso ensino fundamental e ensino médio o tal essay já seria mais elaborado.

Mas a nossa questão também é histórica. Afinal la no nosso passado triste de colonia a maior porcentagem da população era de escravos [não sei dar os dados corretos, mas era assim sim!] E por acaso vc já ouviu falar em algum lugar que escravo estuda?? Pois é, sem contar que só os rapazes mais mais ricos [moças e escravos eram excluídos] iam estudar na Europa [que fashion ^^] Porque mesmo com a lentidão dos séculos passados nós éramos ainda mais lerdos, ou seja, demorou-se uma vida e a vinda do Rei pra cá pras coisas mudarem um pouco e criarem um faculdade por aqui.

Continuando a aula de história [e tentando resumir sem perder a ideia, rs] depois que os escravos foram libertos e que deixamos de ser colonia e por fim viramos república a situação não mudou muito não! Na verdade, é curioso como na questão de educação ainda pensamos como naqueles tempos, ou seja, não é interessante para aqueles que tem maior poder [e creio eu que mais especificamente para os políticos] que os ditos pobres e ate mesmo a classe média 'pensem', porque [se liga na parada] uma vez que esse povo pensar e analisar todos lutarão pelos seus direitos, deixarão de cair nessas campanhas furadas e furrecas alem de não venderem mais seus votos [óbvio, uma pessoa que consegue se situar no pais que sabe seus direitos e deveres com sua nação e que tem tamanha instrução não venderia seu voto]. Sem contar que nós todos saberíamos o que cobrar dos políticos e ainda lembraríamos que nós não temos que nos submeter a eles, pois eles, os políticos, são nossos funcionários. E eles estão lá para nos representar e lutar por nossos direitos tanto é que temos o representante do país [que nos representa diante dos outros países], o de estado [pra cuidar um pouco mais especificamente daquela região] e o de município [que pode cuidar bem mais especificamente de um lugar].

Mas saindo dessa questão política, nós não seríamos arrastados pela ignorância nem nos deixaríamos vencer pela idiotice que anda sendo assistir um canal brasileiro popular



Um comentário:

sabrinahabren disse...

Gostei desse Post. boa sorte com o blog menina!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...