sexta-feira, 1 de abril de 2011

Usando o Twitter - meu manual básico (for dummies)


Resolvi fazer um post explicando como funciona o Twitter por motivos como:
1 porque eu quero;
2 porque tem gente que entra boiando na parada;
3 porque eu gosto de explicar coisas que eu conheço.

Então eu vou colocar aqui as coisas mais básicas e alguma funcionalidades. Como eu sei que eu não sei de tudo e o resto vai ficar por sua conta. Mas com certeza o que eu sei já serve pra você se virar! Lembrando que eu não prevejo o futuro portanto esse texto não engloba futuras atualizações do Twitter.

O QUE É?
Bom, um bom jeito de resumir a ideia do Twitter (pronuncia-se tuíter) é dizer que ele é um micro blog. Assim como num blog, você escreve o que quiser e lê quem quiser. Pode ser pessoal, pode ser de empresa, pode ser de besteiras, mas a questão é escrever em até 140 caracteres. Mais que isso ele não deixa você 'tuitar'.

ME ADD?
Diferentemente das outras redes sociais a interação dos usuarios não tem que ser recíproca. No orkut ou no Facebook, por exemplo, as pessoas ficam "amigas", o que segnifica que quando eu te aceito nós ficamos amigos um do outro. No Twitter isso não acontece. Nele você 'segue' as pessoas independente da vontade delas. E elas não necessariamente te seguem de volta. Criando assim na sua pagina duas listas: uma lista de pessoas que você segue (following) e outra das que seguem você (followers).

QUEM ME LÊ?
Na sua home você vê os tweets das pessoas que você segue misturados com os seus. Por isso que você segue as pessoas, para poder acompanha-las via Twitter. Agora, você só aparece na timeline os seus seguidores. Então, se você segue 248 pessoas, mas você só tem 17 seguidores, só os 17 seguidores vão receber seus tweets na timeline deles.

Lembrando que: o conteúdo do Twitter é público. Qualquer um, tendo ou não uma conta no Twitter, pode ver sua página com todos os seus tweets. Mas existe a possibilidade de você bloquear esse acesso nas configurações (settings) e marcar a opção tweet privacy onde você não só impede que as pessoas que não te seguem não vejam seus tweets como também você tem que permitir que alguém te siga.

QUE PERFIL POBRINHO!
O Twitter não veio ao mundo para ser extravagante. Para isso você pode usar as outras redes sociais. Você tem direito a um nome, a um username, a um link e a uma bio. Ah, claro, uma (1) fotinho básica pro perfil.
No nome você coloca o seu de preferência, rs, mas ele não é tão importante. O username sim é importante. Ele é a sua página , ele é aquele que vem depois do @. Ou seja, quando alguém falar pra seguir ele no @alguem (esse vai ser meu exemplo daqui pro final) basta colocar:
www.twitter.com\alguem (depois da \ você completa com o que vier depois do @, no caso 'alguem')
É que nem email, só pode ter um com aquele nome. O meu é @GabiLoka , logo eu sou a única @GabiLoka do Twitter =D
 No link você sabe né. Link da sua página, do seu blog, do seu canal no youtube, etc.
A Bio é um espaço curto para você dizer alguma coisa sobre você.

Você pode personalizar sua pagina com backgroung e as cores do texto e da barra lateral. Está em configurações (settings) na parte de design. Você pode escolher alguma daquelas opções sem graça ou colocar uma foto ou apenas uma cor de sua escolha. E ainda dentro de design você vai em change design colors para alterar as cores dos texto, dos links, do plano de fundo ou background, sidebar e sidebar border que é uma linha discreta entre as duas barras, partes, caixas - sei la como chamar isso.

Lembrando que: não é possível mudar a cor da parte branca do seu perfil - aquela que é o fundo dos seus tweets. As opções permitem apenas que você altere a cor da barra a direita da tela (sidebar) e a borda entre as duas (sidebar border).

O QUE SÃO OS TREND TOPICS?
Em resumo, uma lista das palavras mais digitadas pelos usuários.
E a função é permitir que você veja todos os tweets com aquela palavra. Todos no sentido que não importa aquela historia de seguidores, localização ou língua, irão aparecer todos os últimos tweets com a palavra. Por exemplo: quando começava o BBB muita gente tuitava sobre o assunto, dava opinião, reclamava, praticamente narrava o que tava acontecendo na TV e de tanta gente falando disso que 'BBB' aparecia diariamente na lista pouco depois que começava. E qualquer um que clicasse na lista ou procurasse na caixa de pesquisa no alto da pagina iria ver os últimos comentários que tivessem escrito BBB, como na timeline, sendo que de pessoas que você não conhece.

Os Trend Topics são basicamente o 'assunto da moda', se eu tivesse que traduzir. É uma lista atualizada o tempo todo e que foi subdivida em alguns países (EUA, Brasil, Japão, Irlanda, etc) e cidades (NY, Rio de Janeiro, Londres, etc) permitindo que você veja os assuntos mais falados, ou melhor tuitados, de cada lugar - ou do mundo todo na opção worldwide. Essa lista de lugares ainda não é muito grande e a maioria das cidade ficam no próprio EUA.
Lembrando que: essa lista é do universo do Twitter e portanto baseada nos tweets e não necessariamente na vida real.

Os Trend Topics hoje está entitulado somente Trends e é mencionado pelos usuários como TT e pode ser sucedido de abreviações ou nomes das cidades. Por exemplo TTBR se refere aos tópicos do Brasil, TTWW se refere ao worldwide e assim por diante. Pra você alterar de uma cidade/pais para outro (a) é só ir no change escrito logo ao lado/abaixo da palavra Trend e vai aparecer uma lista de países e logo abaixo uma de cidades, ambas em ordem alfabética (eu demorei pra perceber isso).
Lembrando que: ou você escolhe o país ou a cidade. Você não tem que colocar Brasil para então colocar Rio de Janeiro ou São Paulo. Basta clicar em São Paulo para ver os trends da cidade ou em Brasil para ver do pais todo.


Falando de dos TTs vou ter que entrar em HASHTAG. [NIVEL AVANÇADO]
(nem sei como explicar isso o_o)
As hashtags são meio que uma tentativa de trend topic, na minha opinião. E podem ser. Elas são precedidas de # e viram um link dentro do Twitter. Eu não sei direito como elas surgem, mas elas são meio que uma forma de tornar fácil achar um assunto padronizando a procura - se é que isso fez sentido pra você. Por exemplo, no domingo todo mundo vendo Fantástico. Tanta gente vai comentar que vai aparecer no TT. Mas se por acaso tiver um grupo vendo outro canal e quiser comentar não vai aparecer no TT porque não tem gente suficiente comentando. Só que se as pessoas começarem a colocar # e o nome do programa você tem como achar esses comentários clicando no link gerado pelo uso do # ou colocando o nome do programa no espaço de pesquisa no alto da página ao lado do símbolo do Twitter. O resultado é igual a uma busca nos TTs. Aparece como na sua timeline os tweets de todo mundo (pessoas que você não segue e nem conhece) que tuitou com a hashtag do programa.
Lembrando que: tem que escrever tudo junto e que agora a hashtag já reconhece acentos.


Bom, não precisa ser um programa de TV e quase nunca é. Quando começou a lista de trends e hashtags toda segunda feria era #musicmonday aonde você colocava uma musica e a hashtag ao lado. E toda sexta era #followfriday que se resumiu ao #FF, aonde você sugeria pessoas/perfis no Twitter que você achava legal colocando a hashtag e mencionava a pessoa com @, por exemplo: #FF @alguem

É super comum hashtags bobas, porem muito comuns, como: #ficadica #meestressofacil #partiu #fato #foreveralone
Se você teve dificuldade em ler as duas primeiras e a ultima então você precisa aprender a ler palavras grudadas pra sobreviver nesse mundo de internetês. Alias internetês fluente é fundamental no Twitter. Pra facilitar a vida as vezes acontece do pessoal colocar algumas letras em maiúscula quando muda a palavra (o que não interfere na hashtag) aí ficaria #FicaDica #MeEstressoFacil #ForEverAlone .

@ MENCIONANDO
É só colocar o username da pessoa sempre com o @ que cria um link dentro do Twitter, como numa hashtag, só que para o perfil da pessoa e também permite que a pessoa saiba que foi comentada.
Só que existem duas formas de mencionar alguém. Começando o tweet com o username ou colando ele no meio/final. A diferença é que se você começar pela pessoa esse tweet não aparecerá na timeline dos seus seguidores - a não ser que eles sigam vocês dois. Mas se forem na sua pagina esse tweet estará la como todos os outros. E se você mencionar no meio (no meio querendo dizer depois que qualquer letra) ou no final esse tweet aparecerá na timeline dos seus seguidores normalmente.
Lembrando que: timeline é a minha pagina home aonde eu vejo o tweet de todos que sigo. E sua pagina é sua pagina
Exemplo do que aparece ou não na timeline:
Estou na casa de @alguem - Aparece
@alguem vc vem aqui hoje? - Não aparece *
O @alguem é muito engraçado - Aparece

*Essa regra não se aplica se você segue a mim e a alguem. Ou seja, na sua timeline:
supondo que você me segue mas não segue o @alguem = você viu o primeiro e o ultimo. 
supondo que você me segue e segue @alguem = você viu todos os tweets.
supondo que você não me segue mas segue @alguem = você viu nenhum dos tweets.

Para você ver todas as suas menções basta clicar no @mentions logo abaixo do quadro de texto ao lado da palavra timeline na sua pagina inicial (home).
Lembrando que: qualquer pessoa pode mencionar você. Qualquer. Não precisa ser seguidor nem seguido.

FAVORITOS, REPLYS E RETWEETS
Quando você passa o mouse em cima de um tweet de outra  pessoa aparecem 3 opções: favorite, retweet, reply.
Quando você favorita um tweet ele ganha uma estrelinha e fica disponível na lista de favoritos no seu perfil em uma opção ao lado da sua timeline. Eu tenho que entrar na sua pagina  para ver essa lista.
O retweet - ou RT - é quando eu repito o que alguém disse. Existem duas formas de fazê-lo. A mais rápida é clicando na opção retweet. Vai aparecer duas setinhas e RT. E na pagina dos meu seguidores vai aparecer aquele (e só aquele tweet que eu retuitei) com o nome e foto da pessoa que eu retuitei e discretamente em cinza aparece dizendo que é um RT meu.
E tem tambem o jeito manual que era usando antes de existir esse botão. É só colocar RT@ e o username e copiar colar a frase. Exemplo:
  Alguém tuitou: Adorei essa festa!
  Eu tuitei: RT@alguem Adorei essa festa!
Se eu tirar o RT fica como uma menção a pessoa e não aparece para os seguidores.
Para ver quem deu RT em você é só ir em Retweets logo abaixo da caixa de texto na linha onde tem a palavra timeline ao lado de @mentions em your tweets, retweeted.
Lembrando que: RTs manuais aparecem em @mentions.

O reply é uma resposta a um tweet especifico - pelo menos na teoria. Vira conversa se tiver muitos. Se você clicar no reply aparece o username da pessoa no início ja pra você escrever. A diferença de um reply para uma menção a pessoa é que no reply se eu clicar no tweet vai abrir uma pseudo janela para direita permitindo que eu veja toda a conversa. É como se o twitter amarrasse a conversa e na menção é como se fosse um tweet solto.

DIRECT MESSAGE
Tambem chamado de DM, nada mais é do que uma mensagem que não é divulgada ao outros. É como as mensagens do Orkut ou Facebook. Quase como email. No Twitter elas tambem tem o limite de 140 caracteres. Para mandar mensagens ou ver as que recebeu, basta ir em Messages no alto da pagina ao lado de Profile. Ao lado esquerdo aparece as que recebeu e ao lado direito uma caixa de texto para você escrever.

AMPLIAÇÕES DO TWITTER
Nesse assunto eu já não estou tão por dentro porque eu não uso muito desses recursos e também porque são muitos e de diversos assuntos (eu não sei todos nem quantos são).
Como o Twitter é muito básico e as pessoas tem necessidade de mais recursos eles criaram ampliações em outras paginas que são ligadas ao Twitter onde você utiliza o mesmo username como por exemplo o Twitpic e o Twitcam.
Como não tem espaço para fotos no Twitter eles criaram o Twitpic específico para isso. Ele é uma extenção do Twitter, mas com pagina própria - twitpic.com - e nele você apenas posta fotos, com direito a legenda e a comentário dos outros. Então você opta por gerar um tweet com link essa foto lá no Twitter mesmo. O texto será a sua legenda. Quando você comenta na foto você tambem opta por gerar um tweet.

O Twitcam é para videos ao vivo. Você fica se gravando e as outras pessoas vendo e elas podem entrar no chatzinho que tem ali - tambem com limite de caracteres - e você acaba tendo um feedback do pessoal. As coisas escritas ali viram automaticamente um tweet com link para a pagina do vídeo e uma menção a pessoa que esta fazendo o Twitcam. Tambem há uma contagem de pessoas assistindo (viewers) e o tempo é ilimitado.

Pra fazer exemplo aqui eu procurei outros no google e apareceram: twitzap,twitdeck, twitvid, twitradio, twitrank, twitstats... Como você pode ver tem muitos e deve haver outros.

OUTRAS COISAS
É muito comum ter um ícone do Twitter em paginas com videos, noticias, blogs etc, para você tuitar aquela pagina. E como existem links imensos eles não cabem no limite de 140 caracteres eles aparecem transformados num link mais curto (eu não faço ideia do que rola por tras disso). Mas em casos em que você queira colocar um link comprido existem sites que fazem isso pra você. Eu achei o URL Twit.

Para a vida é muito importante aprender ingles, pra usa a internet é muito importante saber ingles (nem que seja uma noção), pro Twitter isso tambem se aplica. Ao longo do texto você pode perceber que os termos ainda não foram traduzidos - se é que um dia serão - no máximo eles foram aportuguesados. Para a nova geração isso não deve ser um problema, mas pra galera de antes pode rolar alguma dificuldades né. Acontecem muitas hashtags de brincadeira em ingles. Alias muitas brincadeiras na internet envolvem ingles. Mas a internet tb pode ser um jeito diário e repetitivo de aprender ingles. Aposto que todo mundo que usa o Twitter no mínimo aprendeu que follow é seguir. E segundo meu dicionário antigo em livro do Michaelis (anos 80 by the way) mesmo a palavra twitter significa: crítico, censor, zombador ou gorjeio, trinado, chilro (wtf!) e meu dicionario online ingles-ingles do Dictionary.com diz alguma coisa com pássaro. Legal né.
Por causa do limite de caracteres as coisas tendem a ser resumidas, abreviadas. E é bom você aprender a lidar com isso e em ingles tambem.

O Twitter é pra você escrever o que quiser e ler as besteiras ou noticias dos outros. Se você acha isso chato, ridículo então não é lugar pra você.

Mas o Twitter não precisa ser um lugar só de besteiras e brincadeiras - como geralmente acaba sendo. Se você escolher seguir empresas, jornais, pessoas sérias como Eike Batista ou Barack Obama ele pode ser uma fonte séria de informação. Como tudo no mundo virtual é apenas o modo como você direciona o uso dessa ferramenta.

3 comentários:

Unknown disse...

HÉLIO’S BLOG


Petições:
Secretaria Nacional dos Povos Indígenas juntos podemos fazer algo a respeito!
Clique :
http://www.avaaz.org/po/petition/Secretaria_Nacional_dos_Povos_Indigenas/?fgsJddb&pv=0

Unknown disse...

HÉLIO’S BLOG


Petições:
Secretaria Nacional dos Povos Indígenas juntos podemos fazer algo a respeito!
Clique :
http://www.avaaz.org/po/petition/Secretaria_Nacional_dos_Povos_Indigenas/?fgsJddb&pv=0

Unknown disse...

HÉLIO’S BLOG


Petições:
Secretaria Nacional dos Povos Indígenas juntos podemos fazer algo a respeito!
Clique :
http://www.avaaz.org/po/petition/Secretaria_Nacional_dos_Povos_Indigenas/?fgsJddb&pv=0

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...