sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Eu gosto de trilhos! =D



Eu tava pensando num desvaneio - indo pra Cascadura de trem - que eu gosto de trilhos. Em comparação com onibus e vans todo o ferroviario é melhor. Tipo trem, metro e bonde. Eu nunca andei de bonde pelo o que eu me lembre, mas deve ser legal. Bonde é tipo a versão onibus do trem \0/ e o metro é o trem dentro da terra xD

Bom, deixando as palhaçadas de lado... O melhor dos trilhos é que com ele bem estruturado não tem atraso, não tem engarrafamento, é confortavel, rápido e seguro. Além de poder transportar um grande número de pessoas por viagem e, com a tecnologia de hoje, as viagem podem ser extra rápidas! Agora, por que nao investem nos trilhos? Eu super torço para construirem mesmo um ligação ferroviaria Rio-São Paulo. Ate porque tendo um trem direto que faça a viagem em pouco tempo, algo como 30 ou 40 min (mais ou menos o mesmo que um avião) as passagens aéreas serão obrigadas a baixar por causa da concorrencia, que é bom pra gente \o/

O Metrô Rio é tudo de bom. Agora estão ampliando as linhas para Ipanema (ate onde eu sei) e estão reformando as estações (parece que Del Castilho ja ta pronta e a o Largo do Machado ja ta quase, mas isso deve se estender a todas as estações) (o_o são muitas estações!) e as estações estao sempre limpas, os carros tambem! Estão sempre modernizando e atualizando (eles tb estao no twitter!). Enfim gosto muito deles rs [momento puxa-saco auhuaha] Maaas pra não dizer que eu to fazendo propaganda e que eu so vejo o lado bom, vou falar do outro lado tb u_u.

O problema do MetroRio é que o alcance é muito pequeno - mesmo com toda a ampliação das linhas. Pensa só: na Europa eles vão de um país a outro, aqui so pega uma partezinha da cidade! E o tempo entre um trem e outro é demorado (sim, 5 minutos faz diferença). Eles poderiam arranjar mais trens para encurtar esse tempo. O que tambem diluiria a quantidade de pessoas por vagão e quem sabe deixando um pouco de ser o aperto que é na hora do rush. Eu sei que eles ja tentam resolver isso colocando mais trens durante o rush e alguns saindo de estações mais estrategicas (em outras palavras, começando do meio. Surge - ou surgia - um na estação Glória, indo norte, e outro na Central, indo sul, vazio num certo horario > acho que por volta das 18h).

E eu tambem fiquei incomodada com uma coisa nos novos vagões (esses brancos que parece que tem um treco de batedeira no meio, sabe?). Esse novo designe seria para caber mais pessoas (pelo o q eu entendi) so que eu acho q eles acabaram por tirar e afastar demais as barras pra segurar. A ideia daquela barra multipla (treco de batedeira) é otima porque agora cabe mais mãos ali. Só que no interior, entre os bancos, as barras estao muito curvadas pra dentro, diria ate fora de alcance, algumas vezes, deixando o corredor livre demais. O vagao ficou bonito, bem iluminado e tudo, mas so que as barras, que sao um importante apoio, estao muito mal elaboradas, curvando demais pra dentro do banco te deixando muito proximo do pobre ser que ta ali sentado! Tanto espaço que eu faria um festa - e cairia na primeira parada. ¬¬

Os bondes em lugares com muitos carros acho que nao deve ser tao interessante, mas em alguns trajetos e pontos seria bom. [sorry, nao tenho muito o que falar de bondes =\ ]

Agora imagina se tivesse trens decentes - desses modernos e rápidos - interestaduais! Aqueles de viagem mesmo! Confortaveis, panoramicos, lindos... Que maximo que num seria viajar *_*

Enfim eu acho que com trilhos a cidade pode ficar mais organizada, menos poluida e ate mais agradavel.

E eu sou a favor de mais...

TRILHOS NO RIO! \o/\o/\o/
E no Brasil! =D

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...