domingo, 9 de janeiro de 2011

Wall-E e Pixar

Achei aqui num dos canais passando o filme Wall-E e resolvi expor minha opinião sobre todo o filme. Acredito que vai ser um posto bem grande.

Há uns 3 anos atrás, quando o filme foi lançado (ele é de 2008), confesso que não me interessei. O trailler de um robozinho sozinho num mundo pós apocaliptico não parecia divertido e eu simplesmente pensei que seria um tédio ver um filme de - aparentemente - um personagem só que nem se quer falava!

Acho que só vi esse filme em 2009 quando o meu então namorado me falou que era um dos filmes Pixar favoritos dele. E confesso que me apaixonei pela ideia do filme. A Pixar é realmente genial! *_*

Primeiro, o contexto do filme e o cenário são incríveis. Vou aproveitar pra dizer que a Pixar faz animação, mas os filmes dela, em especial os mais atuais, são bastante adultos no conteúdo. Quero dizer, não são historinhas bobas para crianças, tem conteúdo.

Voltando, eu nunca fui muito boa de ler nas entrelinhas, mas esse filme me fez pensar. Disfarçada de historia romântica, o filme trás uma critica ao modo como vivemos e o que estamos fazendo com o nosso planeta.
O personagem Wall-E esta na Terra na missão de limpar o nosso lixo de milhões de anos. Se você parar para reparar o cenário da Terra é um grande lixão, acabado e destruído sem nenhum sinal de vida, animal ou vegetal. E o que de longe a gente pensa ser o centro de uma grande cidade na verdade são anos de trabalho do Wall-E. Ele fez pilhas e pilhas organizadas no tamanho de prédios.

E para fugir dessas condições a humanidade monta um cruzeiro espacial e foge do planeta deixando pra trás o caos que criou na Terra. Dentro desse cruzeiro os robôs fazem tudo. TUDO. E eles vivem no que eu vou chamar 'estilo de vida americano'. Todos tem uma cadeira flutuante individual com um computador próprio de forma que as pessoas não precisam andar ou interagir mais. E conforme o Wall-E passa e 'atrapalha' dois desses personagens humanos você percebe como eles são alienados ao lugar aonde eles estão. Não sabem que tem piscina,SPA, academia, não sabem mais o que é conversar com alguém cara a cara, nem o que é um toque. Resumindo, uma sociedade e gordos alienados guiados pela midia (como mostra na cena em que falam que a moda agora é o azul).
 E por fim, depois de toda a luta para voltar a Terra na esperança que ela esta pronta, ou seja, habitável de novo, o filme termina com os personagens plantando e recomeçando do jeito certo, dessa vez. Mas isso se estende pelos créditos (também muito bem trabalhado e com uma trilha sonora perfeita). Apresentado de forma ilustrada com as principais formas de pintura da humanidade eles terminam de apresentar como foi a volta para Terra e a re-evolução das coisas.

Agora vou falar dos 3 personagens que me chamaram a atenção.
Wall-E (Waste Allocation Load Lifters - Earth-Class)- Ele um robozinho muito fofo e emotivo, melhor que muita gente no mundo. Ele é ingenuo, curioso, educado, romântico, esperto, observador e muito, muito expressivo. Ele se apaixona por EVA da forma mais inocente e doce. É gostoso de assistir.

EVA (Examinadora de Vegetação Alienígena) - De cara eu não saquei que ela era menina rs. Ela é o que eu vou chamar de mulher moderna. Ela é durona, elegante, bruta, focada. Ela demora pra entender ou dar atenção ao fato que o Wall-E esta apaixonado por ela.

M-O (Microbe-Obliterator) - É aquele pequenino obcecado por limpeza. Ele é a graça a parte do filme. Hoje em dia todo filme tem um personagem com essa função. Ele é tipo o esquilo de A Era do Gelo: não tem falas, aparece de tempo em tempo no filme e você se encanta com ele.

************************************************

A elaboração de todo esse enredo é incrível! Me pergunto por onde os criadores começam. É tudo de uma genialidade sem igual. Os personagens, o cenário, a musica, o enredo, a criatividade sem falar na personificação. Como eu comentei a cima os personagens robôs não falam mais que o seu nome e ainda assim eles conseguem passar inúmeras emoções através da 'expressao facial'. Não sei como eles conseguem, mas é impressionante como o Wall-E é cativante. Como eles conseguiram fazer ele ser fofo? E tão cheio de emoções? Tudo sem uma palavra! E eu achava que a Disney era boa nisso... A Pixar esta inquestionavel quando se trata de enredo, personagem e emoção. O que falar da trilogia de Toy Story? UP? Nemo? E o que falar dos curta-metragens? Em especial vou ressaltar o Dia & Noite lançado com Toy Story 3. Incrível em tantos níveis!

Ai! Isso não é tudo o que eu tenho a dizer, mas é o que eu tenho em mente por hora. (o resto esta desorganizado na minha cabeça)

 Ah! Só mais uma coisa: qual é da lavagem cerebral do BnL? =S
________________________________________________

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...