terça-feira, 2 de setembro de 2008

Por que é tão difícil ser educado?

...Nem sei por onde eu começo minha linha de pensamento... A falta de respeito aqui é grande. E eu acho que dentro das grandes cidades isso é comum. As pessoas que vivem em cidades grandes tendem a ser mas individualistas e/ou egocêntricas [pros mais lerdinhos, isso quer dizer que só pensa nela mesma]. Sem contar o estresse diário que é viver em uma cidade grande: pessoas te atropelando de todos os lados, transito sempre pesado e engarrafamentos com hora marcada pra começar, cobranças de todos os lados etc, e com isso ninguém mais se lembra de ser educado. Deve ser porque "atrapalha" ou "atrasa" a rotina.

Histórias de coisas de outros países parecem mentiras comparando com nossa realidade e nossa provável atitude as situações relatadas. Em exemplo: que na Noruega, se não me engano, velhinhas em seus andadores param avenidas inteiras [conforme me foi relatado] simplesmente ao colocar o pé na rua [ou o andador, rs]. Isso por que o pedestre lá é realmente prioridade! Não que aqui não seja [pela lei realmente é], mas é que ninguém respeita isso. Mesmo com o sinal de transito [farol , sinaleira pelas 'girias' de outras regiões ^^] avisando de quem é vez de passar nem todo mundo respeita ¬¬

De tudo eu não quero defender os pedestres não. Até porque, de forma geral os pedestres são bem abusados também! u.u Muitas pessoas agem como se fosse donas da rua e acham que estão certas. Sem contar aqueles loucos que atravessam em baixo de passarelas. Putz esses estão pedindo pra ser atropelados mesmo!! Mas esse é outro assunto... rs
O transito é apenas um exemplo. Alias acho que da pra ter uma noção de como é o nível de educação de um lugar pelo transito.

Educação falta em todo lugar: nas filas, no onibus, na praia, no cinema, nas empresas, na escola, em casa! Alias educação vem mesmo de casa. E vou ser bem direta nessa: musica no alto falante de celular é falta de educação, falar alto é falta de educação, cortar alguém enquanto esta falando é falta de educação, não pedir licença é falta de educação assim como por favor, obrigado. As pessoas não tem noção. Não custa nada você saber falar as coisas e saber se comportar. Acho que isso é valorizado pela raridade. E nos outros lugares é simplesmente normal porque todo mundo aprendeu a ser educado. Acho que pra fazer esse pais mudar para melhor começa pela educação, o resto é consequencia (bons empregos, menos acidentes, menos pobreza, menos jovens gravidas, menos desrespeito as regras, menos tumulto/caos, cidade limpa, menos pixação, etc).

Deixe me ver outra situação... Aaaaah agora não me vem uma na cabeça, mas com certeza você que está lendo pode pensar em uma.

Enfim com ideias faltando o jeito é terminar o post, rs. Se investissem mais em educação e se todos começassem a fazer a sua parte já seria um grande passo para o nosso querido país se desenvolver mais rápido.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...