terça-feira, 14 de junho de 2011

Quando deixamos o outro invisível


Hoje eu vi um vídeo que me fez pensar e eu resolvi escrever esse post. O vídeo ta só lá no final, mas vale a pena. Bom, hoje na aula além de ver o tal vídeo rolou a situação que o vídeo representa: pessoas vendo qualquer coisa no celular e ignorando o mundo a sua volta.

Hoje em dia os celulares fazem tudo, só não lavam sua roupa (ainda). E acaba que nós ficamos muitas vezes dividido entre o mundo real e o mundo virtual. Há uns 3 meses atrás eu arrumei pra mim um celular 3G que tem WiFi e tem todos aqueles icones de Twitter e Facebook e Orkut (não sei pra que Orkut, mas tudo bem) e entra no Hotmail e no MSN e tal. Gosto dele. =) E assim como eu várias pessoas tem celulares e smartphones que fazem essas e outras um bilhoes de coisas. Pelo meu Twitter eu já vi pessoas que tuitam de bar, de festa, do mercado, da fila, do onibus, do shopping e tal. Mas eu acho que essa nova possibilidade que a internet móvel nos trouxe, trás e trará pede um pouco de ética e noção mesmo. Tudo tem lado bom e ruim. Tudo tem que se aprender a usar. E mais importante, tudo tem um limite.

Tambem saiu uma materia na revista Superinteressante que abordava o tema Etiqueta Digital e eles colocaram 24 situações\temas que você pode ver no link ali. E eu super acho que uma ética digital ou etiqueta digital deve ser criada e difundida pra essa galera mais nova que apesar de ter nascido com a tecnologia precisa ser educada sobre o assunto do mesmo jeito que precisa ser educada sobre outros. E até mesmo o pessoal que já foi educado há muito tempo também precisa ser educado sobre isso. Só que o difícil é descobrir o que pode e o que não pode. Algumas coisas são óbvias, mas outras nem tanto.

Bom, certamente eu não vou ser a pessoa que vai vir com as respostas, mas posso comentar o que eu acho certo ou adequado e errado ou inadequado. Me baseando no texto da super já citado eu colocar o que eu acho aqui.

Colocar o celular sobre a mesa: eu acho completamente desnecessário. Primeiro que dependendo de como você é em relação a ele você pode ficar tentado a usar. Depois que pode parecer que você quer se mostrar e por ultimo alguém pode pegar.  Mas se você o colocar junto com outras coisas como carteira e chave e sei la mais o que pelo simples fato que incomoda no bolso então faz sentido.

Deixar mensagem de voz ou mandar SMS: eu acho esse tema bobo, mas pessoalmente pra mim tanto faz. Só que eu sei que quase ninguém ouve mensagem de voz então o SMS será lido, mesmo que seja tarde demais.

Rolou um tédio na reunião então pode usar o cel: sinceramente? Não. E leia reunião como qualquer tipo de agrupamento de pessoas: aulas, conferencias, reuniões de empresa ou com os amigos. De forma geral eu diria não. Ainda mais quando o grupo não é grande o suficiente e você fica óbvio. Se bem que se você estiver num situação com os amigos pode ser mais aceitável, mas se você sai com eles e depois os exclui pra ficar online eu acho... Sei lá, não faz sentido.

Ligação importante na reunião: leia reunião como qualquer agrupamento de pessoas. Pela amoorrr..!! Saia pra atender! Pior que o telefone tocar, pior do que você ir atender é você atender ali, no meio de todo mundo e falar GRITANDO! Fim da picada.

Teatro chato, pode brincar no cel: E eu vou juntar teatro e cinema. Primeiro de tudo, telefone sempre sempre sempre no mudo, silencioso, vibra call ou o nome que quiser dar. Dica: se vc não sabe é só pressionar a sua tecla # do teclado por uns 5 segundos e pronto! E na minha opinião NUNCA se atende ligação durante nenhum dos dois. E tenho dito. Vai lá fora e atende se for o caso.

Dar unfollow: Por mim vai lá e dá ué. Só que o texto da Super fala de um tal de Tweetfilter - acessório do google chrome - que esconde os tweets sem dar unfollow na pessoa. O que pra você da no mesmo e você ainda sai bonito na foto.

Ringtones personalizados: você tem grandes chances de pagar mico, mas pra mim... o mico é seu você faz o que quiser ^^

Escutar musica no trabalho: Desde que não impeça de você trabalhar, não atrapalhe ninguém (ou seja, use fones de ouvido) e não impeça que falem com você ou desde que isso não deixe você alheio ao ambiente acho que tudo bem. Mas também depende do seu chefe né rs

Fones de ouvido que vazam o som e atrapalha todo mundo: Conheça os fones in-ear =) Ele tem uma borrachinha que encaixa no ouvido vedando-o. Magico! Eu particularmente adoro. Mas se você é bichinha e diz que não gosta e mimimi então por favor abaixe o volume que isso é o mínimo que você pode fazer.

Besteira no twitter, apaga ou deixa: Olha o twitter é seu então se você quiser eu acho que você tem todo o direito de apagar o que quiser. Mas isso não quer dizer que ninguém viu.

Perfil de casal: Criar um perfil pra você e seu namorado(a) 1º eu acho roubada 2º credo! Eu acho patético. Assim como vocês são 2 indivíduos eu acho que cada um merece o seu perfil próprio.

Marcar foto dos amigos bêbados: Eu acho sacanagem

Bom pela revista é isso - mas eu pulei alguns que fogem do que eu quero falar. Na verdade nem tudo desses tópicos tem a ver com o que eu quero falar, mas fica aí pra você pensar no assunto.

Eu acho que futucar o celular no meio de outras pessoas e de uma conversa é um tanto desagradável para outras pessoas. Não vou dizer que eu nunca fiz isso. Mas eu tento me controlar. Eu acho que uma mensagemzinha rápida tudo bem, mas conversar via mensagem ou mesmo entrar nas redes eu acho um pouco demais. Cinemas, teatros, apresentações de modo geral o celular deve se manter no silencioso. Sempre!

Não sei porque mais brasileiro tem mania de falar alto no telefone. Cara! Se toca, eu não quero ouvir sua conversa! O que me lembra rádio. Odeio rádio. Que coisa inútil essa de falar no viva voz! Pluga um fone ou usa cel de gente normal. Você não fica mais importante porque usa um radio, na verdade você aumenta suas chances de parecer um babaca.

Agora vou finalmente mostrar o tal vídeo.

 Disconnect to connect

Repare que as pessoas ficam invisíveis. E você sabe que é verdade. Parece que ficamos surdos e alheios ao mundo enquanto nos perdemos no mundo que o telefone nos apresenta. Quando você faz alguma coisa no celular, você acaba deixando as outras pessoas invisíveis e é como se você estivesse sozinho no mundo fazendo sei lá o que no celular. Se você está realmente sozinho ok, mas sei você está com outras pessoas, porque então não aproveitar a presença delas? Afinal o mundo real pode ser muito melhor e mas interessante. Não digo sempre, mas perder uma viagem ou um momento legal por causa de um celular é meio caído né.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...