terça-feira, 14 de junho de 2011

Quando deixamos o outro invisível


Hoje eu vi um vídeo que me fez pensar e eu resolvi escrever esse post. O vídeo ta só lá no final, mas vale a pena. Bom, hoje na aula além de ver o tal vídeo rolou a situação que o vídeo representa: pessoas vendo qualquer coisa no celular e ignorando o mundo a sua volta.

Hoje em dia os celulares fazem tudo, só não lavam sua roupa (ainda). E acaba que nós ficamos muitas vezes dividido entre o mundo real e o mundo virtual. Há uns 3 meses atrás eu arrumei pra mim um celular 3G que tem WiFi e tem todos aqueles icones de Twitter e Facebook e Orkut (não sei pra que Orkut, mas tudo bem) e entra no Hotmail e no MSN e tal. Gosto dele. =) E assim como eu várias pessoas tem celulares e smartphones que fazem essas e outras um bilhoes de coisas. Pelo meu Twitter eu já vi pessoas que tuitam de bar, de festa, do mercado, da fila, do onibus, do shopping e tal. Mas eu acho que essa nova possibilidade que a internet móvel nos trouxe, trás e trará pede um pouco de ética e noção mesmo. Tudo tem lado bom e ruim. Tudo tem que se aprender a usar. E mais importante, tudo tem um limite.

Tambem saiu uma materia na revista Superinteressante que abordava o tema Etiqueta Digital e eles colocaram 24 situações\temas que você pode ver no link ali. E eu super acho que uma ética digital ou etiqueta digital deve ser criada e difundida pra essa galera mais nova que apesar de ter nascido com a tecnologia precisa ser educada sobre o assunto do mesmo jeito que precisa ser educada sobre outros. E até mesmo o pessoal que já foi educado há muito tempo também precisa ser educado sobre isso. Só que o difícil é descobrir o que pode e o que não pode. Algumas coisas são óbvias, mas outras nem tanto.

Bom, certamente eu não vou ser a pessoa que vai vir com as respostas, mas posso comentar o que eu acho certo ou adequado e errado ou inadequado. Me baseando no texto da super já citado eu colocar o que eu acho aqui.

Colocar o celular sobre a mesa: eu acho completamente desnecessário. Primeiro que dependendo de como você é em relação a ele você pode ficar tentado a usar. Depois que pode parecer que você quer se mostrar e por ultimo alguém pode pegar.  Mas se você o colocar junto com outras coisas como carteira e chave e sei la mais o que pelo simples fato que incomoda no bolso então faz sentido.

Deixar mensagem de voz ou mandar SMS: eu acho esse tema bobo, mas pessoalmente pra mim tanto faz. Só que eu sei que quase ninguém ouve mensagem de voz então o SMS será lido, mesmo que seja tarde demais.

Rolou um tédio na reunião então pode usar o cel: sinceramente? Não. E leia reunião como qualquer tipo de agrupamento de pessoas: aulas, conferencias, reuniões de empresa ou com os amigos. De forma geral eu diria não. Ainda mais quando o grupo não é grande o suficiente e você fica óbvio. Se bem que se você estiver num situação com os amigos pode ser mais aceitável, mas se você sai com eles e depois os exclui pra ficar online eu acho... Sei lá, não faz sentido.

Ligação importante na reunião: leia reunião como qualquer agrupamento de pessoas. Pela amoorrr..!! Saia pra atender! Pior que o telefone tocar, pior do que você ir atender é você atender ali, no meio de todo mundo e falar GRITANDO! Fim da picada.

Teatro chato, pode brincar no cel: E eu vou juntar teatro e cinema. Primeiro de tudo, telefone sempre sempre sempre no mudo, silencioso, vibra call ou o nome que quiser dar. Dica: se vc não sabe é só pressionar a sua tecla # do teclado por uns 5 segundos e pronto! E na minha opinião NUNCA se atende ligação durante nenhum dos dois. E tenho dito. Vai lá fora e atende se for o caso.

Dar unfollow: Por mim vai lá e dá ué. Só que o texto da Super fala de um tal de Tweetfilter - acessório do google chrome - que esconde os tweets sem dar unfollow na pessoa. O que pra você da no mesmo e você ainda sai bonito na foto.

Ringtones personalizados: você tem grandes chances de pagar mico, mas pra mim... o mico é seu você faz o que quiser ^^

Escutar musica no trabalho: Desde que não impeça de você trabalhar, não atrapalhe ninguém (ou seja, use fones de ouvido) e não impeça que falem com você ou desde que isso não deixe você alheio ao ambiente acho que tudo bem. Mas também depende do seu chefe né rs

Fones de ouvido que vazam o som e atrapalha todo mundo: Conheça os fones in-ear =) Ele tem uma borrachinha que encaixa no ouvido vedando-o. Magico! Eu particularmente adoro. Mas se você é bichinha e diz que não gosta e mimimi então por favor abaixe o volume que isso é o mínimo que você pode fazer.

Besteira no twitter, apaga ou deixa: Olha o twitter é seu então se você quiser eu acho que você tem todo o direito de apagar o que quiser. Mas isso não quer dizer que ninguém viu.

Perfil de casal: Criar um perfil pra você e seu namorado(a) 1º eu acho roubada 2º credo! Eu acho patético. Assim como vocês são 2 indivíduos eu acho que cada um merece o seu perfil próprio.

Marcar foto dos amigos bêbados: Eu acho sacanagem

Bom pela revista é isso - mas eu pulei alguns que fogem do que eu quero falar. Na verdade nem tudo desses tópicos tem a ver com o que eu quero falar, mas fica aí pra você pensar no assunto.

Eu acho que futucar o celular no meio de outras pessoas e de uma conversa é um tanto desagradável para outras pessoas. Não vou dizer que eu nunca fiz isso. Mas eu tento me controlar. Eu acho que uma mensagemzinha rápida tudo bem, mas conversar via mensagem ou mesmo entrar nas redes eu acho um pouco demais. Cinemas, teatros, apresentações de modo geral o celular deve se manter no silencioso. Sempre!

Não sei porque mais brasileiro tem mania de falar alto no telefone. Cara! Se toca, eu não quero ouvir sua conversa! O que me lembra rádio. Odeio rádio. Que coisa inútil essa de falar no viva voz! Pluga um fone ou usa cel de gente normal. Você não fica mais importante porque usa um radio, na verdade você aumenta suas chances de parecer um babaca.

Agora vou finalmente mostrar o tal vídeo.

 Disconnect to connect

Repare que as pessoas ficam invisíveis. E você sabe que é verdade. Parece que ficamos surdos e alheios ao mundo enquanto nos perdemos no mundo que o telefone nos apresenta. Quando você faz alguma coisa no celular, você acaba deixando as outras pessoas invisíveis e é como se você estivesse sozinho no mundo fazendo sei lá o que no celular. Se você está realmente sozinho ok, mas sei você está com outras pessoas, porque então não aproveitar a presença delas? Afinal o mundo real pode ser muito melhor e mas interessante. Não digo sempre, mas perder uma viagem ou um momento legal por causa de um celular é meio caído né.

O Futuro tem letra feia

Faz alguém tempo que vi um vídeo de uma matéria da Globo que falava sobre isso e me fez pensar (só que eu não sei qual jornal e nem to com saco de procurar). A questão é que com tantas formas eletronicas de se passar mensagem (torpedos, emails, tweets, mensagens em redes sociais etc) a escrita com papel e caneta está ficando para trás. 

As gerações anteriores e a minha geração fez trabalhos a mão e a tia brigava com quem tivesse letra feia. As vezes rolava até aqueles lembretes de que não pode garrancho na prova e essas coisas. Pobres meninos que geralmente sofriam com o lance de não ter uma letra bonita. Meninas também, mas vamos combinar que a letra feia da menina ainda era mais bonita que a do menino rs Bom sempre há exceções. 
E em alguns formulários ainda rolada de pedir a tal letra bastão ou letra de forma. A letra bastão nada mais é do que uma cópia a mão da letra de um computador. Essa mesmo que você tá lendo ^^ . Só que só em maiúsculas.

Bom, as coisas só mudaram pra mim na faculdade que foi quando as coisas ficaram tecnológicas e nem os professores escreviam nada pq era em sua maioria slides. Que chique! Confesso que foi um choque do colégio pra facul. Eu terminei o 3º ano do segundo grau com quadro negro (que na verdade é verde escuro) e giz e poeira e copiando no caderno. E  não dava nem pra falar que a aula de informática era moderna porque aqueles pcs tinham a memoria menor que de um pen drive (me corriga se eu estiver errada Manu)! Alias eu lembro de uma aula que a gente, eu e a Manu, ficou esperando o pc ligar. Ele ficou a aula inteira pra ligar. In-tei-ra. E não ligou. Acho que só quando a gente tava pra sair do colégio é que chegaram uns pcs novos. ¬¬
Alias deixa eu dizer que dar aula de computação pras crianças de hoje além de parecer desnecessário é ridículo nesses computadores de mais de 15 anos. 

Bom, daí que na facul tem aquelas ~lousas~ brancas com canetas coloridas e tal (por algum motivo inexplicável ~lousas~ pra mim eram sinonimo de: curso de inglês ou de informática, empresa, mas nunca nunca de colégio). E as aulas são com slides e não rola mais aquela matéria toda explicadinha do jeito que era no colégio. Eu não sei se foi o método ou a tecnologia, mas foi um choque. Facul é outra coisa. Sem contar que se depender dos profs vc vende a mãe pra juntar moeda pra xerox. Tá, mas esse não é o assunto, rs.

Bom a galerinha que nasceu de... 2000 e qualquer coisa pra cá já nasceu com pc em casa e usando pra joguinhos e essas coisas (eu pelo menos, só fui ter pc em casa direitinho com acesso a Internet por volta dos 14 15 anos)Ah sem contar que a galera de 2000 pra cá nem pegou o início da carreia da Britney e ainda vai olhar estranho pra sua cara se você cantar Spice Girls (U_U)!!! Um absurdo ficar velha, sabia!

Bom se a gente só considerar o povinho que nasceu de 2005 pra cá (eles já tem outra visão de mundo do povo de 2000) aí é tenso. E se eu não sou tão sem noção assim eles é que estão entrando na alfabetização agora (galera de 2005) pq eles estão tipo com 6 anos - né isso? Eles crescem com joguinhos eletronicos (não que as outras gerações não tivessem), computadores, usando tudo e vendo os pais usando. Vê o pai\mãe ou irmão mais velho com o laptop pra tudo, assiste filmes 3D, usa melhor o paint melhor que a minha tia e daí que quando eles vão pro colégio é como se eles "voltassem pra idade da pedra" com disse a reportagem que eu vi. Num mundo em que praticamente tudo se faz online ou no computador - inscrições, compras, trabalhos, etc - chegar no cólegio e usar papel e caneta chega a ser uma afronta a realidade dessas crianças. E daí que elas tem todo o direito de perguntar "pra que letra bonita se vou usar o computador pra tudo?" 

Eu to meio por fora de com tá a escola hoje, mas acho que passando da alfabetização e indo pro fundamental os trabalhos já são entregues impressos e tal. Daí que a criança mal teve tempo hábil de realmente treinar sua escrita. E eu lembro muito bem daqueles chegam na 7º série (acho que o 6º ano de hoje (( alias uma babaquice esse lance de trocar a contagem da parada. É só pra eu me sentir velha, tenho certeza!))) com a letra ainda embolada e\ou com cara de primário desengonçada. Ou seja, esses são aqueles que no futuro quando\se tiverem que fazer uma redação a mão vão passar por um aperto!
Não sei na época da minha mãe, mas já ao longo da minha vida escolar eu pude ver a escola se tornar um lugar que vive de passado. Quase um museu. O método, a estrutura e os próprios professores não estão preparados pra toda essa evolução. Bom, eu sempre achei os professores sem preparo pra certas coisas e falta de preparo tecnológico é só mais uma coisa na lista. Essas crianças estão sendo peparadas pra um futuro que ninguem sabe, pra empregos que ainda não existem e pra uma realidade que ainda não conhecemos sendo que as escolas de hoje não estão nem dentro da nossa realidade. Aí fica dificil.

Eu aqui em casa as vezes deixo e recebo recadinhos em papel e caneta. Daí que daqui a 30 anos (30 só pra chutar um número) os jovens e adolescentes serão quase incapaz de escrever alguma coisa em papel e caneta e se o fizerem terão uma letra medonha, imagino eu.

Se bem que se tudo for digitalizado vai ta tudo com uma letra bonita, mesmo que as pessoas tenham letra feia.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Ela está Rabiosa !! (Shakira)

Eu geralmente não faço post sobre video clipes pops, mas esse deu vontade de fazer. Me veio tanta coisa na cabeça que acho que da um post. Vamos lá. (se preferir veja o clipe primeiro e então leia o post)

De cara assim eu não lembro de todos os clipes da Shakira (nem sei se posso dizer que vi todos), mas ela geralmente não faz clipe no estilo 'eu numa boate'. Daí que ela brota morena!!! Fiquei por um instante na duvida se era ela mesmo, mas o rosto não deixou enganar. Nossa adorei o cabelo! Bom, eu tenho uma queda por morenas rs. Mas ta tão diferentes dos cabelos que eu já vi nela. Ta moreno, curto, chanelzinho, franja. Até acreditei que era dela mesmo. Uma maquiagem leve. Tambem achei que esse cabelo deixou ela mais musculosa sei la O_o Mas aí tambem pode ser pq ela andou malhando e tals rs.
Enfim ela vai andando pelo corredor la (meio vazio ate) e ela passa sorrindo e feliz enquanto as pessoas começam a jogar varias coisas nela, tipo, confete, espuma, bolinha de piscina de bolinha. Daí eu acho que ela finalmente chega no centro da festa falando 'rabiosa'. E eu nunca vi um rabiosa mais sexy na minha vida! Ela força o R mas no final ela fica doce.. sei la O_o Ta linda \o/ Num decide de fala espanhol ou inglês, mas ta linda.

Daí do nada brota uma mulher no pole dance num outro cenário Escorregando o pole abaixo, depois um girinho. Cabelos longos loiros de calcinha e sutia ambos preto. E por um instante eu pensei "o que a Britney ta fazendo aí?" Mas acabou que nao era a Brit era a propria Shakira com seu cabelo de sempre fazendo cosplay da Brit daquele clipe Gimme More ... Se bem que a Brit ta morena nessa parte do clipe =T Enfim!

Daí que eu achei suuuuper estranho a Shakira fazer clipe de calcinha sutiã pq ela não é dessas. E outra, enquanto eu achei ela malhada de morena la no inicio do clipe eu achei ela tipo gorda de PoleDancer O_o Vai entender.
Ela ta uma linda na piscina de bolinhas. Adorei a felicidade dela. E também ela dança com alguém que eu acho que é famoso - deve ser o Iglesisas -

Daí volta a mostrar como ela não sabe brincar de pole dance e que é melhor ela voltar pra dança do ventre que ela ganha mais - e eu prefiro tambem! Sério super parece que ela fez uma aulinha correndo e tudo que ela sabe fazer apareceu no clipe - ou seja, nada demais.

Bom isso ja é metade do clipe e eu acho que eu ja disse basicamente tudo que eu queria. Ela apareceu morena. eu gostei. Apareceu pole dance. Achei que era Brit. Errei. Ela não sabe brincar de pole dance.

Bom daí fica intercalando ela morena feliz na festinha e ela loira no pole dance sem saber o que fazer. Os editores tentaram ajudar ela, eu sei. Mas ela simplesmente não me convenceu com esse tipo de mulher que fica nos queijo sensualisando por aí. Perdida ela fica mexendo os quadris segurando no poste. Nada a ver.
E na parte morena a galera leva ela embora no estilo rock star que se jogou na multidão. Ela ta feliz, mas fica com medo da peruca cair so um pouquinho que eu sei (por volta do minuto 2:13 do video)
Daí ela entra em crise no pole e fica aloka! Ela morena feliz sendo carregada e a bunda dela balançando à sombra no pole e mais bunda.

Daí que eu percebi que estavam expulsando ela da festa e de pirraça ela levou o balão em forma de estrela embora. Só porque ela é rebelde.
E na parte loira ela termina com um espacate pra não ficar mal no fim das contas.

Tá eu viajei aí no final porque eu disse tudo no início e fiquei inventando historia até terminar o clipe \o
Moral da história: ela fala rabiosa de um jeito mt mt sexy.


By the way: A melhor cena da parte do pole dance pra mim é dela deitada com as penas pra cima que ta na foto ali em cima. Super sexy as pernoca dela.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...