domingo, 23 de março de 2014

Eu vi Divergent


Achei que ia ser um filme beeeeem legal. Quase um Inseption (ou pouco menos, mas ainda assim). De cara o que eu mais gostei no filme foi a menina. Ela é um personagem forte! Adorei que tenha sindo uma menina. Daí que ela não se encaixa nas categorias da sociedade (são 5 mas eu não sei os nomes. Falo deles depois). Mas confesso que fiquei meio #chateada com o o final... E pra variar não sei por onde começar.


A historia se passa numa época pós guerra em Chicago, acho que não tem data. Futuro. E todo mundo é dividido em 5 grupos: os que plantam, os que pesquisam, os que altruístas, os loucos que correm e pulam (rsrs) e os meio advogados. Assim como Harry Potter eles tem uns nomes que eu não entendi ou não decorei. Daí que os pais dela são do grupo Altruísta e você fica no grupo até que um dia você faz uns testes tipo vocacional e diz qual é o seu grupo, mas ainda assim você pode escolher qualquer grupo na cerimonia (liberdade, é você?). O irmão dela pra mim era claramente o Altruísta e ela claramente atraída pra os loucos que correm e pulam xD. Uma vez escolhido outro grupo você não ve mais sua família. Um cenário curioso. Pra mim os grupos representavam um pouco a sociedade (cientistas/médicos, jurídicos, agricultores (todo mundo tem que comer ne), os altruístas que na verdade são sociais e que por isso eu liguei a politica e os loucos que seriam exercito ou policia. Pro m eu namorado era uma divisões de características de pessoas e como eles definem no filme (mais uma vez não lembro as palavras exatas) os loucos tem a palavra valente, acho que os jurídicos não mentem, os agricultores são felizes os altruístas cuidam dos outros e os pesquisadores falam fatos sei la Enfim detalhes.

Dai que quando ela entra pro grupo dos loucos tem que acompanhar o ritmo deles. Correr atras do trem, pular dele em movimento e pular num buraco na cara e na coragem como teste. E é aqui que eu gosto. Ela não ta ali de princesa, nem pra ser salva, nem pra ser bonita. Ela parece muito atraída pela adrenalina e o estilo de vida deles. Curti. E de quebra ela é quem se oferece pra ser a primeira a pular no buraco \o/ Depois eles passam por uma serie de 'treinos' e 'exercícios' que no fundo parecem muito loucos e meio sem logica. Lutar até não aguentar mais e ir pegar uma faca enquanto outros estao tentando "faca ao alvo". É muito louco. E em algum momento ali você percebe aquela coisa de casalzinho. Fiquei tensa ja achando que isso pudesse predominar no final e ficar cheio de mimimi. Mas até que não. =) Dai tem o cara que parece que quer ver sangue ne. Aff.... 

Quando os novatos chegam eles tem que fazer uns testes divididos em 2 fases. A primeira é a fisica e a segunda é mental como os testes 'vocacionais'. Ela é como qualquer pessoa e fica meio pra tras no ranking, mas se esforça pra se recuperar. 

Acontece que eu achei pelo trailer que seria uma filme sobre a divergente que não se encaixa e não tem medos. Wow! Parecia bem legal. Só que pensando bem agora eu não acho que eles trabalham muito essa coisa dos medos. Eu achei que fosse achar ela mais incrível...Quando ela esta no simulador ela basicamente diz "isso não é real" e da um jeito. Em vez de se deixar levar e entrar em panico, ela da um jeito. Não to dizendo que é facil, afinal você esta encarando seus medos, mas.... não cai pra tras rs. E entao ela aprende que tem que esconder que é divergente porque isso a colocaria em perigo. E ela tem que aprender a refazer o teste e agir como os outros. Porque a reação dela aparentemente é fora do padrão. E eu acho que ela faz isso muito bem. 

Ah preciso fazer um comentário. O povo do grupo dos loucos eles geralmente tem tatuagem (não sei porque) dai que ela faz uma.  Que fofa! ela fez passarinhos voando! De cara pensei na Merida de Valente. Ela só quer ser livre! *_* Daí na cena que ela vai na tirolesa você ve como ela se sente livre! Lindo! E mesmo quando rola umas curvas pra baixo meio assustadora você ve que ela não se desespera completamente. Foi uma cena bem legal. 

Ela ganhou muitos pontos de coragem quando ela foi lugar quando a tia do mal. Ela pega uma armona, atira, mas não feito uma louca e ela ainda tem coração. Ela não queria atirar nos amiguinhos assim de graça, mas ela .... acho que da pra dizer que ela vai ficar durona. E eu não esperava mesmo que a mãe dela fosse boladona!! Só acho triste quando eles colocam mulheres forte e por qualquer que seja o motivo os meninos acabam por parecer bundões aka o irmão e o pai dela =/ O pai nem tando, mas o irmão um pouquinho. Ela fica forte quando ela segue em frente quando a mãe morre e quando o coleguinha duvida que ela vá atirar. "nhaaa você não vai atirar" "porque todo mundo diz isso" POW *um tiro sem intenção de matar depois*. Ela não ta ali pra brincar! Daí que ela chega no chefão final, a Tia do Mal. E num é que ela da um jeito!??? Arrasou! ...Mas nem tanto. Meu namorado achou que ela devia ter matado a tia. Eu acho que ela devia ter resolvido o problema de vez. Dai que eu não gostei do fim porque ela salvou todo mundo ser zumbi da tia do mal/ser morto pelo exercito de zumbi da tia do mal, mas no fim pegou o trem com meia duzia para o por do sol... wtf!

Eu fiquei com uma sensação de que ela não terminou o serviço e que no fim ela só fugiu. Não teve uma revolução, não teve uma conclusão e nem os coleguinhas estavam fugindo com ela. Apenas uma meia duzia de aleatórios (ok, o irmão dela ta no meio) e o pretendente a namorado. Ah achei curiosa que nessa ultima corrida pra pegar o trem ele ja esta dentro e ela ta correndo pra pular. Ele vai ajudar e ela diz algo do tipo "não, eu consigo sozinha" e ele diz "eu sei' e ajuda ela mesmo assim lol xD Mas fora isso decepcionei =( 

Um comentário aleatório que quero fazer é a trilha sonora. Achei bem aleatória. Não ruim. Mas por ser um filme mais ação achei que seria uma trilha sonora tipica de filme de ação. Uma coisa meio ... sei la rock? Adrenalina? Intensa? Não sei, mas as musicas dela muitas vezes me pareceu muito distinta do que eu esperava...

Bom, ainda assim recomendo o filme. Eu acho que eu devo ser um exceção... Pra que fique claro, eu gostei muito da personagem, gostei e como o romance não tomou conta e até como é a dinâmica dos dois, mas eu não gostei .. do filme??Será que posso dizer assim? E certamente não gostei do fim.

Calma aí nao posso deixar de falar as outras mulheres! Ja comentei da mãe,a vilã é mulher (o que não chega a ser tão especial já que atés nos classicos mais classicos da Disney machista o vilão pode ser mulher - e geralmente era: branca de neve, 101 dalmatas, cinderela, ariel, bela adormecida etc), a amiga, a mulher que fez o teste. O filme tem um bom grupo de mulheres U_U

Agora sim, FIM



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...