domingo, 24 de junho de 2012

Indie Games - eu falando de jogos! O_O


Se você me conhece com certeza está estranhando o tema rss. Pois bem, ontem eu vi um tal de "Indie Games" que é um documentário falando de jogos independentes (sabe, coisa de americano não querer falar o todo. Assim como combo é basicamente uma redução de combination/combinação acredito que indie seja a mesma coisa, uma redução de independent). Obvio que eu não achei nem vi por conta propria, mas isso não vem ao caso. A questão é que eu - como ja comentei antes - vivi com nerds, aprendi muito coisa, cansei dessa vida, fiquei afastada deles (hoje não tenho muito contato nem metade do grupo. coisas da vida), sinto uma certa ~saudade~, sem contar que eu só namorei nerd. Ou seja, apesar de não ser ativa nesse mundo (não curto esses games, nem rpg, nem o mundo nerd) eu simplesmente aprendi as coisas por osmose e sobrevivo a nesse mundo. Só joguei guitar heroe, katamari e soul calibour (mais por causa das roupas e montagem de personagens) (me pergunto se eles ainda estariam salvos nos memory cards de alguem....). Ah sim, aprendi algumas... algumas... gírias, por assim dizer. Termos (melhor) desse grupo. 

Daí fui eu linda ver o filme documentário (sei la por que eu não considero documentário filme O_o) que trata basicamente da historia de (acho que) 3 jogos e de seus criadores. Um tal de Meat boy, que eu adorei os criadores. O outro era o Braid, não sei o que comentar. E um tal de FEZ (viu só, até aprendi os nomes!). Acontece que eu descobri la pro final do doc que eu entendi melhor a historia dos jogos do que quem fez que jogo. Eu tenho essa capacidade brilhante de confundir pessoas em filmes. Basicamente todos eles tem probleminhas rssss. O menino legal que fez Meat Boy simplesmente desenhava monstros quando criança. Tá, eu tipo consigo viver com isso. Mas aí ele falou que desenhou um monstro (ou menino) com o diabo dentro do corpo!! Sabe desenho de criança. Alguem grande com a barriga redonda com um outro dentro desse espaço da barriga com garras. CARA, isso não é normal. Foi eu falar isso que logo depois no filme ele comentou que a professoram aconselhou tratamento psicológico para ele rssss. E olha que apesar disso ele é o melhor de todos!! Depois teve o menino do... Braid? Tá, não sei se é dele o jogo (confundi ao longo do filme), enfim ele se deu trabalho de responder todas as criticas do jogo assim que lançou porque era baseado na vida dele (assim como todos os outros. Acho que é regra...) e ele não sabia lidar com pessoas julgando sua vida. Tadinho ele não sabe lidar com pessoas, criticas e ser publico. Minha opinião: se não queria ninguem julgando, então não divulgasse! 

Agora sim, o menino que mais me incomodou: o menino do FEZ. Ele tem seeeerios problemas!! Ele inventou um jogo (tb tem a ver com a vida dele) que ganhou um premio ainda como prototipo (sei la como dizer isso) e virou um jogo aguardado. Ponto. Acontece que ele não consegue terminar o jogo nunca. Tipo, NUNCA! Logo depois do primeira fala dele eu comentei: - Ele nunca vai terminar esse jogo! Ele é perfeccionista. O jogo nunca vai esta bom o suficiente. Sem contar que isso lida com tecnologia. Sempre vai surgir algo mais avançado no meio do caminho. Ele nunca vai conseguir fazer desse jogo o jogo mais perfeito de todos os seculos. É inviável.Dai o menino disse que eu resumi o filme (pelo menos a parte relacionada a ele). Arrasei! Sou boa, viu. ^^

O menino que eu acho que é do Braid simplesmente tinha frescura que os outros jogos são sh*t. E eles citou jogos grandes. Não sei/não lembro os nomes. Nerd é todo sabidinho mesmo ne rss 

FEZ
Dai teve o evento do que o maluco do FEZ ia deixar usuarios testar o jogo. Acontece que teve um menino que abandonou o projeto no meio do caminho e por isso se ele não assinasse um contrato, nada de apresentação. O menino tava surtaaaando! Eu tipo fiquei com medo dele. Ele muitos problemas!!! Ate que o menino resaltou pra mim que "cão que ladra não morde". Tentei acreditar nisso. Mas ainda assim.... FEZ Eu sei que se eu fosse um investidor eu jamais investiria nele! Ele ja estava uns 3 anos fazendo o jogo e o pessoal da internet cobrava ele e ele disse no filme que o jogo ainda nao esta pronto (e como eu disse nunca vai estar)! Depois mostrou que TOCs que ele tem. Tipo, a textura do quadradinho, a parede que ta muito reta e ficou estranho, o gramadinho etc etc etc Ele inventava defeitos. Coisas que o jogador nunca vai perceber (eu acho)! Dai que aconteceu justamente o que eu disse. A tecnologia melhorou e ele refez o jogo toooodo pra ficar no pixel certo ou sei la. E ele refez o jogo unas 3 vezes!!!! E outra, ele perdeu prazos nesse palhaçada. ¬¬ Na verdade a parte legal do jogo é ele ficar eternamente fazendo o jogo. Esse é um jogo só pra ele. Primeiro que na feira de lançamento o pessoal nao curtiu muito. Depois que eu queria muito saber o objetivo do jogo. É algo do tipo ficar eternamente montando o cenario... Boring! Tudo bem que tem o lance legal de ser 2D e 3D bla bla bla, mas isso não é jogo de multidão. Isso é jogo de.... um grupo pequeno. A grande maioria eu acho que prefere um objetivo claro e niveis crescentes e vilões etc. Esse jogo não tem nada disso! Não sei porque as grandes empresas estão apostando nisso... ou nele! Esta claro que ele não vai lançar isso nunca. Quando a voz da entrevistadora pergunta o que aconteceria se ele nunca lançasse ele disse que se mataria. Depois de (esse ano completa) 5 anos desenvolvendo o jogo ele simplesmente não tem vida! Ele - e seus probleminhas pessoas e... mentais - transferiram sua vontade de viver pra um jogo. Sem esse jogo ele não é ninguem. Alguem indica um psicologo pra ele, por favor! E outra, eu estou longe de ser a pessoa que entende do mercado de jogos, mas obviamente ele perdeu a oportunidade de lançar o jogo na sua primeira versão completa jogavel, continuar com sua nóia de perfeição e ir lançando versões aprimoradas do jogo e ir fazendo dinheiro enquanto isso. FEZ 1 do grafico feio, FEZ 2 com outro fundo, FEZ 3 do quadradinho bonito, FEZ 4 do gramadinho mais verde. Cara, a Apple faz isso, não tem erro! hahahahhahahaha (claro que o fato de ser um jogo chato impede no sucesso dele, mas e dai melhor que não lançar nunca!) 

Meat Boy

Cena do jogo
Daí que o melhor de todos é o Meat Boy mesmo. Os criadores e o jogo. Depois que ele falou que o personagem nao tem pele eu simplesmente ganhei um nojo absurdo do jogo. Nojo, não. Nervoso!!!!!!!!!!!! Isso porque o som de coisa nojenta quando ele pula ja tinha me incomodado. Esse jogo é bom porque ele é simples e objetivo. Não tem esse de você não entender. E tem os quesitos importantes pra um jogo ser legal/interessante (um objetivo claro e niveis crescentes e vilões etc) e nada de super poder, mas isso não afeta o jogo. E os meninos são os melhores. Tem 2 criadores. Um mais paranoico e o que desenhava monstros. E é engraçado perceber que o que desenhava monstros é o melhor de todos. Eu diria até o mais equilibrado! Super calmo no dia que lançaram o jogo. Acho que saiu no PS3 moderno da vida ai na parte de lançamentos que tem num painel la. Ele deixou rolar. foi descansar e ficar ca mulher dele, enquanto o outro surtava querendo ver os numeros de vendas etc. Achei o maximo eles curtindo os videos das pessoas jogando, comentando e primeiras reações em geral e já estavam recebendo fan art. *_* o mundo é lindo de novo! 

Lá no inicio quando eles (todos) estão comentando como é baseado na vida e tal eu passei a entender que isso, pra eles, é uma forma de expressão, uma forma de arte. Achei interessante esse conceito artístico da coisa. Ganhou um respeito a mais pelo menos pra mim. Arte é uma forma de expressão que nem todos compreendem (o que sera mesmo que ele quis dizer com a pintura da Monalisa - alias é Mona Lisa ou Monalisa? - ?). As pessoas podem apenas especular o que é o significado da arte. A interpretação de um pedaço de arte realmente depende de quem vê. Essas coisas abstratas cada um vê uma coisa baseado nas próprias experiencias. Entendo que deve ser frustante ver que o publico não entende seu trabalho. Mas, cara, não da pra ficar brigando um uma multidão. É seguir em frente e curtir os bons frutos do que der certo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...