segunda-feira, 23 de abril de 2012

Eu vi Jogos Vorazes

Ela é tão contra o sistema que tá até virada pro outro lado.
Agora, por que a negra tá olhando pra baixo??
O Lenny é negro e não ta O_o
Bom o título já disse o básico: eu vi o filme. E agora eu vou falar dele, dã.
Eu não pensava em ver o filme só porque o título dele não me atrai, mas li sobre ele no blog da Lola. E, não, não me deu mais vontade de ver o filme do que eu já tinha. Mas minha amiga tava aqui e eu acabei indo ver o filme. Vou contar o filme pelo meu ponto de vista.

*A partir deste ponto areá sujeita a spoiler.

Primeiro, já me senti estranha porque sentamos no meio do cinema , mais pra frente do que pra trás (e eu to acostumada a sentar la no fundão). Depois teve probleminha de pessoas falando "você esta no meu lugar" e eu fiquei distraída e perdi as letrinhas que começam o filme explicando qualquer coisa. Dai eu fiquei "credo! já to perdida e o filme não tem nem 5 minutos!" Pedi cola pra amiga ^^. Dai eu fiquei bastante entediada com o tal do distrito que vive nos termos la que eu não entendi muito. Depois a menina tem uma irmã e ela é mais mãe da irmã do que a própria mãe! Dai ela vai caçar com arco e flecha (o que no meu lindo mundinho não é comum). Dai eu fiquei meio perdida de quando se passa o filme. Arco e flecha e roupas modernas.... Dai ela conversa com um menino de dia da colheita e sei la o que (eu fiquei boiando). Parece que o filme não explica muita coisa. É quase como se eu já devesse saber qualquer coisa antes de ver o filme (ou então as letrinhas eram mais importantes do que eu esperava). Outra coisa que me incomodou muito - parte porque a gente tava muito perto da tela e parte porque eu não gosto disso mesmo - foi a camera balançando muito. Eles esqueceram de usar um apoio pra camera pra gravar o filme e fica tudo meio balançando com close e isso me incomoda bastante. 

Dai eles são meio escravo de um outro povo ai e eles foram pra uma listagem estilo exercito e a roupa de todo mundo é apagada. Bege, branco, ou tons bem suaves. E meninas de um lado meninos do outro. Dai vem uma mulher - que eu fiquei muito achando que era homem de mulher (drag queen) - com uma roupa muito colorida e estilo nobreza da idade não-sei-das-quantas revitalizada pela Lady Gaga. Ou meio Vogue da Madonna. Estranho. 

Então eles falam muito happy hunger games (feliz jogos vorazes!)!. Esse povo da "nobreza" trata o jogo como jogo e meio que esquecem que pessoas morrem de verdade nele. Já os cara pálidas de bege, por passarem por isso, não acham graça nenhuma. 

Enfim, a meninas irma mais nova da principal (vou chama de Kat porque eu acho Katniss -assim que escreve?- muito feio u.u) foi escolhida e ela, muito corajosa que é, quis ir no lugar da irmã. Quanta emoção.
E que é escolhido dos homens é um rapaz meio bonito que é motivos de vaarios flashbacks por parte da Kat. Como pra mim ele tinha aparecido antes os flahsbacks eram uma forma de nos apresentar ele sem gastar muita historia do filme. Mas eu, poia que sou, continuei boiando.

Eles são escolhidos vão la fazer um pequeno discurso para uma plateia de apavorados (só a apresentadora é a feliz nessa parte) e tem uma ultima chance de dizer adeus para amigos e familiares. Emocionantes/triste.
Daí eles pegam uma carona num trem bala ou tem japonês pra capital ou qualquer coisa. O que mais uma vez me deixou confusa  com a questão do tempo (quando se passa o filme) e lugar (onde se passa o filme). Chegando na capital aceitei pra mim que era uma coisa fictícia.

Se você achou a mulher a la Lady Gaga estranho você descobre que tem mais de onde ela veio (se bem que já tinha aparecido um pedaço de um talk show com pessoas estranhas). A barba do cara é tudo!hahahah Mó artista quem conseguiu fazer e manter a barba dele daquele jeito

Já no trem eles recebem o luxo que lhes é privado. O que eu achei meio bizonho, tipo: olha, a gente vai tirar você de sua família a força, te jogar num jogo de morte, assistir você morrer, mas só porque a gente é legal vamos te colocar num luxo e te dar boa comida antes de te colocar realmente no jogo e de bônus vamos colocar algumas pessoas pra te dar umas dicas - isso alimenta a esperança. 

E conhecem um vencedor de alguns dos jogos que deveria lhes dar dicas. Mas ele entra bêbado e age como babaca - normal. E chegando no lugar aparece o Lenny Kravitz (que eu tive que ver nos créditos pra confirmar minha duvida) que também vai dar dicas. Só que eu perdi se ele é vencedor também ou se é do show ou porque ele a ajudando. Adorei o personagem dele! Ainda bem que ele não morre ^^. E aí eles vão pra um quarto estilo suite presidencial de hotel - que tambem foi decorado pela Lady Gaga - e que vai ser deles ate entrar no jogo, pq né. E lá, bom na verdade desdo trem, eles vão discutindo estratégias para ganhar, ou viver mais tempo, sei la. E eles ficam falando desses patrocinadores e de como você tem que agrada-los ou persuadi-los a querer te dar coisas (na boa, foi o patrocínio mais besta que eu já vi. Eles dão remédios ao longo do filme, mas eu não sei o que eles ganham com isso já que o conceito é que patrocinadores te dão o que você precisa (dinheiro, coisas) em troca geralmente de publicidade, coisa que o filme não tem.). O grande lance do jogo são os patrocinadores que te dão coisas, logo aumentam suas chances de ganhar. E o problema da menina Kat é que ela, assim como eu, não é lá muito sociável alem de ser muito direta. Ah, asim, claro, ela é meio que contra o sistema xD

Então durante esses preparativos pre jogo eles vão arrumando ela um pouco. Bom, eu não to falando muito do menino porque ele é meio pamonha e sei la. Ele começou babando ovo do primeiro cara que ia ajuda-los e ele meio que se vendeu mais rápido. Eu achei. Se bem que ele tava mais pra perdido. Sabia que ia morrer no jogo. Ele confiava mais era na capacidade dela - assim como todo mundo no filme.

Como tudo nos EUA, eles fizeram pro filme uma versão do tapete vermelho com direto a comentário das roupas e tudo. Eles entram um a um num corredor que dá em lugar algum (pra mim eles chegaram lá ouviram alguma coisa e voltaram rss Mas não mostra eles voltando, vai direto pro back stage). E achei curiosa a escolha da galera do filme escolher aqueles carros romanos. To falando que eles me confundem com a noção de tempo. 

E eles escolheram uma roupa aparentemente revolucionaria pros padrões dos jogos/nobreza da Lady Gaga. Uma roupa preta com fogo de mentira (computação). Depois tem as entrevistas um a um. E eu amei eles falarem pra ela ser ela mesma - já que forçando ela não conquista as pessoas (just like me!). 
E daí a primeira coisa que ela faz ao entrar no show pra entrevista é ficar perplexa com a multidão e as luzes e aquela coisa de ter gente te olhando que ela fica meio surda e perde a primeira pergunta do apresentador e quando ela se toca ele falou alguma coisa ela diz: what? (Eu VIVO falando "o quÊ???" pras pessoas porque por algum motivo eu não as escuto direito rss) E todo mundo ri dela. Ganhou o publico já nessa. Depois vai respondendo as coisas do jeito certo, aparentemente. Me senti vendo um concurso de Miss, a parte que tem entrevista e elas querem a paz mundial. Ah sim, ela usa um vestido lindo, mas que não tem nada a ver com ela. E depois é a vez do menino do distrito dela fala no meio da entrevista que tem uma queda por ela, mas sem falar o nome dela, sendo bem sutil. Ela surta!  hahaha E se não me engano quando ela ataca ele quando ele volta pro back stage ela diz que deixou ela como fraca. Histérico! hahaha Quase como um homem defendendo a sua masculinidade rssss

Ai eles vão se apresentar pros patrocinadores, um a um, e mostrar suas habilidades no maior estilo get them to like you. Nisso ela entra na sala, eles estão tipo num balcão nobre do teatro/meio camarote no carnaval com um banquete atrás e dando a mínima pra ela. Então ela fala firme seu nome e pena o arco e flecha e vai atirar no alvo. Eles se calam e olham. O alvo é um desenho de uma pessoa. Ela erra. Se quer acerta a "pessoa". Com isso eles voltam a ignora-la. 
Ela tenta de novo e acerta no alvo do peito em cheio! No meio do meio! Mas ninguem viu ¬¬ E ai ela fica olhando como está sendo ignorada. Então ela faz o que poderia fazer de melhor: ela acerta a maça do porco do banquete e então ganha a atenção deles \o/ E ainda completa com alguma coisa do tipo "obrigada pela sua consideração" sendo completamente irônica e com um agradecimento super debochado e sai! Minha heroina! (L)

Bom, eu to perdendo o saco de escrever isso e eu nem comecei a parte da fake floresta ainda! x_x

Então, eles entram na fake floresta do jogo como quem começa um show e ja sobe  no meio do palco por 'elevadores' individuais. Bom, de cara todo mundo se mata! Tá, não foi todo mundo, mas ainda assim! Quando ela começou a fugir sem entrar na luta e a se 'esconder' nas arvores eu comecei a achar que ela, com principal e ~boazinha~ do filme não fosse matar ninguem. Assim como nos filmes da Disney que mesmo quando o vilão morre fica sendo meio acidente pra não sujar a honra do bonzinho. E pra mim foi quase isso porque ela meio que só atirou em 2 e como um deles matou a menininha fofa (mesmo que ela tenha atirado por impulso e auto defesa e só tenha visto que a menina foi acertada depois) fica meio que de boa. 

Fique surpresa do menino ter mudado de time. Tudo bem que na hora da sobrevivência meio que vale ficar do lado do time que parece mais forte. Se não pode vence-los, junte-se a eles! Mas achei blá ja  que isso significa que ele tinha que dedurar e ajudar a capturar a menina Kat - isso porque ele se disse apaixonado! Bom, ela começa bem fugindo e evitando ameaças bobas. Mas eu não entendi porque a equipe do show interviu quando ela tava chegando num altura da floresta. Eles criaram um fogo meio que pra evitar que ela passasse dali ou para mata-la. 

Engraçado que as vezes eu me sentia assistindo um BBB da vida rssss Essa coisa de reality show mas é tudo comprado rs E olha que eu não assisto BBB tem uns booons anos (5 talvez)! E aquele céu falso em que ele dão noticias O_o

Eu, que vejo muito fillme high school, identifiquei logo as lideres de torcida e os quarterback, em outras palavras os bullies. E eu achei HORRÍVEL quando eles acham uma menina pela fogueira que ela fez e a matam na maior! E passam pela arvore que a Kat ta escondida falando de "viu a cara dela de horror?' e repetem suas ultimas palavras com deboche! Aquilo me ofendeu. Sei la, traumas passados...
E é nessa mesma parte que a gente vê que o Peeta (a forma mais estranha de se escrever Peter) muda de time. Bom, nisso ela saca que não pode confiar em ninguem e que está sozinha mesmo.

Gostei da parte que ela se junta ca menininha fofa (a que morre. Opa! todo mundo morre nesse jogo! rs) E fala do lance dos passarinhos, que eu achei legal e esperava que fosse mais usado. E é quando ela tem um "time" a ponto de poder armar uma contra o Bully Crew (a equipe dos valentões). Achei oootimo! \o/
Mas nossa alegria acaba logo quando ela volta pra menina e ela esta presa e logo morre. :(

E acho que é por ai que os donos do jogo resolvem (claro foi pela influencia do tio bebado do trem) que dessa vez pode ter 2 ganhadores, desde que sejam do mesmo time. Kat, que não é boba nem nada, saca a da parada - até porque só faltou uma hashtag dizendo #ficadica ne rsssss Ela corre atrás do menino Pita e  achei bi-zo-nho ele fantasiado de pedra!! Muito me perguntei como ele conseguiu material para fazer aquilo e como ele escondeu o resto do corpo! o.o Muito bom. Ele ta machucado e eles se escondem na caverna e eu senti muito que ela tava fazendo o jogo deles (eles sendo produtores, patrocinadores, nobreza Gaga, povo da Capital, e quem mais fosse). E nisso ela tenta bancar a melosa, o que é meio engraçado. E da um selinho nele e ganham um remédio pro machucado dele. E o cara, o babado bêbado do trem, manda o recado "chama isso de beijo?" mostrando que é isso mesmo que eles querem que ela faça, mas ainda assim que ela se empenhar mais (ja que ta na chuva é pra se molhar. Da logo um beijo de linguá, fia!).

Dai eu estava partindo pra ficar com pena do menino porque ele já havia dito que gostava dela (o que pra mim não ficou claro se foi uma estrategia ou foi real), mas pra mim a parte dela tava clara que era meio que uma atuação, uma forma de sobreviver no jogo e ganhar o publico (o que não faz sentindo já que, ao contrario do BBB, não é o publico que elimina do jogo e, sim, os próprios participantes, matando uns aos outros).

Nisso eles voltam pro distrito dela só pra mostrar um menino - que nunca fala - ficando meio bla pq ela beijou o menino. Na boa, tudo bem que da pra entender que ele era pra ser um namoradinho dela que ficou pra tras - e de lado na hora do sobrevivencia - mas acho meio forçado. Não achei que ele foi introduzido na historia o suficiente u.u Foi mais pra criar uma coisa Crepusculo e dizer que ela ta divida (porque a moda agora é a mulher entre 2 homens. Boring.) 

No final sobre eles, o casal, e um dos bullies. E essa é a segunda vez que ela atira pra matar. Bom, mas uma vez ela atira pra se defender. No caso, salvar o seu amigo de distrito dele. E, me corrigindo ela não atira pra matar, ela atira na mão - mais pra ele soltar o garoto do que pra mata-lo. Se não ela atirava na cabeça ne! E ela atira de novo porque ele ia ser torturado morrendo com mordidas, então ela atira de fato pra matar - poupa-lo desse sofrimento.

Mas claro que quando ta ruim pode ficar pior. Eles desistem da ideia de que 2 podem vencer. Afinal, ia ser "legal" ver um ter que matar o outro pra vencer. O menino de cara se oferece. Mas, ela muito esperta que é,  ia botar eles pra comer a frutinha que mata (entendi certo?) (alias que me lembra muito A Lagoa Azul! Acho que o no final do primeiro eles tambem comem uma tal frutinha que mata.)

Acaba que os produtores do Jogo cai nessa e permite que os 2 vençam. E ai tem a entrevista pós jogo para falar de como foi a experiência etc - isso soa meio Faustão com os ex-BBB, não? 

E as tchurma aconselha ela a manter o jogo, uma vez que ela teria deixado eles, produtores, mal na fita com a historia da frutinha e ficar sem vencedor etc. Dai ela banca a apaixonada de novo e eu volto a fica com pena do menino porque da tipo um close nele quando ela fala de ~não conseguir ficar sem ele~ que eu fico achando que ele não sabe que é tudo mentira.

Depois do talk show acho que eles voltam pra sua cidade e todo mundo comemora. Tem alguma trama com o vô lá e termina com cara de não perca o próximo episodio!

4 comentários:

Thaís disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thaís disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thaís disse...

o livro é muito bom é o filme tbm e vc ai com essa frescura e idiotice toda assista de novo preste mas atenção e veja como é muto legal !!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...