sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Inglaterra, Grã Bretanha, Reino Unido, UK - Pra que tanto nome?



A frase chocante sobre do meu dia hoje foi: Inglaterra não existe. 
Uma vez que o nome de lá é Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte (em inglês: United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland
E de cara você vê Reino Unido e Grã Bretanha, só que nada de Inglaterra... Mas, por outro lado, tem Irlanda (O_o)

Aviso logo que eu to fazendo esse post na esperança de que alguém possa me explicar o porquê dessa confusão de nomes (e se possível explicar os porques uma vez que eu nunca aprendi a usar todos - porque, por que, porquê, por quê - e chutei um pra essa frase aê)

Eu quando era criança achava que Inglaterra e Grã Bretanha (e agora a Irlanda e Escócia tambem) eram lugares diferentes, assim como eu tambem achava que Corcovado e Cristo Redentor não eram o mesmo lugar. Vou logo deixar bem claro que não curto lugar com mais de um nome (no caso do Cristo e Corcovado pode porque um é estatua e o outro é morro, mas anyway!)

Daí que segundo o Wikipédia a ideia é a seguinte:
O Reino Unido inclui a ilha da Grã-Bretanha, a parte nordeste da ilha da Irlanda e muitas ilhas pequenas. [...] 
O Reino Unido é uma unificação de quatro nações constituintes: EscóciaInglaterraIrlanda do Norte e País de Gales

E segundo o Wiki ainda, o Reino Unido é país e os lugares citados são nações. Daí eu começo a me questionar o que é país e o que é nação e entro naquele esquema de ver o que é um e ver o que é outro pra entender o primeiro. Ou seja, um porre.

Abri aqui agora uma aba pra cada ~nação~ citada pelo Wikipedia pra comparar as coisas e ainda uma do Reino Unido. Pelo que eu entendi o Reino Unido (a partir de agora UK - United Kingdom) é a coisa toda e os outros eu ainda to tentando entender. Dai fui lendo aquele cantinho da direita do Wiki e comparando. A Rainha Elizabeth II (que segundo o Wiki em português é ~Isabel II~ [gay]) manda na Escócia, na tal da Inglaterra, no tal do País de Gales (que, pobrezinho, ninguem nem lembra dele - parece que é o mais antigo do grupo tambem), e na bugeda da Irlanda (continue lendo que você vai entender porque budega) e sem contar que a língua de todo mundo é inglês, todo mundo canta Salve a Rainha etc etc. Até o cód. internet é igual pra todo mundo ( .uk ). Ou seja, pra mim é tudo a mesma bosta que quer ter vários nomes mesmo.


Só que daí eu pensei: se tem a Irlanda do Norte é porque deve ter a do Sul. Fui investigar e tem, a Irlanda (que aparentemente não tem o "do Sul" no nome). Só que essa pediu independência ainda vai fazer 100 anos e foi la ser república como everybody else todo mundo, mas manteve seu nome. Daí que tem a Irlanda ~do Norte~ que é Reino e mimimi e a Irlanda (Irlanda mesmo) que é gente como a gente e quis deixar pra traz essa palhaçada de reino e arrumou um Hino Nacional, uma bandeira (tá, acabei de vez que o pessoal do UK cada um tem sua bandeira, mas só isso né! ¬¬), um cod. internet ( .ie ), mas esqueceu de mudar o nome.

Resumindo quanto mais eu leio mais eu fico confusa. #Fato


Tá. Não que eu realmente tenha lido a coisa toda, mas a minha lidinha rápida não ajudou muita coisa não.
Maaas eu acho que essa confusão existe porque eles são (ou foram sei la) reinos e dai que eu fiquei pensando vai que mesmo quando um reino cata o outro eles mantem alguma coisa do outro. [...]

Tá, esquece isso. Foi ridículo e não fez sentido. Bom, mas continuo achando que isso é enrolado porque eles são reinos U_U Só não descobri como argumentar o porquê.

Daí que só me resta esperar pra que alguém que saiba de história brote aqui no meu blog e leia isso e me explique direitinho essa coisa ae num comentário. Pode ser professor, amante de história, um Britânico da vida que sabe português, alguém que já passou por isso e conseguiu entender, enfim qualquer um que saiba a resposta. Pode e deve comentar quem compartilha dessa dúvida ^^

Mas antes de encerrar aqui eu quero falar mais umas coisas
1º - Achei que tivesse uma regrinha dizendo que nome não se traduz (lembro claramente de ouvir isso em algum momento da minha vida escolar). Então porque bolinhas Elizabeth virou Isabel ??????? Isso sem contar que eu sempre vi os jornais usando Elizabeth mesmo (graças a Deus).
2º - Qual a diferença de país e nação? É só que país é político e nação é etnia cultura e sei la mais o que? Então nesse caso reino pode ser país e nação?
3º - Na republica o povo é cidadão. No reino o povo é o que?
4º - E se Grã Bretanha é só a ilha, por que as vezes aparece em opções como se fosse país?
5º - E se quiser pode explicar o lance dos porques tambem \o

Fim G

3 comentários:

Sambarilov disse...

Ah Xu, ia até pesquisar sobre o assunto pq despertou meu interesse, mas é tanta coisa que surge que eu fiquei com preguiça.

xD

Anna disse...

😧😱😱

Anna disse...

😧😱😱

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...