domingo, 28 de novembro de 2010

Minha opinião sobre a guerra ao trafico no Rio

BOPE pelo Rio
Com tudo que esta acontecendo eu, como carioca, não poderia deixar de pelo menos comentar essa guerra ao trafico que já dura uma semana.

Vou começar dizendo que eu sempre fui muito desacreditada da polícia como uma todo. Eles nunca me passaram confiança. Mas com a ação do BOPE nas favelas atrás de bandidos\traficantes eu acabei mudando de ideia. O discurso do BOPE é muito mais firme do que o da polícia. Eu sinceramente não esperava por isso. Ah, vale lembrar que eu não vi nenhum dos 2 filmes do Tropa de Elite por puro desinteresse no gênero.

Continuando... O discurso deles de que eles não vão parar ate atingir o objetivo deles (dar um fim ao poder paralelo). Alias - como eu não tenho tópicos do que vou escrever vai ficar tudo bagunçado - eu lembro de falarem muito desse 'poder paralelo' quando eu era criança. Talvez fosse o momento que eles estivessem ganhando força, não sei. Mas eu sei que eu fiquei anos tentando entender o que seria esse tal 'poder' que todo mundo tanto falava. Eu era lerdinha, tadinha de mim. Enfim, não sei nem quantas décadas tem isso - nem sei se foi contabilizado - mas desde que eu me dou por gente, ou melhor, desde que eu nasci acho que o Rio já era assim. De uma forma mais suave\sutil provavelmente, mas acho que sempre esteve lá. Eles ganharam força com o tempo.

Bom, eu , e provavelmente parte da população, não acreditava que isso pudesse ser revolvido de forma que eu nem contava mais com isso. Mas o que me deixou surpresa foi a determinação deles - que quer que seja "eles". De forma que eu vou dizer que nasceu uma esperança em mim. Quem sabe o legado das Olimpíadas 2016 e Copa 2014 não sejam melhores do que se esperava?

Eu estava pura esperança e patriotismo com toda a comoção da população a favor da polícia até que minha mãe acabou com tudo. "Prende hoje e solta amanhã" disse ela acabando com os meus sonhos. Mas faz sentido. Como é que eles vão fazer pra manter isso que eles estão tendo tanto trabalho pra fazer. Será que sem o BOPE no meio a PM vai conseguir manter o controle sozinha? Afinal teve ajuda do BOPE, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Polícia Federal, Marinha, Exercito e sei la se ta faltando alguém! Realmente só faltou apelar para as Meninas Super Poderosas ou Chapolin Colorado e não faria mal nenhum chamar o Chuck Noris.
Piadas a parte, isso me fez pensar no tamanho do poder que esses traficantes tinham. Trazer tanques de guerra!? Repito TANQUES DE GUERRA (!!) pra enfrentar bandidos (!!!!) Não sei em quantos outros lugares do mundo isso poderia acontecer. Praticamente montamos uma Liga da Justiça aqui no Rio enquanto eles montaram um equivalente, só que do mal. Ficou com cara de guerra. Foi quando eu vi que tinham colocado os tanques nas ruas que eu percebi que era guerra.

Graças a Deus não teve nada perto da minha casa e nem no caminho pro trabalho. O curioso é que ao mesmo tempo que isso está acontecendo na minha cidade tudo continua parecendo uma coisa distante de mim. Cheguei a ver os policias armados na rua. Até vi o pessoal do Exercito na calçada seguinte a minha, mas eles já foram e tudo que eu vejo é pela TV, o que faz com que realmente parece algum lugar beeeem longe de mim.

Pra mim isso mostra como quando se quer se consegue. Falta de recurso nunca foi o problema e sim a falta de vontade. Tirar os bandidos é fazer a faxina e tirar o que tem de podre, mas será que os reais fiscalizadores vão conseguir manter? E mais, como ficam as pessoas da comunidade sem os seus donos? Afinal, o que teoricamente as separavam do resto da sociedade era justamente elas estarem dentro da área comandada pelo trafico. Será que o governo está pronto pra lidar e reeducar aquelas crianças que cresciam com o trafico a porta de casa achando que o policial é que era o bandido?
Esse era um dos problemas do Rio, mas e os outros? Será que vamos ter outras ações semelhantes as do BOPE nos outros setores como educação, saúde e transporte? Porque sinceramente precisamos e MUITO.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...