quinta-feira, 19 de abril de 2012

Eu vi VIRSKY - balé ucraniano



Ontem eu vi VIRSKY - tal do balé ucraniano. Foi INCRIVEL!!!!! Pelas fotos e roupas eu meio que ja esperava alguma coisa alegre, mas vai além! Alias, alegre não seria bem a palavra que eu escolheria depois de ver o show. Não que não seja. É bem alegre, mas eu escolheria outras antes de chegar no alegre. Tipo, atlético, dinâmico, energético, ...cansativo.... E acho que aí entra o alegre rss.

Essa apresentação foi uma dose de cultura. Alias eu cheguei a conclusão que tudo que é tradicional ou folclórico é colorido. Sim, as roupas são coloridas (basicamente vermelho, laranja, azul, e uns poucos verdes e amarelos). As meninas de saias  até o joelho ou vestidos longos ate o pé e um sapato/bota vermelho (as vezes preto) de salto não muito alto (não esperava balé de salto). Os meninos de bota de cano médio (cano medio é aquele que cobre o tornozelo, né?) sem salto (claro) e uma calça que me lembro a calça gaucha (folgadona) (ah! ja sei! Imagina a calça do Aladdin dentro de uma bota! É tipo isso) e uma blusa basica.

*Vai ter spoiler* eu sei que não é filme e que não conta historia, mas vai que vc queira ver sem saber de nada...

O espetáculo tem 15 músicas (ou apresentações ou atos ou pedaços ou numeros, como quiser chamar) - vi isso no livrinho do show. Começa com uma dança com homens e mulheres e rapidamente fica frenetico - ah é frenetico é outra boa palavra para o show -. E eles todos se revesam muito! Mulheres, homens, casais ou pares de mulheres e de homens. Vinham em fileiras ou colunas e se desfaziam e ja tinha um grupo atras pronto. Foi difícil conseguir acompanhar. Eu queria ver tudo, mas era tudo muito rápido! Eu fiquei tentando ver a bota dai eu não conseguia ver a dança. Dai eu ficava desesperada pq não conseguia acompanhar com os olhos o que eles fazia com eximia rapidez com os pés e braços e todo o corpo! O que mexia menos era a cabeça. Quase sempre fixa olhando para frente. Algumas olhadas para os lados e para baixo. SEMPRE SORRINDO! Essa pra mim era a parte mais assustadora! Eles fizeram uma sequencia extremamente cansativa já no primeiro numero sem perder o sorrido, o ritmo, a energia (nem ali e nem em nenhum numero até o final!)!! Pausa para palmas. Sai todo mundo. Primeira conclusão: eu já teria morrido antes da primeira metade da primeira musica. Palmas!

Aí começa um numero só com os rapazes. Eles entram em fileira com aquele agachado russo. Passando bem pela frente e formam um circulo no meio andando assim. Daí de dois em dois eles pulam jogando as pernas pra cima e sentam até que estejam todos sentados. E então começam os solos. Um a um vem pro meio e faz uns truques/acrobacias/ginastica sem nunca ficar de pé! É tudo agachado! Pulos, manobras, giros. Pra frente, pra trás, pro alto, pros lados. A única vez que eu vi alguns deles esticar a perna na vertical eles estavam "dobrado" pra frente. Ou seja não ficou em pé, tá valendo. E cada vez mais os truques exigiam mais esforço! Foi incrível. Era só a segunda musica e eu já poderia ir feliz pra casa com aquilo (L) Os meninos arrebentaram!! E outra, pesar deles serem europeus sim, loiros sim, altos ..hm alguns, nem todos eram bonitos! É tão engraçado pq parece que vai contra a ordem da natureza. Afinal na nossa cabeça (pelo menos na minha - mas eu ja tinha descoberto isso antes, mas continua engraçado pra mim) ser loiro, alto, de genes importados e ser feio vai contra a natureza xD [tá, claro que não é bem assim. Isso é só uma falsa verdade]. E no fim eles sairam do jeito que entraram, em filas e, obvio, agachados. Conclusão dois: eu não me imagino fazendo isso por mais que 5 vezes (se é que eu passo da primeira) que dirá fazer um numero desse ficando agachado O TEMPO TODO. Por isso, PALMAS! E gritos! WOOOOHOOOO!!

Dai entra a sessão das meninas - que depois dos meninos eu já fiquei super curiosa e ansiosa em saber do que elas são capazes de fazer. Essa eu acho que foi a unica dança com vestido longo. A musica começou lenta (sem a energia das outras duas),  mas eu achei que fosse esquentar. Mas pro meu azar ficou assim mesmo... Dai elas ficavam segurando a barra do vestido boa parte do tempo e dando aquele efeito bonito ao balançar. Eram movimentos suaves e mais ondulados. Ah, sim, claro, sempre sorrindo. Iam para trás e pra frente. Revezavam. A formação deles (ucranianos) não era lá muito criativa. São sempre filas e colunas que passam umas pelas outras e/ou saem pelos lados (todos pro mesmo lado ou dividindo a coluna ao meio e metade para cada lado. Geralmente era esse ultimo). Daí eu fui ficando frustrada pq as meninas não faziam nada de muito legal. Elas simplesmente suavizavam pra la e pra ca. Alguns lances de perna rapidos e era isso. Pernas. 


Agora eu admito que não lembro mais muito bem a ordem das danças. Então vai ficar tudo meio embolado e genérico, com exceção de umas que eu ainda lembro com certa nitidez na minha cabeça.

Depois eu acho que veio mais uma dança com todo mundo e uma roupa diferente e casais e meninas e meninos. E pulos e giros (dos meninos) e pernas e pés e isso aí. 

Depois teve um numero meio que de comédia com os meninos meio e uns 2 bolalhões. Mas nada muito histérico. E saltos e saltos e pernas. E como são elásticos e atléticos! Casaria com um deles (fiquei parte do show tentando escolher xD) Tão lindinhos esses ucranianos (L)

Daí intervalo. E eu fiquei "ja!?" 

Não levantei da cadeira. Fiquei comentando com Mamis. ^^ Dai quando voltou. começou com mais uma musica rapida e estando homens e mulheres juntos. Tinham passos diferentes e o palco sempre parece lotado quanto ta todo mundo (ou de repente o palco é pequeno mesmo rs). As meninas com braços suaves e pernas rapidas e algumas movimentações de cabeça. Os meninos sempre mais atleticos.

O numero depois desse é que foi bem legal. Esse tinha historia! Entram 3 meninas. Duas com salto e a outra com uma sapatilha dessas molinhas. Duas tem o mesmo penteado enquanto a menina tava com o cabelo preso em maria chiquinha (duas metades). Dai que reparando isso tudo eu comecei a achar que era pra dar um ar mais infantil a ela. Ah esqueci de dizer que tem cenário. Uma árvore com 3 coisas (argolas com flores sei la) penduradas. Pela cor da  roupa dava pra saber quem ia ficar com qual rs. As 3 entram dançando meio pulando e deram varias voltas (essa foi uma dança um pouco mais interpretada e com menos sorrisos fixos) e por fim ficam perto da arvore. As duas com salto conseguem alcançar as argolas (vou chamar o treco assim), mas não por causa do salto e sim poque estava ao alcance mesmo. E a menina não consegue. As duas fazem o que meninas fazem: são nojentas. Tá, não foi bem assim. Essa é a minha leitura. A menina fica la na ponta do pé tentando pegar meio pedindo ajuda e as duas só querem saber de dançar com suas argolas. Não ligam pra ela. Bom, na verdade foi um "eu tenho você não tem" na cara da pobre menina. Ela fazia um pouco dessa cara de menina triste e meio com raiva das outras. Dai que a argola era um enfeite de cabeça. E por fim as duas vão embora contentes e dançantes. 

A menina fica la ainda tentando pegar. Daí entra um rapaz (que acho que ta tocando flauta - fake claro. just pretending) E resolve ajudar a menina. Ele, mais alto que ela, consegue alcançar a tal argola, entrega pra ela e ela fica toda feliz (e voltamos aos super sorrisos...). E ele, por sua vez, parece feliz com a felicidade dela. Dai eles começam a brincar - pra mim é brincar. Ele tenta pegar dela, e fica nesse chove mas não molha. Dai ela pega e depois não deixa ele pegar e fica nisso. Até que num dos momentos que argola está com ele e ela acaba "abraçando" ele tentando pegar a argola. E a musica para, rola um clima (o caso ficou sério! rs). Daí ele tira do além (!) um arco com véu!!! Sim, vai ter casamento na historia! Ele coloca na cabeça dela e completa com a argola que é branca. Nisso entram as meninas - aquelas duas saltitantes de antes - a tempo de ver ele colocando o véu nela e tudo. Vou dizer uma coisa: elas não estão sorrindo. rs 
O rapaz levanta sua noiva e tal eles dançam e as duas ficam com inveja rssssssssss! O casal sai de cena e as meninas colocam as argolas de volta na arvore e se ajoelham pra arvore fazendo pose reza. The end xD
Foi uma historia totalmente cliche né. Ainda mais agora que eu tenho lido muito sobre feminismo no blog da Lola.... Gostei por que é engraçadinha, mas é tão não feminista que até perdeu um pouco a graça..

Dai entram os meninos com lanças enoooormes! As luzes são vermelhas e tem até um lider com roupa diferente. Pensei logo que devia ser alguma dança de guerra. E era mesmo, mas não com esse nome. E mais uma vez a dança deles é de habilidades. Não sei como descrever tudo que eles fizeram. Basicamente alguns momentos lembravam uma marcha e uma coisa bem soldado. E fizerem algumas poses de ataque e tudo. Boys being boys

Dai entram as meninas aos pares, uma com uma corda enrolada na cintura e a outra segurando a ponta. E dançando e girando elas desenrolaram tudo. dai tudo acontece com essas duas filas bem paralelas das meninas segurando as pontas dessa corda. Ah sim, são cordas grossas e coloridas. Corda vermelha, corda azul, corda verde, etc... Dai elas fazem aquele tunel bem festa junina. Depois elas fazem um circulo com as cordas esticadas no meio, mas elas estão segurando no alto. Dai eu reparei que tinham duas meninas sem cordas no meio segurando o encontro de todas as cordas. Dai elas fazem fila de novo e começam a fazer varias "enrolos". A menina numa ponta passa pelo meio e vai pro final enquanto a outra fica. E assim por diante. dai vc ve ta ficando tudo embolado. Dai depois elas fazem um circulo desenrolam tudo num passe de magica! Depois fazem outro truque desses por fim ajeitam um pano no meio e viram pra gente. É um pano azul marinho com flores. Tá, teve mais 'truques' com a corda mas eu nao sei explicar. E acho até que você não tá mais aguentando ler isso então tudo mundo ganha \o.

Advinha de quem é a vez? Sim, dos rapazes! Mais uma dose de saltos e atletismo e força/resistencia. Só que vestidos de marinheiros. E com isso eu quero dizer que a calça é preta e a blusa é branca com aquela tipica gola quadrada pra trás com 2 riscos azuis perto das bordas. Eles são tão mais divertidos (L) Depois tem mais uma dança das meninas com saias até o joelho e movimentos mais leves. Depois mais dos meninos com espadas. Teve tipo um sketch (é assim que fala/escreve?) 

Entram 3 rapazes meio mendigos com apenas um par de botas de um material que brilha (verniz?). Nenhum deles tem um sapato mesmo. Todos cobiçam aquele. Dai o primeiro coloca o par --Cara, pensando bem são 4 rapazes de mendigo rs. Voltando. Ele coloca o par e fica todo feliz se sentindo especial e tal e todo mundo curte. Ele dança e pula e passos básicos. Apenas felicidade. Até que ele cai ou senta e o outro aproveita e puxa as botas dele que saem com facilidade. Mas nesse segundo rapaz as botas tem dificuldade para entrar. Depois de coloca-las, com algum esforço, ele mostra dificuldade para andar. Perde o equilíbrio, mas ainda assim esta feliz por usa-las. Dança um pouco e tudo até que se cansa e pede ajuda para sentar. rs Se foi dificil colocar imagina tirar! Todos ajudam e ele cai pra tras. Dai o mais baixinho deles corre la pro fundo do palco com as botas e as coloca de costas para gente. Enquanto isso o outro curte o alivio de ter os pés livres (coisa que só mulher sabe bem como é)! E nisso surge o baixinho todo feliz e saltitante com as botas quase saindo de seu pé. Num chute um pé da bota voa la pro outro lado. Ele coloca de volta correndo! E pula, pula, pula. A musica é muito feliz nessa parte XD E o legal é que como as botas não foram bem colocadas é engraçado ele dançando com os pés meio desajustados rsssss Até que os outros 3 seguram ele e pisam na ponta das botas e levantam ele. Ele sai tãaao facil hahahahaha
Daí o ultimo por fim as coloca. Acho que a ideia era que as botas ficassem perfeitas nele, nos pés dele. E dançam todos juntos e tudo até que todos param em pose. Ele, o das botas, mais pra frente né. E depois de um breve momento de pausa em pose eles chegam perto das botas com cara de "isso nao ta certo". Pois é a sola saiu... O rapaz com as botas levanta a ponta do pé e agora a linda bota "fala". Metade da sola soltou. Todos ficam muito tristes (essa pose pedia uma foto!). E ai acaba. Ai eles ficam de pé e andam pra frente para agradecer ao publico. Só que o engraçado é que o menino com a bota anda engraçado por que a sola ta saindo rsss.

Bom, tem mais alguns números suaves das meninas e mais alguns dos meninos, ora com  espadas, ora com pandeiros e muitos, muitos saltos e depois com todo mundo. Ah esqueci de dizer que elas parecem todas iguais!!! Todas bonecas! Todas com um sorriso se só pode ter sido costurado no rosto!



The end.

E o que a gente aprende com isso? Que tradições servem para mostrar seu lugar na sociedade. Ou seja, se você nasceu com as partes de menina você deve ser suave e prendada (pensei nessa palavra na parte das cordas) e se você nasceu com as partes de meninos você deve ser viril e reforçar isso o tempo todo. (todas as danças dos meninos tinham saltos e força). Tá está tudo explicado e separado, basta você seguir, não é verdade? Bom, eu queria muito ter visto as meninas fazendo coisas mais legais e inesperadas assim como os meninos, mas fazer o que? Meninas ficam quietinhas e comportadas... (Overdose de Lola na minha cabeça fazendo efeitooooooooooo)

*FIM

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...