segunda-feira, 15 de junho de 2015

Consentimento: tanto pra chá quanto pra sexo



Eis que passeando por esse mundão da internet achei um video desses que simplifica as coisas de uma tal forma que não tem como dizer depois que não entendeu. E o tema desse video foi consentimento (consent). Uma palavra que as pessoas as vezes não parece entender. O dicionário vai te dizer como "dar permissão". Ficou mais facil agora, né? Só que ainda assim na pratica as pessoas ainda me parecem confusas como se usa. Quando aparece uma historia de estupro não é preciso rolar muito a pagina pra ver gente falando coisas do tipo "ela mereceu", "tava pedindo" comentários sobre a roupa, lugar, hora, se bebeu muito ou pouco e por ai vai. Acontece que nenhum desses fatores anula (nem justifica) o fato que foi um estupro porque estupro é sexo sem consentimento (a tal palavrinha que parece confundir todo mundo). E é ai que entra o video!

Quando se fala de sexo com/sem consentimento parece que é assunto de pessoas com mestrado porque por algum motivo as pessoas não entendem o quão simples é a coisa. Não sei se é porque é sexo ou se é porque as pessoas não entendem o que é consentimento ou se é por causa das variáveis. Mas não é só sexo que precisa de consentimento. Então em vez disso vamos falar de chá - com uma tradução do que se passa no video "Tea consent" . (vou usar ~pessoa em vez de ele ou ela pra ficar mais abrangente)

Dai pensa que em vez de você estar nas preliminares do sexo apenas pense que você está oferecendo chá e diz
- Ei, você gostaria de uma xícara de chá?
E a pessoa responde
- Claro, com certeza! Eu ia adorar uma xícara de chá! Obrigada/o.
Ai você sabe que a pessoa quer chá.


Se você diz
- Ei, você gostaria de uma xícara de chá?
E a resposta for
- hm... sabe... não tenho certeza.
Ai você pode fazer o chá, ou não. Mas fique sabendo que pode ser que a pessoa não beba! Se a pessoa não quiser beber o chá então - e essa é a parte importante - não force a pessoa a beber o chá. Não é porque você fez o chá que a pessoa tem que beber.

E se a pessoa dizer
- Não obrigada/o.
Então não faça chá pra pessoa. Nem um chazinho. Apenas esqueça o chá. Não faça a pessoa beber chá, não fique irritado porque a pessoa não quer chá. A pessoa simplesmente não quer chá. Certo?



A pessoa pode dizer
- Sim, obrigada/o. muito gentil da sua parte.
Mas quando o chá chega a pessoa não quer mais chá. Claro que é meio chato porque você se deu o trabalho de fazer o chá, mas a pessoa ainda assim não tem obrigação nenhuma de beber chá. A pessoa queria chá, agora não quer mais. Algumas pessoas mudam de ideia no tempo que demora pra ferver a água esperar o chá ficar pronto e colocar o leite. E não tem nada de errado em mudar de ideia. E ainda assim você não tem que ver a pessoa bebendo chá.

E se a pessoa estiver inconsciente não faça chá. Pessoas inconscientes não querem chá. E elas não podem responder a pergunta "você quer chá?" porque estão inconscientes.



Certo, talvez a pessoa estava consciente quando você perguntou se queria chá e a pessoa disse "sim". Mas ate a água ferver e o chá ficar pronto a pessoa ficou inconsciente. Você deve apenas deixar o chá de lado. E ter certeza que a pessoa inconsciente está em segurança. E essa é outra parte importante não faça a pessoa inconsciente beber chá. Ela disse "sim, claro" antes, mas pessoas inconscientes não querem chá.



Se alguém disse "sim" pro chá e começou a beber e ficou inconsciente antes de terminar não continue empurrando chá goela abaixo. Tire o chá de perto e se assegure que a pessoa está em seguraça porque pessoas inconscientes não querem chá. Vai pelo o que eu to falando.



Se alguem disse "sim" pro chá sábado passado isso não significa que a pessoa quer que você faça chá pra ela o tempo todo. A pessoa não quer que você apareça na casa dela sem avisar , faça o chá e a obrigue a beber dizendo "mas você queria chá semana passada". 

Nem acordar com você enfiando chá goela abaixo dizendo "mas você queria chá ontem a noite". 

Se você consegue entender como é um absurdo forçar alguém a beber chá quando não querem chá e você consegue entender quando alguém não quer chá, então porque é tão difícil entender quando se trata de sexo? Seja pra chá ou sexo, consentimento é tudo.



Se essa explicação fez sentido pra você, ótimo! Até releira trocando chá por sexo e veja se ainda faz sentido. Se continuar fazendo sentido, maravilha! Há esperança pro mundo! Agora se você não entendeu ou discorda do que foi dito você precisa urgentemente rever seus conceitos sobre chá e certamente sobre sexo.
Se você for mãe ou pai inclua na educação de seus filhos essa noção de respeito e limite. E você como ser humano tem que espalhar essa ideia no meio que você anda. Pra mim quem concorda com estupro tem a mesma mente criminosa de quem fez o ato. Estupro não é engraçado, não é legal, não é aceitável. Em hipótese alguma. Ponto. Não existe hora, lugar ou situação para estupro. Não há roupa ou comportamento no mundo que justifique um estupro. Se a pessoa disser não. Respeite e deixe-a em paz. 


Video completo em inglês.
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...