domingo, 26 de julho de 2009

Relacionamento: Problema ou Solução (texto de outro blog)

Me passaram o link desse blog e eu li o texto que se intitula "Relacionamento: Problema ou Solução" > http://bloglog.globo.com/jofurlan/#
A seguir o texto como eu achei.



“Utilizo como referência um conceito comportamental muito clássico: Dizer o que
se pensa doa a quem doer, não é sinceridade e sim falta de educação. Vivemos em
sociedade e dessa forma, entender que os relacionamentos são baseados em
respeito é fundamental. A discordância não gera conflito necessariamente, mas
sim o desrespeito ao ponto de vista do outro. Nesse momento você pode estar
discordando ou concordando com o que estou escrevendo. O mais importante, porém, é que eu consiga expressar minhas idéias, respeitando a diversidade de opiniões.

O conceito que utilizei acima se baseia em pesquisas de relacionamento,
onde se concluiu que: agride mais como se diz do que o que se diz a alguém. Por
favor, vamos guardar as devidas proporções! Entramos no campo da assertividade,
um desafio maravilhoso ao processo de relacionamento e comunicação humana. Dizer
o que penso, fazendo me entender e respeitando a outra pessoa. Se você gosta de
ser respeitado, seja você o primeiro a respeitar, não podemos obrigar as pessoas
a fazerem aquilo que queremos, o verdadeiro poder está em controlar a si mesmo.
Dessa forma observe a atitude com que você começa o relacionamento, isso implica
em perceber principalmente seus pensamentos e emoções, pois eles determinam a
forma como você se relaciona com o mundo. Quando avaliamos uma circunstancia é
recomendável que percebamos que uma grande parte cabe a nós e a outra está fora
do nosso alcance. Seria bom avaliar se estamos nos colocando na posição de
vítima ou de agente ativo; se estamos assumindo ou não a nossa parte da
responsabilidade e estabelecendo um processo de melhoria continua na nossa
percepção em relação as pessoas e ao mundo.”


Espero que você tenha gostado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...