Nesse semestre uma das minhas aulas era "inovação e mudança"e uma das perguntas foi: ser criativo é o mesmo que ser inovador?
De cara eu pensei em dizer que não. Eu parto do principio que se existem duas palavras é porque existem dois significados, mesmo nos sinônimos. Por exemplo ver e olhar ou escutar e ouvir. Pra ver acho que basta ta de olho aberto, assim como para ouvir basta ter os ouvidos funcionando. Agora o olhar e o escutar demandam atenção. Olhar é ver com atenção. Escutar é ouvir com atenção.
Para responder a pergunta eu ia partir do mesmo principio e já estava até formulando a minha justificativa que ia começar assim:
Dentro da palavra 'criativo' e 'criatividade' temos a palavra 'criar' fazer algo novo. E na palavra 'inovação' temos 'novo' para fazer de uma forma nova.
O problema é que na minha cabeça eu tinha esse conceito trocado com o que eu pensei em dizer na justificativa. E foi aí que eu fiquei confusa. =S
Eu acho que para ser inovador precisamos ser criativos, mas eu acho que inovar é mais forte que ser criativo. Vou tentar explicar.
Quando eu penso na palavra criativo eu penso em alguém ou alguma coisa diferente, mas não necessariamente nova. Talvez uma forma nova de fazer o que já existe. Casas existem, mas uma casa de garrafas pet é criativo.
E quando eu penso em inovação me vem algo novo, grande do tipo que faz você pensar "por que eu não pensei nisso antes?" Tipo o tio que fez o telefone. Ele inovou.
É quase como se crianças fossem criativas e empresários inovadores. Tendo que separar as ideias eu diria que o criativo me remete ao modo de fazer diferente e o inovador me remete ao resultado diferente. Por exemplo (de novo): fazer a lâmpada foi inovador, fazer o pisca-pisca foi criativo.
Olhadinha básica no
Dicionário Priberam online
inovar - Conjugar
(latim innovo, are, renovar)
v. tr.
1. Introduzir novidades em.
2. Renovar; inventar; criar.
e também do
Dicionário Priberam
criativo
(criar + -tivo)
adj.
adj.
1. Que é capaz de criar, de inventar, de imaginar qualquer coisa de novo, de original, que manifesta criatividade (ex.: espírito criativo).
2. Que favorece a criação (ex.: meio criativo).
s. m.
3. Em publicidade, pessoa encarregada de ter ideias originais para criar ou lançar um produto
Acaba que por fim eu não sei a resposta: ser inovador é o mesmo que ser criativo?