quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Hula-hula X Dança do ventre

Hula hula
Dança do Ventre
Olha uma comparação legal que me ocorreu: a dançarina do ventre e a dançarina de hula-hula fazem movimentos parecidos!

Vamos la, pensa comigo =P O movimento básico e principal das duas danças eh no quadril! de forma que as duas usam saia de cintura baixa justamente por causa disso! E também, cada uma de seu jeito, mas as duas usam artifícios pra poder deixar o movimento do quadril mais visível e bonito! As meninas da dança do ventre fazem isso usando na cintura da saia continhas ou moedinhas, enfim coisas desse tipo que balançam muito fácil realçando o movimento. E as dançarinas de hula-hula colocam flores ou um treco que lembra mata (sorry, não sei o nome) no mesmo lugar, só que deixando a cintura maior fazendo movimento parecer maior do que realmente eh!! =P
Ainda na roupa, ambas geralmente usam tipo um sutia enfeitado da mesma maneira (flores / continhas) e também tem outras coisas como o véu e o .... bom eu num sei o nome de treco do hula-hula, mas tem! U.U Ta mas, tipo, na dança do ventre pode se usar espadas, muitos veus, castiçal (o treco de vela) e no hula-hula as meninas usam um treco tipo pom-pom, ou uma coisa tipo uma pulseirinha em ambos os pulsos.
A musica pode parecer diferente, mas as duas tem um tipo de batuque parecido!! E também o uso dos braços que em ambas danças eh suave e delicado.
Sim, agora vamos as diferenças,rs. No hula-hula eu sei q os homens podem dançar, mas na dança do ventre acho que eles só assistem. E outra coisa eh que eu já ouvi que os movimentos dos hula-hula tem algum tipo de significado, já a dança do ventre ate onde eu sei eh uma coisa meio intima, tipo coisa de marido e mulher, ou no caso, da mulher pro marido, rs.
Isso é interessante pq talvez se eu pesquisar (pois eh eu num pesquisei, é só minha opinião aqui =P) pode ser que as duas tenha algum momento que se encontrado no passado... Uma mesma origem... O.o Hum(?) legal neh! Isso porque se eu num me engano hula-hula eh laah da área do Havai, no pacifico, e a dança do ventre eh meio que do Líbano ou Marrocos, enfim África. Lugares bem distantes!! O mundo as vezes parece pequeno!
Não acredita ou ta interessando! Links pra vc!! =P

6 comentários:

Unknown disse...

querida sou bailarina de dança do ventre e vim aqui esclarescer coisas p vc n precisar pesquisar... a dança do ventre de manera alguma eh algo intimo... nos detestamos esse rotulo q colocaram (o Clone contribuiu mto) essa dança veio do egito e é uma dança sagrada em devoçao à Isis.. os movimentos q sao varioss simbolizam a natureza.. o vento o fogo os animais (cobra, camelo) e o parto (movimento de onda com a barriga eh p simbolizar isso) humm a roupa nem sempre eh essa.. essa roupa foi o ocidente q inventou... mas eh paecida.. p cada tipo de dança do ventre eh uma roupa.. n existe tbm soh a batida (percurssao) na dança do ventre.. tem o said q eh um ritmo alegre q se dança com bengala e saltitando e

Unknown disse...

homens podem dançar tbm.. said eles dançam com bastao .. geralmente eles soh pulam e batem o bastao no xao eh bem bonito e forte sabe... tem homens q dançam como as mulheres mas eh meio gay eu axo mas tem homens homens q dançam.. tem gosto p tudo ^^ eu n axo legal nem certo... acessorios de dança do ventre: espada, bengala (soh se dança em ritmos alegres como said), velas, candelabro (n sei como escreve ^^) veus, snujs(tp castanholas), pandeiro,veu wing, cobra, e axo q soh =D quanto ao hula-hula varias dançarinas de dança do ventre , principalmente as q dançam tribal (mistura de dança do ventre com outras como flamenco e indiana) elas dançam hula hula tbm.. bem legal mas essa dança simboliza as ondas do mar apenas... nos fazemos movimentos de mao.. braço.. ombro.. pescoço.. peito.. barriga e quadril.. elas eh mais quadril pra la e pra ca e maos e braços .. vou procurar videos de tudo q te falei =D aguarde

Karuna Jayashakti disse...

Olá Gabi

Vou reforçar o que disse Ariane, pois sou professora de dança do ventre e pesquisadora. Posso te afirmar que suas comparações são baseadas em superficialidades por vocês desconhecer ambas as danças, mas você bem disse que não pesquisou.

Você disse:
"O movimento basico e principal das duas dancas eh no quadril! de forma que as duas usam saia de cintura baixa justamente por causa disso! "

Na verdade não, tanto a Hula não é somente uma dança (existe Hula Taitiana e Havaiana, e se escreve Hula e não Hula-hula) quanto a dança do ventre também não é somente uma dança (o termo dança do ventre é uma tradução de uma interpretação francesa da dança que chamavam de dance du ventre, para inglês traduziram belly dance que em português se torna dança do ventre, mas na verdade se chama Raks el Shark ou dança do leste)

Você disse:
"A musica pode parecer diferente, mas as duas tem um tipo de batuque parecido!!"

Acho que você quis dizer percussão.
Mas é outro engano, a estrutura melódica das canções polinésias são totalmente diferente da escala árabe. Em ambas as culturas existem vários instrumentos de corda, percussão, sopro e a leitura dançada é feita igualmente e não somente 'batuque'.

Você disse:
"agora vamos as diferencas,rs. No hula-hula eu sei q os homens podem dancar, mas na danca do ventre acho que eles soh assistem."

Errado, existem danças masculinas polinésias e danças masculinas árabes e em ambas as culturas existem danças mistas.

"outra coisa eh que eu ja ouvi que os movimentos dos hula-hula tem algum tipo de significado, ja a danca do ventre ate onde eu sei eh uma coisa meio intima, tipo coisa de marido e mulher, ou no caso, da mulher pro marido, rs."

Parece que você não viu nenhuma das duas rsrsrs.
A dança Hula é recheada de significados e não é só movimento do mar não Ariane, assim como existem diferentes estilos de danças no Dança do Leste existem diferentes estilos de danças Polinésias. O Hula (agora sim uma similaridade) assim como a Dança do Leste tem origem religiosa. Sendo que no caso da Dança do Ventre a Egiptologia não reconhece esta versão por não haver papiros que comprovem o fato, já o Hula é largamente documentado desde os primórdios e é verificável sua origem religiosa. É dançada para a fertilidade, boa colheita, amor, saudades, celebrações e reverenciar os deuses.

Você disse:
"Isso porque se eu num me engano hula-hula eh laah da area do Havai, no pacifico, e a danca do ventre eh meio q do Libano ou Marrocos, enfim Africa. Lugares bem distantes!! O mundo as vezes parece pequeno!"
Hula é da Polinésia, existe a Havaiana e a Taitiana e existem outras danças locais.
Todos os países árabes (23) tem seu estilo de dança folclórica (que faz parte dos estudos da Dança do Ventre) e uma Dança do Leste própria, as mais conhecidas são Dança do Ventre Egípcia, Libanesa e Turca. Dentre todas as danças de todos os países árabes as mais conhecidas são: Candelabro, Véu, Serpente, Sete Véus, Espada, Snuj, Ghawazee, Dabke,Palaciana, Hagallah, Pandeiro, Jarro, Flores,Said, Haleegee Meleah Laf, Balady e outras, mas existem muitas danças e as dançarinas pesquisadoras não se cansam de achar novos ritmos, novos instrumentos e estilos de dança, como pode ver não para no batuque somente. :D
A dança do ventre não é dança erótica e a sensualidade que pode vir a ter é fruto da feminildade natural da mulher que se aflora.
Existem danças para a fertilidade, celebrações de casamento, nascimento e morte. Danças urbanas, festeiras, debochadas, tristes, românticas e ingênuas.

Como pode ver são dois mundos diferentes e similares porém muito ricos, você intuiu bem mas errou o foco, faça uma boa pesquisa e já que se interessou aproveite para estudar e um dia até vai achar graça do que escreveu aqui. rsrsrs

De toda forma fico feliz de ver alguém que não conhece a dança ter tido interesse em comentá-la, sinal que alguma chama se acendeu dentro de você.

Cordialmente
Jaya Shakti

Karuna Jayashakti disse...

Correções:

NO primeiro ponto que disse sobre a roupa de cin
tura baixa esqueci de uma coisa, a roupa do hula e
da dança do ventre variam muito e podem inclusive
cobrir todo o corpo. Existem diferentes vestes em
ambas as danças.

No Françês: 'danse du ventre' com s e não com c como
escrevi.

Desculpa me alongar, é vício de professora, sempre quer explicar e ter certeza que falou certo rs.

Um abraço.

Gabi Loka disse...

Foram tantas as correções que chega dar vontade de apagar o post de tanta vergonha.

Obrigada as duas que transformaram esse post em fonte de informação (claro que por causa de vocês e não de mim). A única razão de ainda não ter apagado foi justamente para não perder tais informações dadas por pessoas da área que realmente sabem do assunto.

Logo se você aí leu meu post desconsidera tudo e lê só os comentarios - FICA A DICA ;)

Deborah Suellen disse...

PX Gabi,
Adorei a tua iniciativa, pois graças a ela aprendi muito sobre essas duas danças.

Viu o que deu expressar tua opnião?
As vezes é bom fazer isso e ficar aberto para aprender.

Esse rendeu muitos bons frutos.

bjoks

;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...