terça-feira, 28 de agosto de 2012

Flor de Lis do Djavan - verdade ou mentira?


Eu ia fazer um texto sobre a música Flor de Lis do Djavan. Esse ano Mamis veio com uma historia de qual seria a origem da musica. Talvez você já tenha ouvidode mulher que morreu no parto e tal (se não conhece mais pra frente tem explicação). Eu fui procurar sobre pra saber mais detalhes e logo de cara achei um texto desmentindo a historia toda O_o Pois é, agora meu assunto mudou de foco.

Eu não tenho saco pra acompanhar vida dos outros em especial os artistas, famosos, celebridades - chame como quiser. Logo eu nunca vou saber se ele é ou foi casado, se é viúvo ou não. Pelo que Mamis disse (lembre-se que isso foi desmentido) ele tinha/teria uma esposa Maria que morreu no parto da filha Margarida. O que faria todo sentido na parte da musica que diz:
E o meu jardim da vida Ressecou, morreu Do pé que brotou Maria Nem margarida nasceu.
E todo o resto a musica ganha um significado. Afinal trata-se agora da historia de marido que perdeu a mulher e a filha no parto. Triste. Mas a melodia é tão alegre... (?) Imagina ter que ficar cantando essa musica em cada show sendo que ela representa um parte muito triste da sua vida? Que louco. E assim são os artistas...

Eu super tinha comprado essa história. Veja como cabe bem na musica: 
Flor de Lis
Valei-me, Deus!
É o fim do nosso amor
Perdoa, por favor
Eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que fez
Tudo mudar de vez
Onde foi que eu errei?
Eu só sei que amei, 
Que amei, que amei, que amei 
Será talvez
Que minha ilusão
Foi dar meu coração
Com toda força
Pra essa moça
Me fazer feliz
E o destino não quis
Me ver como raiz
De uma flor de lis
E foi assim que eu vi
Nosso amor na poeira
,
Poeira
Morto na beleza fria de Maria 
E o meu jardim da vida
Ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem margarida nasceu.

Dai que o site que eu achei estava dizendo que isso seria MENTIRA! (me senti traída) E a pessoa que fez o texto ainda argumenta que o Djavan tem um estilo de fazer suas musica que não combinaria com isso (nunca achei o Djavan num bar pra perguntar isso pra ele). Vou citar o argumento desde texto.

"A história me cheirou a papo furado logo de cara, porque eu sei que o Djavan tem uma forma muito interessante de fazer musica, que é uma elaboração melódica primeiro e só depois de pronta a melodia que ele faz a letra, com a ajuda de um dicionário de rimas (o que explica que muitas musicas dele são meio sem sentido, embora belas). Isso não combina com alguém expor na musica seus fantasmas e dramas vividos."

Eu entendo bolinhas de fazer musica. Na verdade, sei tão pouco que quase chega a ser um mistério pra mim. Seria mesmo uma "fazeção" de musica ao acaso? Seria possível que as musicas dele não tem significado algum? Poxa, eu gosto tanto das musicas dele... E poxa, essas musicas tem que vir de algum lugar. Será que não se faz musica como antigamente?? Eu conseguiria aceitar que essa historia é mentira, mas que a musica foi criada usando a ideia da experiencia tal de alguem sei la o que. Não pode ter vindo de um dicionario de rimas aleatória. 

E pra fechar com chave de ouro o texto afirma que alguém teria entrado em contato com a assessoria de impressa dele para confirmar a historia (acho exagero). E a historia foi negada. Mas justificaram apenas com "coisas da internet". Sei lá não comprei muito não... Vai que eles queiram preservar a vida do cantor... Super possível. Vai que eles tem uma regra interna de nunca tocar no assunto, nunca confirmar o caso. 
A pessoa disse ainda no texto de seu blog que "a historia é tão ridícula e descabida que ficou com vergonhada de perguntar". Assim, ela pode até ficar com vergonha, mas não achei nem ridícula, nem descabia. O que tem de ridículo em um homem perder a mulher e afilha no parto? Não achei a parte ridícula. Sabe, infelizmente isso as vezes acontece... E descabida? Por que? Fez tanto sentido com a musica... 

Seria eu uma tolinha? (provável). Pra mim o que resolveria de vez essa charada é saber se ele teve de fato uma esposa Maria. Isso em si já daria grandes créditos ao tal boato. Mas se ele nunca tivesse casado ou se relacionado com Maria isso acabaria de vez com as chances.

Alguém aí sabe se é ou não verdade??? (duvido)

Nesse texto eu aprendi a palavra hoax que significa historias falsa de internet, correntes etc. Veja o Wiki. Agora a duvida que não quer calar é qual versão é hoax rs

Eu vou continuar cantando a musica quando ela tocar. Mas se a historia fosse verdade isso mudaria um pouco a minha relação com ela. Já mudou, mas agora, entre verdades e mentiras, eu estou apenas confusa .rs


3 comentários:

Unknown disse...

A musica não é nem um pouco aleatória! É questão de interpretação, a musica trata de um amor não correspondido porém muitas coisas são tratadas como substantivos no sentido figurado ou ações meio "escondidas". Djavan é um cara muito profundo, pra entender as letras dele é muito importante sentir a musica (e estar apaixonado/a ajuda bastante também haha)

Carlos Franco disse...

Essa explicação é um boato. O próprio Djavan desmentiu no palco. Veja o vídeo, a explicação acontece aos 1:30 min. https://www.youtube.com/watch?x-yt-ts=1422579428&x-yt-cl=85114404&v=F6MrAtM16CM#t=37

Unknown disse...

Pra quem gosta de Djavan deixo aqui o link em que ele explica várias músicas compostas por ele inclusive desmente essa historia de Flor de Lis e como disse ele, pela enésima vez. https://www.youtube.com/watch?v=pz8qPFboCm8 . A parte em que ele fala de Flor de Lis esta aos 20:00 mts mas vale a pena assistir todo o vídeo. Abraço a todos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...