quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Búzios....



Passei o réveillon em Búzios, RJ. E foi a segunda vez que eu passei por la. Antes de realmente por os pés lá eu ja conhecia sua fama de "lugar de rico" e essas coisas que o pessoal fala. Então eu fui pra la cheia de expectativa de ir pra um ~lugar de rico~. E é aí que eu quero chegar, mas primeiro vou usar comparações.

Fui unas 2 vezes pra Cabo Frio no caos do carnaval as 2 vezes nos últimos anos. Lá não é ~de rico~. Fui pra Araruama uma vez faz um tempo (mais de cinco anos) e algumas vezes na infância pra Muriqui (ainda existe?). Apesar de não conhecer muito nenhum desses lugares - não sei o nome de uma rua nem de uma praia (simplesmente pq nunca me dei ao trabalho de aprender) - pra mim que sou do Rio são apenas cidades pequenas sem muito a oferecer alem da praia. Sempre tem uma rua que concentra lojinhas (e algumas vezes só uma mesmo) e é isso aí.

Então eu esperava de Búzios uma coisa mais interessante. Algo como um São Jose dos Campos no estilo praia talvez.... Só que assim de cara Búzios é só mais uma cidade de praia, com pessoas que tem uma segunda casa por la ou que ficou na pousadinha mesmo. Algumas ruas de paralelepípedo e placas de madeira dando a cidade um ar rustico. Diferente do que eu lembro de Cabo Frio (dos lugares que eu citei foi o mais recente que visitei) lá não tem prédios - é tudo casa com 2 andares talvez 3 -, morros e as ruas confusas. Eu não sei como foi o desenvolvimento de Búzios  mas as ruas são estreita pra 2 carros - até porque a rua vira estacionamento e ai é uma pista só - e as calçadas são quase inexistentes. Tirando o fato que as casas são boas/bonitas e de forma geral é tudo bem pintadinho e limpo (perto dos padrões que eu tenho no Rio pelo menos) o conceito é bem de favela. Vou explicar: ruas e becos confusos e subidas e descidas de ladeiras. Sério mesmo,  as ruas de la não fazem o menor sentido pra mim. Até hoje eu não sei a distancia da praia que a gente vai para a tal Rua das Pedras. E lá ainda tem muito mato tb. E por mais que tenha mapas na rua aqui e ali eu nem sei por onde eu começo pra me achar. Mas tudo bem, eu estava sendo guiada e o único caminho que eu sei é a versão curta e a pé da casa pra praia e vice-versa.

Olhando o mapa com calma eu comecei
a entender alguma coisa...

Rua das Pedras - nada mais é do que uma concentração de lojas e restaurantes que é maior que apenas uma rua. Considerando a de Cabo Frio e sua feirinha mais ou menos realmente Buzios fica na frente. Mas é justamente aí que a coisa fica de rico. Não porque sejam pedras de ouro no chão ou qualquer outra coisa. Por algum motivo que eu desconheço algumas marcas de peso resolveram ter lojas lá (como eu não entendo de marcas não vou citar) então são lojas caras e com isso os restaurantes são caros e com isso vc meio que não compra nessa rua por menos que 20 reais. Talvez um anel de doce para crianças que deve ser um 15  reais rsss. São preços absurdo e marcas que fazem de Buzios um lugar para ricos. Só isso. tem umas boates que parecem boas, tem lojas com coisas caras, tem restaurantes com fila que são caros tb (e não parecem servir nada demais). A prova disso é que o unico dia que eu fui sozinha pra praia com namorado eu comprei  uma porção de 6 pasteis (grandes graças a Deus) por 25 reais! E ele uma capivodka por 12. Ok o pastel tava bom (hmmm quero pastel *_*), mas 25 é muito!

Segundo o Google Rua das Pedras
Então é isso Búzios é lugar de rico pq é caro e nada mais. 

Segundo Google isso é Geribá.
Praia - eu aceitei ir, mas depois fiquei com medo de me submeter a um mini tumulto de carnaval. Afinal, com um feriadão-ão de fim de ano + calor infernal eu achei que seria = tumulto infernal. Mas eu estava errada. pesar de um transito mais ou menos no caminho de ida e ser impossivel andar de carro e estacionar pelo centro de Búzios  a praia conseguiu de alguma forma não ficar lotada (pelo menos não no estilo Copacabana num sábado quente de verão como eu esperava. Ok tava cheio, mas esperava o pior. Mas a agua congelada tirou toda a graça. Mas eu só fui em Geribá.


Réveillon - E por fim a noite da virada. Fomos para praia e... foi estranho. Acostumada com Copacabana  Ipanema, Aterro do Flamengo etc estranhei ir a praia de noite e não ter holofotes clareando a areia. Pra quem não sabe a praia la (Geriba pelo menos) não tem um calçadão, são casas, pousadas e restaurantes que dão direto na areia com alguns vãos que dão pra ruas atras que é normal, não é uma rua principal nem nada. Então a areia só tinha luz nos lugares que os restaurantes aluminaram, onde tinha uma casa acesa que aluminava um pouco a praia. Se não era breu mesmo! 
Bom, se não tinha luz vocês podem imaginar que não tinha um preparo para fogos. São simplesmente os fogos que povo solta mesmo. Ou das festas de virada, dos restaurantes etc. o legal que é que a praia é quase um O então da pra ver os fogos lá do outro lado da praia. O não legal são pessoas (provavelmente bebadas) soltando fogos do seu lado. A primeira vez que eu fui ver os fogos em Copa (eu tinha 10 anos) foi a ultima vez que soltaram fogos da areia que depois do acidente daquele ano passou a ser em balsas no meio do a tantos quilômetros da areia. Foi bizarro ouvir os fogos subindo de tão perto. E quase teve um acidente pq na hora de soltar o fogos subiu meio de lado e mais um pouco ia explodir nas pessoas. #tenso
Mas, ao contrario do que eu esperava, não foi aquele tumulto de praia cheia (aka Copa) e a gente tinha espaço o suficiente pra andar e não esbarrar em ninguém  Não que estivesse vazio, mas não tava apertadinho. Talvez estivesse um pouco perto da casa com festa mais pra la pq tinha luz e musica, mas é isso.

A unica parte sem graça pra mim é que eu não tenho dinheiro pra curtir Búzios do jeito certo: sendo ryca!

A proposito
             FELIZ 2013 !

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...