sábado, 22 de fevereiro de 2014

Do What You Want da Gaga - meus pensamentos feministas

Queria ser uma feminista boladona pra fazer esse post, mas enquanto isso não acontece vou escrever esse post só sendo a feminista que sou hoje rs.

Não tinha pensado na Lady Gaga como feminista até ler "Como ser mulher - manifesto feminista" da Caitlin Moran, onde ela comenta algumas coisas da imagem da Gaga.
Lady Gaga é uma personagem curiosa no mundo da musica atual. Se não me engano ela sofreu bullying (foi mal, mas pra mim ela tem cara de que foi nerd no passado e eu diria até tímida [procure fotos antigas dela]) e hoje ela passa esse poder e confiança pra muitas minorias, mas acho que em boa parte gays. 

Apesar dela estar basicamente de calcinha e sutiã (como muitas famosas - curiosamente sempre mulheres) quando não esta com roupa estranha, depois que eu li o livro percebi que a sensualidade dela é outra. Ela não fica sendo diva como uma Mariah Carey da vida. Ela volta e meia aparece de uma forma.... menos comercial, digamos assim. E a dança dela tambem não é muito sensualizada com as outras - não que não tenha sensualidade, mas não da forma como vemos com outros artistas. Daí que quando eu ouvi Do what you want da primeira vez pareceu ruim. É muito permissivo. E eu não entendi muito alem disso sem ver a letra. Mas alguma coisa me dizia que a musica tinha algo de positivo. Pois bem, ontem decidi ver a letra e gostei muito. Não é o tipo de musica que diz muita coisa já que boa parte dela é o refrão, mas ela começa muito bem.

"I feel good, i walk alone" São as duas primeiras frases da musica. Duas coisas que o machismo não permite: uma mulher se sentir bem com ela mesma ou andar sozinha. E eu tambem gosto de como ela fala essas duas frases. Dai ela parte pro " i trip up on myself and i fall" que eu não vejo como uma coisa ruim porque todo mundo tropeça em algum momento da vida e cai. Mas ela levanta e está bem! Ela segue em frente. A queda não vai parar ela. A frase "and then you print some shit and make me want to scream" me deixou confusa porque parecia que mudou de assunto. Aí você(s) imprime(m)?? Quem geralmente imprime é midia. Achei que podia ser uma coisa mais pessoal dela com a imprensa, mas pensando bem pode servir pra nós como mulheres. Quantas vezes não vemos a mídia ditando como devemos ser, nos apresentar? E ela tem a reação que nós todxs deveriamos ter: gritar. "So do what you want with my body" acaba for ser uma frase muito sexual e permissiva, mas eu prefiro olhar de uma forma positiva. Eu prefiro ver como liberação sexual da mulher onde ela permite com consciência (e não forçada ou inconsciente nem envergonhada) o uso do seu corpo. E essa frase ganha esse sentido quando ela diz as seguintes frases no refrão " you cant have my heart and you wont use my mind" e "you cant stop my voice cause you dont own my life". Quanto poder! Você não pode ter meu coração e você não vai usar a minha mente. Você não vai conter a minha voz porque você não manda na minha vida, mas pode fazer o que quiser com o meu corpo. Eu gostei. Não, eu adorei! E a intona;'ao tambem é tudo! Ela não consente o coração, a mente nem a vida e ainda garante que não vai se calar! Que tudo!! E pra completar "escreva o que quiser diga o que quiser sobre mim. Se você estiver se perguntando eu não me arrependo".

Mas ela não canta sozinha. O R. Kelly, um rapper, tem uma participação. O que eu acho valido é que considerando o que geralmente eles (esse tipo de cantor) dizem até que não foi degradante como sempre. Ele basicamente descreve um estilo de vida meio alto padrão e, posso falar? Pareceu mais uma coisa de casal, ou relacionamento fixo do que uma coisa de "pegar" mulher. E parecia que ele queria completar ela "I could be the drink in your cup. I could be the green in your blunt" Não chega a ser a melhor frase do universo, mas eu sinto que ele quer perticipar da vida dela, digamos assim. Afinal, ela anda sozinha e se cair se levanta e esta bem!

Aí vem a parte em que ela admite que tem medo que ele vá embora. Confesso que pra mim esse pedaço quebrou um pouco a musica, mas quer saber todos temos coração e nos apegamos a pessoas. Quem ia querer que uma pessoa querida te deixe?? Então apenas use meu corpo (e não meu coração...).

Eu gosto da Lady Gaga não só por sua musica, mas porque eu comecei a perceber que tem muito mais nela do que os olhos podem ver. Achei que ela fosse se perder com o tempo, mas ela se firmou e eu percebi que ela é muito talentosa, muito inspiradora para muitos grupos e eu acho que ela acolheu muita gente. Espero que ela sobreviva ao mundo da musica e não se perca em drogas ou qualquer desses dramas de popularidade que a fama gera. E eu? I feel good and I walk alone U_U




*Daí que acabou que escolhi um video em que ela troca a parte do R. Kelly por outra letra...

Um comentário:

Unknown disse...

A princípio, adorei suas observações!
Além do feminismo, ela fala sobre a pressão da mídia, da industria do pop sobre o seu trabalho. Então ela grita: vocês podem vender o meu corpo, mas não podem tomar conta da minha mente, do meu coração e da minha arte! (Ela explica isso em uma entrevista), mas também deixa claro sobre ser uma mulher feminista.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...