terça-feira, 9 de setembro de 2008

Expressões Engraçadas

Pare e reflita sobre essa lista de expressões comuns no nosso dia a dia:

*Cara de bunda
*Tempestade em copo d'água
*Entrar pelo cano
*Tirar agua do joelho
*Fucinho de porco não é tomada
*Fazer um barraco
*Estar com um pé atrás
*Pagar o pato
*Estar com a faca e o queijo na mão
*Ficar de papo pro ar
*Encher linguiça
*Cara de peixe morto
*De nariz em pé
*Fim da picada
*Tá com a macaca
*Boca fechada num entra mosca
*A vaca foi pro brejo
*Ralar peito
*Ficar com uma mão na frente e outra atrás
*Barbas de molho
*Chutar o pau da barraca
*Quebrar um galho
*Cara de Pau
*Sem pé nem cabeça
*Mosca morta
*Enfiar o pé na jaca
*Em cima do muro
*Pé na tábua
*Cebo nas canelas
*Pagar mico
*Saco vazio não para em pé
*Ponta cabeça
*Olhar pra morte da bezerra
*Amarelar
*Trocar os pés pelas mãos
*Ao pé da letra


Leu tudo? [se não dá pelo menos uma olhadinha aleatória ;) ] aih eu me pergunto: de onde elas surgiram ??

Por mais bizarro que seja algumas delas tem uma explicação! Um exemplo disso pode ser a expressão 'feito nas coxas' que por sinal não consta na lista[ate pq ela não é realmente engraçada] que surgiu...


"Há muito tempo atrás numa terra não muito distânte daqui..."


Tá, sem zoa, rs. Quando eu disse 'há muito tempo atrás' eu quis dizer quando o Brasil era colônia e quando eu disse 'numa terra não muito distante daqui' eu quis dizer que foi ... aqui mesmo, ora rsrs.

Apesar de ter uma versão que tem a ver com sexo [é meio cosntrangedor falar dessas coisas em voz alta u.u] [rs], eu acredito que a versão certa é essa: que na época da escravidão as telhas lá casa dos senhores eram feitas pelas escravas [ou escravos] usam como molde as coxas delas [ou deles rs]. Só que ninguem tem a coxa igual né. Então o encaixe das telhas não ficava perfeito e quando chovia [provavelmente] pingava dentro. Daí quando alguem fala isso, meio que reclamando, o tiozinho la da casa fala "foi feito nas coxas". Então com isso deve-se ter criado o hábito de usar a expressão pra tudo que fosse mal feito ou feito de qualquer jeito, mais ou menos como as telhas feitas nas coxas. Diz agora, tudo fez sentido ;)

Mas deixando o momento cult de lado e voltando ao tema original do post... Muitas das expressões são realmente engraçadas de se imaginar. Na minha cabeça "tempestade em copo d'agua" sempre fica uma nuvenzinha daquelas bem escuras em cima dum copinho de vidro e dotamanho do copo, chovendo. Dá até pra imaginar uns raiozinhos daqueles de mapa de climatempo lol. AAhhh, claro, o copo cheinho ^^.

No proprio google da pra achar umas "fotos", ou melhor, imagens representando a idéia. Mas infelizmente eu nao faço ideia de onde esses absurdos [no bom sentido =P ] surgiram!!

*OBS: TEM UM LINK AO LADO PRA A COMU NO ORKUT

...Fim

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...