domingo, 13 de março de 2011

O fim ta proximo, ta sentindo?

Eu quero escrever um post,mas não to com a ideia muito concreta de onde quero chegar então vai ficar bagunçado mesmo.

Essa tragédia de terremoto, tsunami, mais terremoto e radiação no Japão me fez pensar que o mundo esta mesmo acabando. Eu não sou muito de entrar nessas teorias de fim de mundo e não tava ligando muito pro lance de 2012 (mas to quase mudando de ideia). Eu lembro de quando eu tinhas uns 10 anos (or so) rolou essa de que o mundo ia acabar - um lance ai de  "nois tradamos" que num deu em nada. Esse lance de que o mundo vai acabar com data marcada pra mim não rola. Mas vamos em frente que o assunto não é só esse.

Eu realmente fiquei com muita pena do Japão. Alias desses últimos acontecimentos catastroficos esse foi o que eu fiquei mais com pena (não sei a palavra certa).
Momento sinceridade: eu sou do Rio, já fui pra Petropolis e mesmo assim o super deslizamento la não me alcançou do jeito que os acontecimentos do Japão me alcaçaram. Não que eu ache que eles tenham merecido, não mesmo. Mas choveu, deslizou, acabou. (É agora que você me xinga, ta). O lance do Japão acho que foi a sucessão e coisas. Primeiro um baita terremoto (o maior da historia deles, se não me engano), ai vem um tsunami (que nem precisa dizer super porque já ta embutida na ideia de ser um tsunami) - que alias eu pensei que o Japão todo fosse sumir. Pensa só: uma ilhinha + tsunami = ilha alagada. ilha alagada = mar = parte do oceano. - Ai rolou terremotos pós terremotos que foram fortes também, e depois tem o vazamento de radiação (que por si só já não presta) Ai, preciso fazer um mega parênteses no assunto!

( Quando eu vi no jornal que o governa la tinha assumido um "pequeno" vazamento de radiação eu pensei "JÁ ERA! Vai todo mundo morrer de radiação!" mesmo eu não sabendo como é que radiação mata de verdade. Governos não admitem vazamentos sérios a toa. É muita atenção negativa! - ou então eu to muito no Brasil e já acostumei com a ideia de ser assim- Enfim,
De cara eu pensei que dizer "pequeno" vazamento era sozinha forma de dar a noticia tentando assustar menos, afinal, É RADIAÇÃO. Mesmo que fosse uma gota já tava ruim.
Eu acho que eles vão usar o método de contar aos poucos. Tipo "foi pequeno mas ta beleza. Só por segurança a galera num raio de 10 km vaza dai!" Aih acho que foi qnd rolou a explosão "ta tudo sobre controle, mas a galera num raio de 20 km foge também!" Que de certa forma deixa a fuga mais organizada sei la. Ignora do que eu disse que é o fim do parênteses)

E aih hoje eu vim saber que também tem um vulcão que entrou em atividade no Japão e rolou outro problema com as usinas de radiação. Se o governo conseguir da conta disso eu bato palmas de pé para eles. Minha aula de Crise e Risco tinha que ensinar a lidar com essas coisas. Mesmo sem ter manual.

Achei legal como os países se ajudam. Nessas horas eu imagino os países como pessoas, adultos gigantes se ajudam como "amigos" mesmo muitas vezes não sendo. Enviam ajuda, dinheiro, comida, remédios, o que precisar (praticamente). Tudo bem que tem um lance de comercio, favores, dividas e diplomacia por trás disso, mas fingindo que a coisa é simples fica ate bonitinho.

Eu sei que o lance do Japão ta sinistro, tenso, uma foto do fim do mundo, mas nós aqui não estamos exatamente bem. Nós temos as nossas enchentes, deslizamentos, nossos problemas ao longo do pais. Ai a Dilma quer ajudar o pais. Legal. Mas e nós aqui??? Fica como?
Eu tinha pensado em fazer um post sobre o Carnaval que pegou fogo no inicio de Fevereiro, mas como eu já desisti vou só usar meu pensamento sobre aqui pra ilustrar a situação aqui. Parênteses grande.

(Eu sei que o carnaval movimenta muito dinheiro e eu fiquei triste quando eu era criança e descobri que ganhar o Carnaval podia ser comprado. Perdeu o encanto.
Eu fiquei triste e entendo a tristeza daqueles que trabalharam duro fazendo as paradas la do Carnaval e do nada ver tudo pegar fogo e deixar de existir. Super fim de carreira, suicido. Mas o povo tem garra e se reergueu em um mês, mesmo que sem o mesmo glamour. Aih do NADA - out of nowhere - o governo, prefeitura sei la que nível de politico, brotou com uma fortuna pra da pras escolas que ficaram queimadinhas. O_O CUMA?                                                                             Da cueca de quem surgiu esse dinheiro?? Que foi que quebrou o porquinho e ajudou nessa vaquinha pras escolas de samba?
Assim, eu não acho que um ano sem desfile no Carnaval mate alguém. Tem os blocos, tem outras bagunças pra curtir. Eu sinceramente não achei vital tentar ressuscitar o Carnaval a todo custo. Eu fiquei muuuuuito curiosa pra saber de onde brotou o dinheiro. Só faltou o pessoal da prefeitura ir la ajudar a construir. E assim você vê que a coisa monetária pro Carnaval é fácil quando eles dizem que o problema não é o dinheiro porque eles sabem que isso eles arrumam. O problema era do tempo que dinheiro nenhum pode comprar (para todas as outras use Mastercard). Mas ai quando a Região Serrana quase some do mapa é a gente que tem que fazer doações e vaquinhas pra ajudar eles. Quando é enchente no sul é a gente que tem que ter dó e mandar mantimentos e roupas. Tem alguma coisa errada nisso aí. )

Eu não entendo que dinheiro é esse que brota quando quer dependendo da ocasião. Se a Dilma mandar dinheiro ou ajuda pro Japão e não fizer o mesmo pra galera do sul e do centro-oeste e muuuuuuuuuito vacilo. Como disse minha prima "o Brasil tem mania de dar nem que seja a roupa do corpo pra ajudar os outros".

Eu to bem por fora do que ta rolando la no Japão, mas eu acho que na medida do possível eles estão indo bem nas decisões pra controlar as coisas. Agora se fosse aqui no Brasil imagina o caos que não ia ser!
Pra começar a gente não tem nem estrutura pra aguentar terremoto (ate porque a gente teoricamente\geograficamente não corre esse risco) nem tem conhecimento do que fazer durante o terremoto (eu aprendi com filmes que é pra correr pra de baixo da mesa ou pra rua) só nisso já morre muita gente e muita coisa desaba. Depois se rolasse o tsunami... Já era mano !!(valeu Paulista)! A gente tem o aterro que certamento ia ser tomado facinho. Tchau zona sul, tchau aeroporto Santos Dumont, tchau centro da cidade, tchau barra, tchau lindo litoral... O lance é que a gente tem muito morro então eu acho que isso ia da um freio na agua, mas ainda assim. E depois as autoridades são muito caóticas (na minha opinião) e pouco organizadas pra lidar com essas coisas. Todo mundo é enrolão e não querem nada com a vida. Então eu acho que a falta de estrutura ia matar mais.

3 comentários:

Bela disse...

No fim das contas , correremos pras favelas...

Unknown disse...

achei que foi válido o dinheiro pro Carnaval, sim... imagina... atraiu muito mais turismo, o povo ficou na curiosidade de saber como iam se virar em um mês, e eu nem preciso explicar pra você os benefícios do Turismo hehehehe
agora, essas ajudas internacionais são estratégicas.
quanto mais um país ajuda os outros, mais ele é visto como uma economia forte, um que tenha condições de ajudar os outros quer dizer, teoricamente, que tem dinheiro sobrando! logo, uma boa economia, atrai investidores [empresas multinacionais, empregos, visibilidade comercial, etc]
fora que são empréstimos, vão voltar na maioria dos casos, com juros [acho putaria cobrar quando é desastre, né aheuhaeuhae] mas de uma forma ou de outra o retorno vem na visibilidade e tal... E cria um bom ambiente de ajuda, que no caso de haver uma grande crise aqui, um desastre econômico ou ambiental, ou da ordem que seja, mais gente vai ajudar, nem que seja pra retribuir o favor. No fim tudo envolve dinheiro, política, diplomacia... tudo em torno da grana... mas é assim que se cresce rs...

Unknown disse...

sobre o fim estar próximo, acho viagem do povo que acredita em 2012, assim como 09/09/99, ou qualquer outra data xD
esses desastres acontecem desde que o mundo é mundo, mas antes não tinha internet pra saber tudo na hora e pensar que era fim do mundo ahuehuaehe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...