quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Brasil e as Olimpiadas 2012 - 2016

É, mas isso foi em Londres. Quero ver na Copa Olimpíadas 2016...

Nossa, achei que esse post não ia sair!!

Quero falar das Olimpíadas e nem sei por onde começo. D: 
Bom, nem é sobre as olimpíadas em si, é mais sobre a parte que me toca: o Brasil (mais especificamente o Rio) e a apresentação. Como todo mundo sabe o lance agora é reclamar das coisas completando com "quero ver na Copa", que serve pras Olimpíadas tambem. 
Digo logo que eu faço (ou fazia) parte do clube que não acredita muito que o Brasil vai fazer bonito. E acho triste isso. Queria muito acreditar no meu país, porque capacidade não falta. Quer dizer.... Sabendo usar o que a gente tem da pra fazer um show bem legal. Só resta saber se o pessoal que esta organizando a abertura pensa assim tambem. 

Vendo o encerramento, mais pra ver a parte do Brasil do que qualquer outra coisa, confesso que fiquei bem tensa. 
- Ai meu Deus la vem o Brasil! @_@
Já me ajeitei na cadeira (bom, na verdade eu tava no quarto deitada na cama rs) quando o Paes apareceu pra pegar as bandeira olimpica. Ai que tensão! Fiquei ate com medo dele chacoalhar a parada errado =X Mas muito pelo contrario! Ele chacoalhou foi com vontade!! hahahaha xD



La em cima ela ficou toda fechada
Daí cantaram o hino enquanto estiavam a nossa bandeira. Mas como é Brasil.... a bandeira neeem se tocou de abrir hahaha E olha que eles colocam uns ventiladores pra fazer o efeito hein! Daí focam na bandeira da Inglaterra/Grã Betanha/Reino Unido sei la o nome ¬¬, ventando. Bandeira das olimpiadas, ventando. Bandeira do Brasil.... Amassada. Aff! Fala serio! Até nisso a gente é zuado!?

Faz alguns dias que Mamis (minha mamãe) ja vinha falando que ia ter o Gari Sorriso e umas meninas vestidas de Elza Soares no encerramento (seja lá o que for isso). E claro que eu esperava ter tambem as semi-nuas de sempre ao som do carnaval... Achei engraçado que ela falou dos 2 primeiros como sendo algo pejorativo. Tipo, mico na certa. Daí eu contra argumentei que o Sorriso era uma boa! Só que eu não sabia exatamente o que era estar vestido como Elza Soares (acabou que é uma roupa anos 70 rs). Se ela tivesse dito Gretchen.... Aí eu condordava. Mas eu acho que a Elza tem uma voz tão unica e pelo o que eu me lembre musicas boas tambem. Não entendi o que teria de ruim nisso (tirando o fato que ela está tipo disfigurada de tanta plastica. Uma pena...). Voltando - e resumindo - eu até achei a apresentação boa não tão ruim. Ou talvez minhas expectativas estivessem tão baixas que a apresentação não pareceu tão ruim.

Renato, o Gari Sorriso.
Não me arrependo ou me envergonho nem por um minuto do Gari Sorriso. Eu tenho pra mim que Deus olho pra ele e disse: Meu filho, pra você eu vou dar um sorriso! E pronto! Ele saiu da Comlurb pro mundo!! Ele agora anda com os artistas! Viajou e se apresentou em Londres representando o Brasil! Ele é, de fato, um mito! (falaria mais dele, mas aí eu ia sair do foco rs) Voltando...
Já as meninas de Elza Soares... Sei lá.... Não estavam semi-nuas, ótimo. Mas e ai... Não ficou direito.
Depois apareceram uns indios de led (bem ensaiados até). Assim, eu não usaria índios nessa apresentação pelo simples fato que lá fora já corre rumores e boatos de que tem macacos na praia, que aqui tem índio em tudo que é parte alem de que já deu essa historia de que Brasil é sinônimo de índio. Acho que a essa altura da nossa historia já dava pra gente ser representado como pessoas civilizadas (nada contra os índios).
Depois teve a Marisa Monte (*_*) de Iemanjá (WTF????). Assim... Achei desnecessario tambem. Tipo, porque??? Como explicar em uma apresentação de 8 minutos Iemanjá? Não explicou. Ficou apenas sendo uma mulher-montanha que atravessou o palco. Não fez sentido. Alias a apresentação como um todo não fez sentido!

Dai vem a modelo. Cara, ela poderia ser completamente deletada que não faria diferença. Muito amassavel e jogavel fora. Se pelo menos fosse a Gisele... A Gi (intimidade? Que isso?), alem de ser mundialmente conhecida ainda tem uma presença mais... mais... mais mais! Essa fulana aí foi triste.


Seu Jorge. Aah, o Seu Jorge... Veio de malandro! Cantando uma musica boa (que não lembro). Puxando um samba (não tem como fugir, o samba é presente na nossa sociedade e é uma marca nossa) e eu esperando a mulher do malandro... Cadê? Ah.. era pra ser a modelo, mas ela não sabe sambar e acho que nem sabia que tinha que sambar. Triste. Ficou faltando uma mulata ali. OBS: eu não disse pelada, eu disse mulata. Vestida.

Apareceu o cara do Maracatu Atomico (foi antes né?). Triste tambem. Primeiro que depois de todo povo inglês que ja tinha passado por ali a roupa dele estava vergonhosa! O que era aquilo? Quem era ele? Por que ele estava ali?  São tantas perguntas...
Marisa voltou e cantou outra musica junto (mais ou menos junto) com o Seu Jorge. Acho que foi Cidade Maravilhosa. Boa, mas não é animada o suficiente. Curti a galera fazendo a calçada de Copacabana (outra marca nossa, não tem como fugir. Gente, aceita.). Achei que fosse sair alguma coisa mais legal dali. Achei de montarem mais desenhos sei la. Fica pra próxima.

Daí entra alguém sem ser avisado. O Sorriso faz reverencia para ele. Pelé!! Nem lembrava dele! xD Foi uma ótima! Ele faz automaticamente referencia aos 'tempos de ouro' do nosso futebol. Ele é o cara! Não sei se ele ainda tem essa fama toda lá fora, mas tá valendo! Afinal os comentaristas de cada país sempre explicam mesmo ^^

Eu estava de olho na bateria ali atrás a la carnaval. Achei deles fazerem alguma coisa legal, uma 'paradinha', um solo sei la, qualquer coisa, mas ou eu dormi no ponto (há! té parece) ou não eles não fizeram nada e ficaram lá só de enfeite... Tá então.

Em algum momento entrou um monumento, por assim dizer, do nosso simbolo das olimpíadas (Me faltou a palavras. Tem nome isso?) Já falei que gosto dele?



Alias, vou aproveitar a deixa pra colocar aqui o significado da coisa, tirado daqui.

"O desenho, com as cores da bandeira nacional, apresenta a ideia de três pessoas se abraçando, delineando o formato do Pão de Açúcar e, para o responsável por sua criação, sintetiza o povo brasileiro.
"É uma marca humana, que simboliza a natureza da alma carioca e sintetiza o povo brasileiro. Ela é tridimensional, conectada às novas mídias. Nada mais lógico que uma marca escultura para uma cidade escultura", disse o designer Fred Gelli, da agência de publicidade carioca Tátil.
"Nossa intenção era de mostrar o jeito carioca de receber. E de uma maneira mais sutil, o nosso cartão postal, o Pão de Açúcar. Ela traz também as cores do Brasil e tem um pouco da nossa informalidade, complementou Gelli."

Alias, já viram o vídeo promocional do Rio apresentando esse simbolo? Lindo! Gente, eu moro ali, ta vendo? =D




E só pra fechar eu gostei do final todo mundo saindo junto.

meio caótico, mas o Brasil é meio bagunça né rs


Sobre o que nos espera...

Tentando lembra o que eu vi nas outras aberturas de Olimpíadas (Sidney, Grécia, Beijin). Acho que cada um contou sua historia. E outras coisas relacionadas aquele lugar. Sendo assim acho que podia ter o velho lance das caravelas chegando aqui e um cadinho de índios (veja bem, não são mais 8 minutos, tem que encher linguiça e os indios fazem parte da historia e da cultura, por que não?) e depois para o resto. Pula a parte triste. Se bem que pensando assim não parece sobrar muita coisa rsss

Agora, pra você que tem esse pensamento de que no Brasil não tem nada que preste, reveja seus conceitos. Não somos tão ruins assim. E lá fora não chega a ser essa maravilha toda. E já que está tão ruim, o que você tem feito para mudar/melhorar isso? Hã, nada? Legal isso... Sabe, lá fora é "bom" parte porque as pessoas lutam por seus direitos... mas enfim! Deixa isso pra lá (é só o que fazemos mesmo rs).
Se você faz parte do grupo que acredita que não temos ~cultura~ gostaria que você me dissesse o que é cultura. Ou procurasse sobre. Talvez aí - só talvez - você passasse a enxergar pessoas como Manuel Bandeira, Santos Dumont, Caetano Veloso, Chico Buarque, Elis Regina, Cazuza (se vale Queen, vale Cazuza u_u ), Monteiro Lobato, Paulo Coelho, Tom Jobim, Airton Senna, Oswald de Andrade, Oscar Niemeyer, Ana Botafogo, Deborah Colker, Carmem Miranda (portuguesa, mas ta valendo), Cartola, Veríssimo Gisele Bundchen (pode?), Ivete Sangalo, Marisa Monte, Maria Rita, Cassia Eller (seria ótimo Gadu cantando musicas da Cassia), Vinicius de Moraes, Pelé e outros (desculpa, não quero incluir Roberto Carlos).

Gente, vai dizer que não da pra fazer um show muito maneiro usando nossa historia e a influencia dessas pessoas nela? Fala sério!

Pra mim a questão não é a """"falta"""" de cultura. Temos conteúdo. O que temo é não saberem usa-lo. Se quiserem minha opinião eu digo logo pra usar a equipe criativa dos carros alegóricos (eles fazem coisas muito mirabolnates! E boas!!) e a galera do abre-alas/ Comissão de frente. Eles tem ótimas ideias TODO ANO! (para ampliar clique nas fotos)















É carnaval? É porque eles usam pra isso, mas não precisa ser. Agora, pense nas possibilidades... (!) Imagine  se conseguíssemos juntar essa galera (as mentes por traz das comissões de frente e carros alegóricos) e unir forças. Eles trabalham em cima de temas. Normal. Era só organizar o que se apresentar (pense na nossa historia e grandes coisas que o povo que eu citei ali em cima fez) e entregar pra eles. É mais do que certo que sairia cada coisa maneira dali que UH! Sabe, não é falta de conteúdo e não é falta de saber fazer, nem de mão de obra. E nem é falta de dinheiro. Lembra quando pegou fogo e pôs nosso carnaval em ~risco~? Pois é, o medo de nenhuma escola (de samba, claro. escola de verdade não interessa, sabe ¬¬) era falta de dinheiro e sim tempo. Não há dinheiro no mundo que compre tempo. Porque disposição pra trabalhar dia e noite para organizar um carnaval esse povo tem (eu, não).

O que eu tenho medo é de nada disso ser usado... De ninguém pensar nisso. Gente, carnaval é uma industria. Que industria ia se recusar a ganhar dinheiro? Quem, ainda mais ligado a arte, ia recusar ter seu trabalho visto mundialmente? Ainda mais essa galera que já está acostumada com evento grande, muito publico. Eles já sabem fazer coisas para que a galera la do ultimo banco e quem ta em casa veja.

Sinceramente, eu não ia querer o Brasil imitando "país rico". Não ia, não vai e não prestaria. Acho que uma boa chance de dar cagada nisso é tentar copiar um estilo que não é o nosso e fazer coisas que não sabemos.  
Alguém, por favor, me diz onde vende dose de nacionalismo em grande quantidade que tem uma galera que eu quero presentear... Vocês precisam aprender a ter orgulho do Brasil. Ponto. Não gostou, vai morar na Bolívia!

De resto, o que eu posso dizer é pra ninguém colocar o dedo no nariz nem tirar a calcinha/cueca da bunda porque pelos próximos 4 anos seremos o centro das atenções do mundo. Alguém pode estar te filmando!!


É, o post ficou grande... Mas e daí? Eu tinha/tenho muita coisa pra falar. E se você chegou ate aqui é porque  você não tem nada melhor pra fazer não tá tão ruim ^^

FIM.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...