quarta-feira, 23 de abril de 2014

Eu vi: Rio 2


E adorei! Tenho váaaarios comentários pra fazer, mas vou precisar falar do primeiro filme primeiro.


Pra quem não sabe o diretor é brasileiro. Ele dirigiu os 3 Era do Gelo e Robos e foi ideia dele fazer Rio. Ele foi com a equipe para a cidade do Rio de Janeiro e por isso que a cidade está bem feita no primeiro filme. Apesar de não ser possivel achar um predio especifico (acho que só a da Petrobras no centro) a ideia da cidade foi otima. Santa Teresa, Sambódromo, Copacabana ou Ipanema, Gávea etc. As pessoas na praia, o carnaval, a favela (ok, da favela eu sei menos porque não ando por lá. Mas os becos e casas me pareciam bem feitos) tudo muito perto da realidade. E eu acho que foi uma historia cativante tambem que consegue unir os dois mundos: Estados Unidos e Brasil. Eles pegaram um passarinho das terras tupiniquins, Blu, e deixaram ele americanizado e domesticado. Para salvar a espécie eles tentam juntar ele com a fêmea, Jewel, que vivia solta na floresta até ser capturada (vontade de imaginar ela mulata hahaha) 
Pedro e Nico
E os outros personagens são ótimos tambem. Os dois passarinhos, Nico e Pedro. Um fica uma malandrinho (no sentido do malandro de samba) com aquela tapa de garrafa como chapéu. Outro é super americanizado, especialmente porque a voz dele é o Will-i-am do Black Eyed Peace. Tem o tucano, Rafael que eu não tenho muito o que falar e o cachorro, Luiz, que é fofo (o que é ele rebolando!!!??? hahahha) e ao mesmo tempo nojento com aquela baba =X Reparou que os nomes são bem brasileiros (tirando os dois principais imagino que pra deixar mais facil pros gringos rss)?

No segundo filme começa no Rio em pleno réveillon em Copacabana e imagens do Cristo Redentor. As imagens aéreas são perfeitas! Ainda melhores que do primeiro filme. E Túlio e Linda (os humanos do filme) foram para amazônia fazer qualquer coisa com a natureza que eu não lembro. E logo em seguida vai o Blu e a família. E essa é a parte que fica bem cara de que o Ministério do Turismo ou a Embratur (ela ainda existe?) pagou pra fazer o filme hahaha. Como se eles estivessem se perdendo no caminho para Amazônia eles passam em Ouro Preto, Salvador, Brasilia, assim bem rapidinho, mas não deixa de ser uma oportunidade de mostrar outras cidade com potencial turístico que não está tanto na mira de turistas internacionais (acho que exceto Salvador rs) E aterrizam em Manaus. E é tudo mostrado no mapa. Pra mim foi só uma forma educada de mostrar, olha o Rio e a tal floresta tropical que vocês ouviram falar ficam beeeem longe. Tipo bem longe e pra garantir o entendimento eles falam em milhas tambem! Então a informação em mapas e milhas, espero que meus amigos gringos tenham entendido o recado! 

redes num catamarã
Confesso que nunca fui lá no norte do Brasil e logo não sei muito de como é a vida por la, mas pelo o que eu vi no filme me pareceu tão verdade como foi com o Rio. Eles no catamarã só não foi super realista porque parecia vazio e os que eu vi sempre pareciam super lotados, mas ainda assim tinha gente dormindo na rede o/ E as cenas aéreas do rio Amazonas tambem são liiiindas! Até o encontro das águas foi bem feito. O desenho da vegetação tambem ta super bem feito. Disso isso porque a vegetação daqui (to no ~estrangeiro~ nesse momento) é bem diferente, as arvores são diferentes e tudo. E outra, palmas para a presença de animais da região como por exemplo o tamanduá e o boto cor-de-rosa. Então, não sei como eles conseguiram fazer, mas fizeram e eu achei muito bem feito!

Dai eu postei no meu facebook que o filme parecia uma propaganda do Brasil e, claro, veio alguém dizer "propaganda enganosa né hahahha" Olha, problemas do Brasil a parte eu não acho propaganda enganosa. O Brasil é sim um pais muito lindo, com muito potencial. Isso pra mim é fato. Se o país é mal organizado são outros quinhentos. Se você vai vir reclamar dos políticos pra mim, é melhor não falar nada, mas pensar 3 vezes mais do que você ia falar na hora de votar em outubro desse ano. Porque eu sozinha não faço nada, mas todos fazendo um voto consciente tem mais chance. Se você vai reclamar por causa da Copa do Mundo/Olimpíadas e você faz parte do grupinho que diz e torce pra Copa dar errado e ou se participa ou vai participar de protestos durantes os jogos é problema seu. Isso um dia vai passar e o filme vai continuar la podendo ser visto de novo e de novo. Brasileiro tem memoria curta mesmo rss. Não sei se você percebeu, mas o primeiro filme fala do trafico de animais e o segundo da desmatamento ilegal da Floresta Amazônica. Problemas reais que temos, só que provavelmente não estão do top10 dos mais falados, mas existes. E esse filme é uma animação e não um documentário. Esses são problemas reais que interferem com a historia que está sendo contada. Ponto. Haters gonna hate

Nigel e Gabi
Saindo dessa vibe "Brasil não presta. Vamos falar mal então!", esse filme me surpreendeu por ser mais musical que o primeiro! Tem ótimas sequencias de musica! A musica da sapinha (gente o nome dela é Gabi *-*) me pegou de surpresa! Quero ver de novo! E Niguel, o pássaro vilão do primeiro, ficou mais dramático e americanizado na continuação. Todo falando em versos e rimando (pelo menos em ingles) e citando Shakespeare (e sei la se citou outros). E ele canta tambem! E um outro passarinho faz uma primeira cena cantando toda especial! Dorei! E ja que estamos falando de musica vamos falar de vozes! Temos alguns brs como Rodrigo Santoro (tanto em pt quanto em eng), Bebel Gilberto (que eu descobri que é filha de João Gilberto e da cantora Miúcha, e sobrinha de Chico Buarque. Sacou o perigo ne hahha) tambem em pt e eng. Mas na versão original temos Brunos Mars (é aquele cantor!) Jamie Foxx (é aquele outro cantor e do filme do Ray Charles), Will.i.am (sim, mais um cantor!), Kristin Chenoweth (que eu só conheço da participação em Glee) e Anne Hathaway (sabe, do O Diabo Veste Prada, O Diario da Princesa,  O Casamento de Rachel, Elle Encantada etc). Muuuito bom! 



Recomendo demais o filme. E eu diria que é até melhor que o segundo (sabe-se la como fizeram isso) gostei da historia, dos personagens, da representação descente do meu país, das musicas e da fusão american culture e cultura brasileira. Quero ver de novo e acho até que vou comprar o filme o/



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...