terça-feira, 11 de setembro de 2012

Eu no 11 de setembro


Nessa data histórica (que eu não lembraria se alguém não tivesse comentado) eu não fiz nada de especial. Mas, curiosamente, eu lembro de onde eu estava e como eu recebi a noticia das tais torres gêmeas lá em 2001. 

Na época eu tinha 11 anos, prestes a fazer 12 e acho que estava na 5 ou 6 série. Como tudo aconteceu muito cedo eu não peguei nada pois já estava em aula. Aos poucos ouvia pelos corredores professores e outros funcionários comentando, mas nada fazia sentido. Parecia estavam falando em código. Mas eu sabia que alguma coisa tinha acontecido.

No fim da manhã esperando que me buscassem, eu ouvi um comentário ainda mais louco "começou a terceira guerra mundial". Sem exclamação nem nada, só um comentário. Eu ainda não sabia do que se tratava, eu sequer sabia porque falaram isso, mas parecia sério o_o Fiquei tentando imaginar o que seria uma terceira guerra mundial, como deve ser viver em guerra e ainda como isso seria, sabe, na minha vida de criança.

Chegando em casa não teve como escapar. Todos os jornais só falavam nisso. Já de noite a Globo tinha uma 'vinheta' pra interromper a programação com noticias sobre o acontecido (não lembro se de cara ganhou o nome 'atentado'). Sei que a partir daí eu não lembro mais das coisas com tamanhos detalhes (e olha que nem foi tãao detalhado) apenas coisas gerais.

O assunto não era outro por dias. Especulações, teorias e a busca pelo "culpado" (afinal alguém tem que morrer!) e as imagens de vários ângulos com os aviões entrando no prédio iam brotando do além. Até hoje fico surpresa com a quantidade de gente fazendo nada e filmando a cena. Que louco! Imagina você está lindo por lá e filma um avião batendo num casal de prédios mais altos e importantes da historia (pelo menos depois que caíram rs). Não sei como esse povo simplesmente não correu pra muito longe!

Com o tempo foram surgindo outras historias. De pessoas que não estavam lá por algum 'milagre do destino'. Lembro até hoje que num desses documentários que um cara deixou de ir no trabalho pra ficar com a filha porque ela pediu que não fosse trabalhar. Gente, ele foi salvo (indiretamente) pela filha! *_* Lembro de imagens de apartamentos que ficavam bem de longe, mas que dava pra ver as torres. Lembro de imagens amadoras das pessoas fugindo da grande nuvem de poeira que avançava muito rápido! E quando essa nuvem alcançava ficava um breu surreal! 

Foi um momento triste, se você pensar em casa pessoa que morreu no prédio, se jogando, asfixiada de poeira, trabalhando e os que seriam (ou foram, sei la) chamados de herois: os bombeiros.

Foi um momento que eu me senti vingando os EUA (talvez muitos tenham se sentido assim). Rolou aquela pontinha de alegria de ver os EUA metido a besta completamente vulnerável. É bom saber que eles tambem tem pontos fracos =D 

Foi o primeiro (grande) momento histórico que eu presenciei. Pelo menos que eu saiba, lembre e possa dar a minha visão da coisa. Eu não estava lá, mas acompanhei daqui com os exaustivos documentários, noticias, imagens e teorias que não terminavam nunca. Até hoje eles aparecem por aí no "aniversario do 9/11". Agora 11 de setembro não é uma data qualquer. É uma data que marca um momento. É uma data que deu inicio a uma historia que poderia ser de filme, mas foi real. Nem tão real pra mim, mas para aqueles que estavam mais perto e envolvidos. Foi uma data que me vez ver noticias de guerra no Iraque, guerra no Afeganistão e Paquistão - e uma prova que até hoje muita gente (eu) não sabe diferenciar um lugar do outro, por mais que tenha se falado neles com uma frequência especial desde essa data, 11 de setembro de 2001. Não é que não tivesse guerra no mundo, mas era uma guerra contra os EUA. 

E eu diria que a historia teve um "fim" ano passado, com a misteriosa morte do Osama Bin Laden no ano em que o atentado completaria 10 anos, em 2 de maio de 2011. Toda aquela historia da foto falsa dele morto e nunca ter mostrado vestígios reais disso ficou muito esquisito. Afinal eu faço parte da galera que esperaria ver os EUA usando a cabeça dele de troféu  sabe, como nos bons tempos medievais. Aquela historia de que jogou o corpo no mar ou sei la o que não me convenceu U_U


E depois vieram as noticias dos EUA comemorando em massa. Eu fiquei chocada O_o Serio mesmo, eu não entendi nem simpatizei com a reação deles. Ir as ruas comemorar a morte/vingança!??! Ah sei la... tava muito mal contada a historia pra eu achar qualquer coisa. 


E foi assim que 11 de setembro terminou 2 de maio quase 10 anos depois. Acabando com o inimigo n° 1 do  mundo (não do meu mundo rs).Bom, pelo menos o da primeira década do século rsss.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...