sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Once Upon a Time é sobre amor

Mas eu não estou falando do amor romântico de casar e ter filhinhos. E sim do puro e simples amor. De mãe pra filho/a, de pai pra filha/o, de casal mesmo e também do amor não correspondido.


O episodio 14 da 2 temporada (S02E14) é CHOCANTE! É O babado! Vi ontem, foi #tenso Mas vou me controlar pra não dar spoiler aqui, mas qualquer coisa fiz um post separado

A partir desse episodio - muito chave, diga-se de passagem - eu cheguei a essa conclusão. Quando eu falei aqui da série da outra vez (leia aqui) eu foquei nos personagens femininos em especial pois achei que elas eram fortes e um bocado independentes - e não deixaram de ser na 2 temporada - o que não é comum no mundo de fadas. Sem contar que a historia nem por um instante é sobre encontrar o amor da sua vida nem ficar procurando o Príncipe Encantado - oh WAIT o_O ok tem um pouco disso na primeira temporada, mas isso é apenas entre a Branca e o Encantado que já são um casal e não lembram, mas isso está longe de ser a historia principal da série.

Quem já viu a primeira temporada toda e já sabe que por mais que a maldição seja da Rainha Má ela não passa de uma... "ferramenta" do Rumplets do Mr Gold (xD) e em algum momento descobrimos que ele procura o filho. E partindo do principio de que quem ta lendo sabe a historia toda vou fazer um resumão dos ~amores~ que motivam essa série.


Láaaa quando a Regina ainda era uma moça boa sem maldade no coração ela estava apaixonada por um rapaz que não agradava sua mãe. Nos planos de Cora ela devia casar com o Rei. Branca, por um deslise comentou desse rapaz pra Cora e ela foi lá e o matou! =O Então, a revolta de Regina com a Branca começa aí, na perda do amor de sua vida. Mas ela ainda era muito boa pra se vingar, mas isso mudou ao longo dos anos. Então TODA a maldição que tirou todo mundo da terra encantada se basei em se vingar de Branca por abrir a boca e de quebra tentar trazer seu amor de volta a vida. 

A vingança é fazer a Branca sentir o que ela, Regina, sentiu na pele.


Ainda assim a Regina tem um outro ponto fraco no mundo atual, o Henry. Esse amor - que até onde eu sei é puro - é o que a motiva a deixar de ser má na segunda temporada. O Henry é muito especial para ela, pois carrega o nome de seu pai com quem ela tinha uma boa relação e amava muito - ao contrario de sua mãe.


Branca de Neve é um poço de amor né. Nem tem graça falar dela e do Príncipe, mas só pra ficar registrado. Branca ama o Encantado. Encantado ama a Branca. E por isso eles são tão fortes: o amor verdadeiro. Com isso eles sempre se encontram e vencem o mal blablabla. Desse amor nasceu a Emma que tem em seus genes todo esse amor e quebra a maldição com o beijo de amor verdadeiro! Mas para nossa surpresa não é um beijo de amor romântico e sim do amor de mãe pra filho - o que é muito verdadeiro diga-se de passagem.

A Emma teve um namoradinho na sua historia e ela acabou com o coração partido. Nesse caso entra um pouco a questão do amor não correspondido. Esse cara meio que é um ponto fraco dela. Além do Henry, claro.


O Rumplestiltskin (de agora em diante Rumple) tem motivação em alguns amores. Ele, antes dos poderes, amava sua mulher (esqueci o nome) que acabou o abandonando ou trocando e ele se vinga dos dois matando-a (isso já com os poderes). Depois aparece a Bela. Aí sim eu acho que foi amor. Ela o amou do jeito que ele era, mas queria que ele parasse de fazer mal as pessoas. Só que ele tinha um objetivo maior e ele sabia que amar alguém era uma fraqueza - mas isso não impediu que ele a amasse mesmo que de longe. E percebam que reencontra-la foi um grande alívio para ele.


Acontece que o objetivo maior dele também tem amor. Hoje eu tenho certeza que sua motivação é e sempre foi seu filho. Ele ama tanto seu filho que ele esta disposto a praticamente qualquer coisa. Se não me falha a memoria ele aceitou os poderes do senhor das trevas pra poder deixar de ser um covarde e impedir que o filho dele passe pelo o que ele passou com seu pai, também covarde.

Acontece que o filho não gostou do que ele se tornou e ele acabou... caindo num buraco (???) Me falha a memoria. Isso foi na primeira temporada. E a partir de então tudo gira entorno de buscar seu filho.

Na segunda temporada com a presença de Cora, mãe de Regina, eu comecei a achar que ela também é movida a amor. Acho que tudo o que ela busca é uma reconciliação com sua filha. Não que ela utilize da ética pra isso, mas...


Aproveitando o gancho hahaha piada infame o Capitão Gancho quer se vingar de Rumple por ter tirado a pessoa que amava dele.

E é tudo tão amor que até personagens menores tem historias de amor. O Grumpy (Zangado) por exemplo fica zangado por causa de um amor não correspondido. O Espelho atura o que ele atura por causa do amor também (alias, por onde anda ele?). E o Chapeleiro Maluco tambem foi torturado por ficar longe de sua filha, quem ele amava muito



Era uma vez o amor da sua vida. Se você é correspondido vocês são fortes. Se você perde ele você vira uma pessoa amarga e da a volta ao mundo pra se vingar. Se ele é tirado de você você arruma força do além para traze-lo de volta. Se você não foi correspondido você vira uma pessoa amarga (Zangado) ou mais cautelosa (Emma).

E é por isso que eu acho que a série gira em torno do amor.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...